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lenovo não repara, não substitui, não resolve

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

C. G.

Para: LENOVO

20/01/2025

Boa tarde Exmos. Senhores, Contacto-os no seguimento de uma tentativa de resolução de um problema técnico relacionado com o meu computador que tentei resolver oportunamente e de forma diligente junto do produtor – a Lenovo (através da sua presença em Portugal – a Lenovo Portugal) – sem sucesso. A prática desta empresa é lamentável e de total gaslighting (tentativa de dissuasão de exercício de direitos pelo cansaço): vamos passando de contacto em contacto na mesma empresa, sempre a remeter para outros e sem qualquer resolução oferecida (cfr. toda a correspondência em anexo). Vamos então por partes sendo que procurarei explicar tudo com a claridade necessária para obter o vosso apoio: - No final do ano passado, comecei a notar um problema de bateria no meu computador Lenovo que tinha sido adquirido na Worten em dezembro de 2022 e beneficiava de uma garantia de três anos (cfr. fatura em anexo); - Contactados os serviços da Lenovo em Portugal, lá me convenceram a adquirir o serviço prime, com um custo de cento e poucos euros, ao abrigo do qual teria direito a número ilimitado de reparações no domicílio e substituição de peças. Como não posso prescindir do meu computador na minha atividade profissional, acedi; - O técnico da Lenovo fez uma primeira deslocação e substituição a bateria, tendo identificado a necessidade de substituir outra peça. Pediu a encomenda e posteriormente, numa segunda deslocação veio mudar essa segunda peça. Ao fazê-lo danificou o touch e o áudio do computador pelo que me transmitiu que seria necessário alterar o ‘motherboard’ que é, basicamente, o computador. Depois desta incidência e de ter sido o próprio técnico a anular o meu computador, comuniquei à marca que não pretendia mais nenhuma reparação mas uma substituição de um computador da mesma gama; - Quando decido fazer essa reclamação aos serviços premium, referem que vão enviar a reclamação para o serviço do customer care que me vai contactar. Total ausência de contacto, opto eu por telefonar. Um senhor que pouco português falava disse-me que deveria enviar a fatura por email juntamente com um print screen do número de série. Assim fiz e indiquei que pretendia exercer o acionamento da garantia e não mais a reparação (cfr. artigo 15.º n.º 2 al.c) do DL n.º 84/2021); - Posteriormente, já não esse senhor (Mohammed) mas uma terceira pessoa da Lenovo contacta-me indicando que não podem substituir o computador pois só o fazem relativamente a computadores comprados através da sua loja online e que deveria resolver a questão junto da Worten; - Dirijo-me à Worten que me indica que não poderá substituir o computador por ter sido ‘modificado’ sendo inseridas peças que não as de origem. Em acréscimo, referem que o computador sempre teria de ser enviado para o centro de reparação oficial e que só com a confirmação de que não é reparável é que substituem o equipamento. Mais uma vez: não posso prescindir do meu computador, razão pela qual contratei o Lenovo premium; - Ao deparar-me com mais uma pedra no meu caminho e precisando do computador para trabalhar (e enquanto ponderava o contacto da Deco e de outros intervenientes que me pudessem ajudar) acionei novamente o premium pedindo a terceira reparação. A Lenovo respondeu que o assunto teria saído da alçada do departamento premium e que, portanto não poderiam ordenar nova reparação – não obstante a contratação recente deste serviço que me impingiram estes mesmos serviços; - Volto a contactar a Lenovo – chegando inclusive ao contacto do consummer manager via linkedin – e transmitem-se que deveria pedir à empresa de reparação relatório em como relação não é possível para apresentar junto da Worten (email de 20.01). Mas como posso eu pedir isso à empresa de reparação quando nem uma terceira reparação consigo? Não esquecer que o meu contacto foi sempre com a Lenovo que por sua vez faz o interface com a empresa de reparação. Não tenho o contacto da mesma nem forma de lhes pedir tal coisa (nem nenhuma garantia de que acedam dado que não tenho nenhuma prerrogativa para lhes pedir isso); - Continuam a enxutar-me para terceiros (agora empresa de reparação) e a não assumir qualquer responsabilidade, olvidando-se do facto de ter uma garantia plenamente vigente, eficaz e de estar a acionar diretamente o produtor e tratando-se de problema causado pelos serviços de reparação da própria Lenovo. Estou consumida por esta situação, sem fim à vista e incapaz de exercer a minha profissão (não consigo dar aulas por zoom nem ter nenhuma diligência que exija o sistema de som – faço tudo pelo telemóvel com compromisso de qualidade e sem apresentação ppt). Nesse sentido, peço à DECO que faça a sua sempre eficiente mediação junto da Lenovo Portugal estando disponível para pagar o valor associado à mesma. Com os melhores cumprimentos, Catarina Granadeiro

Assistência solicitada 04 fevereiro 2025

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