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Instalação de equipamento de alarme sem presença de proprietários na casa e com o serviço cancelado

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. O.

Para: Prosegur Alarmes

24/03/2022

No passado mês de Fevereiro o meu namorado foi abordado por um comercial da Prosegur na casa que estamos a reconstruir, marcou uma sessão para o sábado seguinte, dia 12 de Fevereiro e comparecemos os dois para ouvir a oferta de serviços. Durante a visita abordei várias vezes o profissional de que estaria interessada num serviço específico (alarme nas portas e janelas) que ele várias vezes tentou dissuadir-me da ideia, dando outras alternativas. De certa forma fomos pressionados por este profissional, alegando sempre que estaria em vigor uma campanha do dia dos namorados e findado aquele prazo já não iríamos usufruir das vantagens que ele referia. Acabámos por assinar contrato dia 14 de Fevereiro. No entanto, regressados a casa onde habitamos atualmente, eu e o meu namorado achámos que nos tínhamos precipitado na decisão por diversos motivos, nomeadamente não ter ficado satisfeita com a escolha de equipamento, pois o que queria relativo às portas e janelas não ficou acordado e também porque percebemos que a instalação seria um impedimento à conclusão breve dos trabalhos que se fazem na casa, nomeadamente as pinturas, pois com o equipamento instalado numa fase precoce, os pintores teriam de ter trabalhos redobrados a isolar todo o equipamento, pintar com material mais minucioso, etc, pelo que preferimos adiar esta instalação. Recebemos no dia 24 de Fevereiro, mensagem da parte da empresa a agendar a instalação, dando a possibilidade de cancelar, pelo que pelos motivos acima descritos decidimos fazer isso mesmo.No dia da instalação não comparecemos na morada pois já a tínhamos cancelado da maneira que a própria empresa pede, mas fomos contactados pelo profissional com quem celebrámos contrato, a dizer que o técnico já lá estava e precisava que algum de nós lá fosse ter com ele para definir o sítio dos equipamentos. O profissional foi informado de que tínhamos respondido à mensagem com CANCELAR e qual o nosso espanto quando nos informa que não receberam mensagem nenhuma a cancelar o serviço, e como se não bastasse, o técnico, sem qualquer proprietário na casa, entrou e instalou o equipamento na mesma. Ora primeiro pede-nos que nos desloquemos à nossa casa em reconstrução para a instalação e assim que informo que cancelámos ele responde que “agora já instalou”! E aqui começa o maior dos nossos problemas, pois uma vez instalado o equipamento a Prosegur apenas se foca em cobrar o mesmo e a instalação. Dada toda esta situação, e como ainda estava dentro dos 14 dias após a assinatura do contrato, mandei email a explicar toda a situação e a pedir o cancelamento do mesmo e a retirada dos equipamentos sem qualquer penalização para mim. No entanto, uma vez que tinha assinado para débito direto a primeira prestação foi cobrada e em contacto telefónico com a Prosegur fui aconselhada a não pagar nada enquanto decorria o processo pelo que me dirigi ao banco e cancelei a ordem de retirada de dinheiro da minha conta. Aqui a situação começou a complicar ainda mais pois de cada vez que ligo para a linha da Prosegur sou atendida por um funcionário diferente tendo que explicar toda a situação desde o início. Acontece que à data de hoje já tenho 4 ou 5 contactos efetuados para a empresa onde já me disseram que continuo com a dívida e nada fazem para resolver o assunto que em primeira instância nem devia de existir dívida nenhuma pois se cancelei o agendamento da instalação nem tão pouco deveria de ter lá o equipamento instalado! Outro dado pertinente: na chamada que efetuei para a empresa a 22 de Março foi-me informado que realmente abriram uma reclamação em meu nome para a área técnica e que já se encontrava arquivada pois o comercial alegou que falou comigo no próprio do dia e que dei autorização para a instalação, o que é uma enorme mentira e completamente sem sentido da parte do comercial ter-se defendido desta forma pois nós falámos, sim, nesse dia, mas por áudios e mensagens escritas onde posso comprovar que informei que estava cancelada a instalação e que não era para avançar. Nesta mesma chamada foi-me informado que iam reforçar o pedido e abrir nova reclamação do caso, mas desta vez para a parte comercial. Após este contacto recebi no dia a seguir, 23 de Março, um email a dizer que ainda tinha montantes a pagamento e que se não o fizesse num prazo de 5 dias que seria enviado ao Departamento Jurídico para Cobrança Judicial, pelo que liguei novamente a reclamar de toda a situação onde me disseram que realmente tinha feito todos os possíveis e era aguardar por um contacto e quando informei que tinha ligado ainda no dia anterior e que me disseram que iam deixar uma nota à parte das cobranças a explicar que não estava a ser pago pelos motivos óbvios, a funcionária informa-me que não há registo nenhum da minha chamada do dia anterior! Para ajudar a toda a situação, por querer ou não, o comercial não nos deixou a cópia do contrato, pelo que já pedi que me enviassem para o email duas vezes, e só agora chegou então o documento mas apenas as páginas que contêm a minha assinatura, pelo que solicitei novamente por chamada que me enviassem o contrato na íntegra para poder ler tudo e fui contactada a 24 de Março a dizer que não me iam enviar documento nenhum pois o contrato encontrava-se cancelado por falta de pagamentos. Entre muitas outras coisas que me têm sido ditas, uma delas pela parte do comercial, em que alega que cancelei “muito em cima da hora e que é sempre um risco”, ora se foi em cima da hora o cancelamento para eles, também foi em cima da hora a mensagem que enviaram para mim a informar da instalação, pois só podia responder à mensagem a cancelar, no fim de obviamente a ter recebido, pelo que não tenho culpa se apenas a enviaram na tarde do dia anterior. Acho que não é por uma casa estar aberta e com pessoal de obras a trabalhar na mesma casa que um técnico pode entrar por ali dentro e instalar um equipamento, sem nenhum dos donos presente, ainda mais porque colaram o equipamento a paredes novas.


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