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Instalação de Painéis Solares

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. B.

Para: EDP Comercial

17/01/2023

No passado dia 14 de outubro de 2022, assinei um contrato (através do seu agente Ícaro Cabral – 913396025) com vista à instalação de 5 painéis solares no telhado da minha residência.A instalação foi efetuada no dia 14 de novembro por uma equipa técnica designada pela EDP, a qual, por dificuldades técnicas, instalou apenas 4 painéis.24 horas após a instalação, choveu e constatei que caía água no teto da divisão que está por baixo da empena do telhado que suporta os referidos painéis.Contactei de imediato a equipa técnica que no dia seguinte se dirigiu à minha residência para averiguar sobre as causas que estariam a provocar a infiltração.Foi constatado que a instalação provocou uma fissura na empena do telhado e que seria essa a razão da infiltração.Fui informado pela referida equipa técnica, que o problema tinha sido resolvido com a aplicação de uma cola vedante.Entretanto não voltou a chover e como tal, não foi possível averiguar da efetiva resolução do problema.No dia 12 de dezembro e face à chuva que entretanto se fez sentir, constatei que a infiltração não só se manteve, como se agravou drasticamente, o que levou ter de recorrer a recipientes de plástico para conter a água que caía por diversos locais do teto e cujas imagens (fotos e vídeos) enviei de imediato.Contactei de imediato a EDP e fui informado que num breve prazo de tempo iria ser contactado com vista à resolução do problema. Nunca fui!Desde esse dia (12 de dezembro) até ao passado dia 3 de janeiro de 2023, telefonei diariamente para a EDP. Tal como poderá ser conferido através do registo gravado das chamadas telefónicas, fui informado diversas vezes que me iriam contactar e que o problema seria resolvido atempadamente.O facto é que passei o Natal com baldes e alguidares espalhados pelo chão e ninguém me contactou.O estado da habitação agravou-se. Os tetos estão negros, tal como as paredes. O chão de piso flutuante apresenta sinais de tábuas levantadas e no exterior, a acumulação de água nas paredes provocou uma bolha na empena da habitação.No dia 10 de janeiro, a mesma equipa que instalou os painéis solares, deslocou-se a minha casa e constatou que de facto existiam algumas rachas na empena do telhado. Foi aplicado um isolante, mas não foi retificado o principal problema, o qual passa por reparar as telhas que se encontram levantadas, possibilitando assim a entrada de água.Quanto à reparação do interior, nem uma palavr!Face ao exposto e tendo em conta a ausência de respostas por parte da EDP, entendo que é urgente não só a averiguar a instalação dos painéis de forma que não aconteçam situações semelhantes, como também a reparação de todos os danos causados pela infiltração.No passado dia 14 de outubro de 2022, assinei um contrato (através do seu agente Ícaro Cabral – 913396025) com vista à instalação de 5 painéis solares no telhado da minha residência.A instalação foi efetuada no dia 14 de novembro por uma equipa técnica designada pela EDP, a qual, por dificuldades técnicas, instalou apenas 4 painéis.24 horas após a instalação, choveu e constatei que caía água no teto da divisão que está por baixo da empena do telhado que suporta os referidos painéis.Contactei de imediato a equipa técnica que no dia seguinte se dirigiu à minha residência para averiguar sobre as causas que estariam a provocar a infiltração.Foi constatado que a instalação provocou uma fissura na empena do telhado e que seria essa a razão da infiltração.Fui informado pela referida equipa técnica, que o problema tinha sido resolvido com a aplicação de uma cola vedante.Entretanto não voltou a chover e como tal, não foi possível averiguar da efetiva resolução do problema.No dia 12 de dezembro e face à chuva que entretanto se fez sentir, constatei que a infiltração não só se manteve, como se agravou drasticamente, o que levou ter de recorrer a recipientes de plástico para conter a água que caía por diversos locais do teto e cujas imagens (fotos e vídeos) enviei de imediato.Contactei de imediato a EDP e fui informado que num breve prazo de tempo iria ser contactado com vista à resolução do problema. Nunca fui!Desde esse dia (12 de dezembro) até ao passado dia 3 de janeiro de 2023, telefonei diariamente para a EDP. Tal como poderá ser conferido através do registo gravado das chamadas telefónicas, fui informado diversas vezes que me iriam contactar e que o problema seria resolvido atempadamente.O facto é que passei o Natal com baldes e alguidares espalhados pelo chão e ninguém me contactou.O estado da habitação agravou-se. Os tetos estão negros, tal como as paredes. O chão de piso flutuante apresenta sinais de tábuas levantadas e no exterior, a acumulação de água nas paredes provocou uma bolha na empena da habitação.No dia 10 de janeiro, a mesma equipa que instalou os painéis solares, deslocou-se a minha casa e constatou que de facto existiam algumas rachas na empena do telhado. Foi aplicado um isolante, mas não foi retificado o principal problema, o qual passa por reparar as telhas que se encontram levantadas, possibilitando assim a entrada de água.Quanto à reparação do interior, nem uma palavra!Face ao exposto e tendo em conta a ausência de respostas por parte da EDP, entendo que é urgente não só a averiguar a instalação dos painéis de forma que não aconteçam situações semelhantes, como também a reparação de todos os danos causados pela infiltração.Mais informo que à data de hoje (17 de janeiro de 2023) continuo sem saber se de facto os painéis estão a funcionar, pois não tenho acesso à aplicação informática que gere em tempo real a produção de energia. Assim sendo, poderei estar a pagar por algo que de facto não estou a usufruir. A exemplo do que aconteceu com as várias reclamações que apresentei relativamente às infiltrações, também neste caso fui informado que iria ser contactado para resolver a situação, sem que, e apesar da minha insistência, tal tenha acontecido.


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