Reclamação
J. M.
Para: Cirelius - Materiais para Gas e Aquecimento Lda/
Exmos. Senhores No dia 18/2 /2019, fiz uma compra á Cirelius dum kit 4 painéis fotovoltaicos, no dia 28/5/2019,o mesmo foi colocado na casa da minha filha, o Eng.º Abel Santos ao fim de 1 hora e meia a falar ao telemóvel com o meu Genro para tentar colocar o sistema para ser visto pelo telemóvel ,foi que já estamos este tempo todo sem conseguir, o melhor é ficarmos por aqui. Em relação ao comercial Sr Jorge Diogo acho lamentável esse tempo todo ignorar os pedidos de ajuda, inclusivo as fotos do inversor e monitoramento remoto que a minha filha lhe envio. No dia 15/6/2024 enviei o primeiro email á Cirelius, na qual coloquei a pergunta ao Eng.º Abel Santos. Necessito saber qual seria a solução deste problema? A resposta foi: Em relação ao opcional para a leitura dos consumos, dado o modelo do inversor, vamos questionar o fabricante para que indique o mais adequado. Quando fiz a compra, o comercial Sr Jorge Diogo não me informou que se tinha comprar o opcional para que se pudesse visualizar no telemóvel ,pois até me mostrou no seu telemóvel a funcionar um sistema dum cliente. Na Segunda feira 17/6/2024 às 12h43m eu enviei um email ao Sr Jorge Diogo ,para que alguém me esclareça, depois de serem colocados os painéis se alguém tem de preencher algum formulário e se tem que se informar alguma identidade? Ninguém me respondeu. Entretanto vi na internet o que fazer: Comunicar á direção geral de Energia (DGE) para depois a E REDES ver se é necessário trocar para um contador bidirecional. Pois se não for feito este processo além da energia excedente ir para a rede ainda é paga pelo o cliente. Para terminar, sendo a Cirelius uma empresa certificada ISO 9001 até á data, de ninguém se manifestar. Cumprimentos. José Veiga
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Cirelius - Materiais para Gas e Aquecimento Lda/
Para: J. M.
Exmos. Senhores, Informamos que ao dia 17/07/2024 enviamos resposta a uma solicitação de esclarecimentos por parte do eiC, conforme teor seguinte: “De: Quintino Tavares Enviada: 17 de julho de 2024 09:06Para: malmeida@eic.ptCc: acortez@eic.pt; mcmc.marques@gmail.com; Abel Santos abel.santos@cirelius.pt; 'qualidade' qualidade@cirelius.ptAssunto: RE: AR406103 FW: VIRTUALUZ-INSATISFAÇÃO-KIT 4 PAINÉIS FOTOVOLTAICOSExmos. Senhores, No seguimento da vossa solicitação de esclarecimentos quanto ao processo de reclamação do Sr. José Manuel Veiga (Sócio-Gerente da empresa Virtualuz) informamos que nos nossos serviços encontra-se em aberto com o nº AR406103. É igualmente importante referir que a CIRELIUS S.A. opera no mercado da importação e distribuição tendo a função operacional de apoiar os seus clientes (instaladores) no âmbito de esclarecimentos sobre os produtos/marcas comercializadas, não tendo qualquer responsabilidade no âmbito de instalação, manutenção ou de outra função que não a de distribuidor. Para vosso conhecimento do processo indicamos de seguida um pequeno histórico de acontecimentos: A venda do kit solar fotovoltaico ocorreu em fevereiro de 2019 à empresa Virtualuz (contribuinte 514078448), tendo a instalação sido efetuada pela empresa Bernardino Braz e Braz contratada pela empresa adquirente do sistema.Em 15/6 de 2024 recebemos o primeiro email, no qual o cliente alegava de falta de profissionalismo no tratamento de assunto que remontava ao ano de instalação (2019).Segundo alega, a monitorização não ficou a funcionar não tendo sido dado qualquer seguimento, estando, no entanto, o sistema sem qualquer ocorrência de erros ou anomalias (funcionamento normal). Perante o referido email, e pelo facto de mencionar que a empresa instaladora ter sido Bernardino Braz e Braz, foi efetuado contacto com esta para se entender a ocorrência e por forma a se apresentar solução com total conhecimento do histórico da mesma.A informação que nos foi disponibilizada pela empresa instaladora do sistema, sendo um tema já com alguns anos não existiam muitas informações, mas que tinham sido contatados pelo cliente (Sr. José Manuel Veiga – socio Gerente da Virtualuz) a fim de saber como vender a energia excedente do sistema fotovoltaico. Nessa mesma conversa telefónica com a empresa Bernardino Braz e Braz foi indicado que seria melhor esclarecer, pois para alem disso, o cliente indica nada saber sobre o registo da instalação na DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia. O instalador referiu que iria tentar apurar o que se estaria a passar, acrescentando que “achava que este Sr. Veiga estaria a passar uma fase complicada…”; não obstante da sua opinião indicou que iria também falar com o genro do sócio-gerente da Virtualuz (seu conhecido) para entender e dar solução as questões apresentadas. Apos esta conversa com o instalador entramos em contato com o Sr. Veiga, autor dos emails, para esclarecimento sobre o que nos enviou tendo-lhe sido dito não termos qualquer registo de assunto pendente de nossa parte, mas que naturalmente estamos à disposição para o apoio necessário.O Sr. Veiga efetuou várias considerações insistindo que não teve apoio de qualquer parte apos a instalação do sistema para a leitura dos dados na aplicação, mas que 3 ou 4 dias antes o seu genro tinha conseguido colocar o sistema de monitorização a funcionar.Apontou diversas queixas á nossa empresa, colaboradores (área comercial e área técnica) e empresa instaladora, nomeadamente na leitura dos consumos da instalação, que na sua opinião deveria de fazer parte do sistema fotovoltaico instalado. Perante as alegações informamos que a monitorização dos consumos se trata de um equipamento opcional a instalar, para o qual teríamos de dar cotação não sendo um acessório incluído no fornecimento do sistema.O adquirente do sistema (Sr. Veiga) remete a informação de que o acessório de monitorização deveria de fazer parte do conjunto tendo-lhe sido novamente indicado que se trata de um acessório opcional que depende da manifestação de interesse por parte do adquirente na altura da aquisição do sistema, dado o mesmo ser opcional conforme consta nas informações indicadas na nossa plataforma de venda Cireliushop.Face a insistência e considerações anteriores, foi indicado ao cliente profissional/sócio-gerente Virtualuz/cliente utilizador que para acesso a monitorização dos consumos teria de adquirir acessório adicional (dado a data da venda do sistema para confirmação de possibilidade de fornecimento de tal acessório teríamos de consultar o fabricante Solax) Simultaneamente recebemos queixa de que o seu sistema estava a “produzir muito pouco”, para o qual enviamos pronta resposta com análise baseada na monitorização de produção (informação disponibilizada pelo inversor) informando que o seu sistema tinha atingido um pico de 1000W no dia 17/6 pelo que se revelava um funcionamento normal. Obtivemos resposta por parte do Sr. José Veiga a referir que não terá entendido as informações prestadas, enviada nova resposta com um teor informativo mais detalhado de forma a que percebessem que o sistema estava com normal funcionamento (produção de energia). No entanto não podemos deixar de considerar que foi recebido nesta troca de informações um reparo do utilizador “Pois não se preocupou em explicar o sistema como funciona a minhafilha .”, para o qual referimos que todo o nosso apoio está disponível não obtendo qualquer informação se a empresa instaladora (contratada pela Virtualuz) lhe prestou os esclarecimentos após finalização da instalação do sistema fotovoltaico. Paralelamente a todo este processo o departamento técnico ficou de aferir a possibilidade de fornecimento de monotorização de produção com apresentação de respetivo orçamento. Repetindo o que acima é dito no ponto 13 relativamente a necessidade de validação do tipo de acessório face a data de fornecimento do equipamento. Contatado fornecedor do Inversor (Solax) recebemos recentemente informação de que face à data de fabrico e venda do equipamento o acessório solicitado encontra-se descontinuado. Com base na resposta do fornecedor estamos a procura de alternativa de solução para apresentação de orçamento ao cliente Virtualuz. Em conclusão, estamos apenas pendentes de apresentar cotação alternativa de monitorização de consumos a qual enviaremos ao cliente assim que finalizada a proposta. Adicionalmente informamos que todo este processo está a ser revisto e analisado pelo nosso departamento jurídico, pelas acusações que se desenrolaram ao longo das várias conversas e solicitações, as quais não achamos as mais corretas.Esperamos que as informações prestadas e o procedimento tomado sejam suficientes para o vosso esclarecimento. Com os meus melhores cumprimentos. “No dia 18/07/2024 foi dada a resposta aguardada para o medidor de consumo alternativo: De: SOLIUS Dpto. Fotovoltaico fotovoltaico@solius.pt Enviada: 18 de julho de 2024 08:59Para: 'Jose Veiga' jveiga.virtualuz@gmail.comCc: Jorge Diogo Jorge.Diogo@cirelius.pt; hrochalopes@gmail.comAssunto: AR406103 - Orçamento - Medidor de consumos de energia eletrica*** CORREO ELECTRÓNICO PROCEDENTE DE UN REMITENTE EXTERNO ***Exmos. Srs. Pelo presente enviamos o orçamento solicitado para medição dos consumos de energia elétrica.Conforme consta do mesmo, informa-se que o fabricante Solax descontinuou os medidores de consumos do modelo de inversor para o qual foi pedido medidor de consumos.Em face da resposta do fabricante apresentamos alternativa de solução que permitirá acompanhar os consumos elétricos da instalação em causa.São propostas duas unidades para o caso de o cliente pretender ter as leituras de produção e de consumo de energia elétrica na mesma plataforma de monitorização.Mantemo-nos ao dispor para os esclarecimentos que entendam como necessários.Medidor de energia eletricaINSTALADOR: VirtualuzNOME DA OBRA: LOCAL DA OBRA: TIPO SISTEMA: Medidor de energia elétricaDATA: 2024-07-17ORÇAMENTO NRv00244052.24.15OBS.: Orçamento para medição de consumos.O fabricante Solax descontinuou os medidores de consumos do modelo de inversor para o qual foi pedido orçamento.O equipamento que consta da presente proposta possui plataforma de monitorização própria, distinta da aplicação da monitorização da produção do inversor instalado.São propostas duas unidades para o caso de o cliente pretender ter as leituras de produção e de consumo de energia elétrica na mesma plataforma de monitorização.Esta proposta apenas contempla a venda dos equipamentos assinalados não incluindo instalação, mão-de-obra ou outros serviços associados.A instalação do equipamento deve estar ao encargo de empresa instaladora a contratar pelo cliente. PRODUTO DESCRIÇÃO PREÇO TABELA DESC. PREÇO LÍQ. QTD. TOTAL CONTADOR MONOFÁSICO 60AFPSM02 170,00 € 30,00% 119,00 € 2 238,00 € Peso estimado (kg): 1.1 VALOR TOTAL TABELA (S/IVA): 340,00 € VALOR TOTAL LIQUIDO (S/IVA): 238,00 € Prazo de entrega sujeita a confirmação.Aos preços indicados acresce IVA à taxa legal em vigor.Validade deste orçamento: 8 dias.© Cireliushop. Todos os direitos reservados. Este mail foi gerado automaticamente pelo site cireliushop.com Melhores CumprimentosSaludosKind Regards,”Desta forma o tema de reclamação indicado está em tratamento e encontra-se do lado do reclamante a totalidade de informação. Com os meus melhores cumprimentos. Quintino TavaresDepartamento Técnico+351916999 187(Chamada para rede móvel nacional)Rua da Cancela Velha, 26Zona Industrial de Avintes4430-660 Avintes, PortugalTelf.: (+351) 227 843817(Chamada para rede fixa nacional)www.solius.pt www.cirelius.ptDirector Técnico/Diretor QualidadeEnviado de Outlook para Android
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