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Irregularidade com estimativa de contagem por avaria no contador inteligente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

I. R.

Para: EDP Comercial

12/12/2022

Após vários contatos telefónicos para a E-Redes e para a EDP Comercial, apresento exposição relativa à fatura no valor 167,57 € por discordar da mesma.Passo a expor a contextualização a qual originou a fatura em causa. A E-REDES, na sequência de meu contato a identificar da impossibilidade de fornecer leitura, pelo facto do display do contador inteligente de leitura situado no vão das escadas do prédio se apresentar apagado, procedeu ao agendamento da visita, a qual se realizou no dia 16 de novembro p.p. pelas 8:30H, tendo o técnico constatado avaria no display, tendo substituído o contador na sua integralidade. Segundo informação da E-REDES, as contagens vinham sendo realizadas por estimativa, por falha no estabelecimento de comunicação com o contador desde agosto de 2021, ou seja, 15 meses sem que tivesse havido a expectável leitura real.Segundo informação da E-REDES foi fornecida à EDP no dia 15 de novembro p.p. às 23:59H a leitura como real de 3911 em vazio, 3731 em ponta e 8502 em cheio, ou seja, 8 horas e cerca de 30 minutos antes da intervenção do técnico, como tal a esta data e hora continuava o contador avariado e sem possibilidade de envio automático das leituras, informação esta corroborada pela mesma entidade aquando afirma que as leituras reais estavam inviabilizadas desde agosto de 2021 por impossibilidade de comunicação com o contador. Assim, contesto este valor de faturação porquanto considero não haver base fundamentada para a mesma. Acrescento que me considero lesada pela incúria da parte da E-REDES, perante a ausência de ação e solução para os casos de identificação deste tipo de avarias, uma vez que, face aos aumentos que se tem constatado a nível dos custos da eletricidade, tenho vindo a suprimir a utilização de vários equipamentos elétricos como sejam ar condicionado e forno elétrico, alterando o meu padrão normal de consumos que considero ter, durante este último ano, sido significativamente abaixo dos anos que lhe antecederam.Acresce ainda referir que esta família está a ser também lesada, devido ao facto da ausência de leituras constituir demora no processo de transferência para um operador de mercado regulado, SU Eletricidade, processo iniciado a dia 24 de outubro p.p..Do contato realizado telefonicamente para a EDP no dia 28 de novembro p.p., com a exposição destes mesmos factos, fui informada que o débito direto seria suspenso até cabal esclarecimento.No dia 5 de dezembro p.p. a E-REDES contatou no sentido de informar que a leitura do dia 15 de novembro foi realizada por estimativa. E se por acaso quisesse contestar para o fazer por escrito junto da EDP e E-REDES.Pergunto-me que estimativa é que se pode fazer perante 15 meses de negligência na manutenção da rede de abastecimento. Pergunto-me mais que estimativa poderão fazer do comportamento de poupança que esta família tem vindo a fazer e que afinal não espelha a mesma nas faturas dos últimos 15 meses.Considerando ainda: Que os contadores de eletricidade não são propriedade do consumidorQue, como se sabe, os contadores inteligentes dispõem de uma bateria, que tem uma duração de cerca de três anos, segundo informação do técnicoQue a reparação, por substituição das baterias, não pode, nem deve ser da competência do consumidor, pois se o fizesse teria de violar o selo existente,Agradeço análise e reposição da justiça perante os factos apresentados.Com os melhores cumprimentos,


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