Dia 2/10/2024 aproximadamente aa 14 horas nas bilheteiras da estação de Entre Campos tentei comprar bilhetes para o alfa e IC Lisboa, Santa Apolónia - Ermesinde ida e volta para mim e para a minha filha de seis anos (Ida dia 4 as 18 horas e regresso dia 6 de outubro as 14:38 horas).
Como a minha filha tem residência alternada entre pai e mãe, não tinha em minha posse o seu CC atual, pois está sempre com a criança por segurança e saúde, tal recomendado pela legislação vigente. Tendo contudo em minha posse o número do seu CC e todos os seus dados e tenho também o CC já caducado. Fui informada pelo funcionário de que não poderia usufruir do desconto no bilhete de criança por não ter o cartão físico. A alternativa oferecida foi comprar sem desconto ou regressar com o cartão físico ou comprar noutra bilheteira com o cartão físico. Trabalho na zona do rato, moro em Alcântara, onde as estações da CP só têm máquinas, impossibilitando a compra. Com o horário da escola /trabalho e retorno da minha filha a minha guarda, nenhum das opções seria viável. Logo não teria hipótese de o fazer, usufruindo do desconto a que tenho direito. Não fui informada de que poderia comprar o Bilhete via site da CP.
Ora:
Se é possível pela internet e posterior confirmação pelo revisor durante a viagem com o CC, porque não é possível na bilheteira.
Na internet por erro meu ou impossibilidade do site não consegui lugares no sentido da marcha, tendo ambas as viagens sido muito desconfortáveis pois temos enjoo de movimento, agravado no sentido inverso da marcha (o principal motivo pelo qual me desloquei a uma bilheteira).
A norma da CP não pode sobrepor se à lei nem limitar o acesso ao desconto , criando desigualdades.
Não fui informada pelo profissional da possibilidade de compra pela internet, tendo sido induzida a comprar sem desconto.
Acresce o facto de na viagem de regresso ter havido um atraso superior a uma hora, som impacto negativo na vida do quotidiano.
Peço que revejam essa norma que não protege em nada as crianças e peço a devolução do valor dos bilhetes pelos vários incómodos causados (valor : 32,15 + 57,05 euros )
Ana Rita Aguiar Fernandes Tato - cc 11456648
Clara Sequeira Tato -cc 32244124