Exmos. Senhores,
No passado dia 01 de Agosto de 2025 inciei um contrato de arrendamento numa nova habitação que por sua vez não tinha contrato de Gas nem contador instalado. Uma vez que o proprietário tinha o contrato da Luz com a Galp foi a primeira empresa que contactei para poder saber condições de contrato de gas e beneficios.
Tudo muito bem e marvilhoso. Tive o cuidado de informar o operador que me atendeu de que não tinha qualquer contador de gas em casa. Referi que apenas tinha um Relatório de Inspeção de Instalação de Gás de 2023 da anterior inquilina. Perante isto questionei se teria de ppedir novo relatório para que me fizessem a instalação do contacto, pelo que o operador informou-me que não e que era para eu ficar descansado que nada teria a pagar.
2 dias depois sou contactado por outra funcionária da GALP a informar que teria de pagar 60€ inspecção do gás para a instalação do contador ou procurar outra empresa de inspecção. Ora a partir daqui foi o caos.
A senhora teve o cuidado de me dizer ao telefone que não assumia os erros do colega, e que se eu queria Gas tinha de pagar. Podem e quero que as gravações destas chamadas, tanto da contratação como da instalação sejam ouvidas. Não ademito que as gravações apenas sejam utilizadas para fins de defesa das grandes empresa, se são gravadas são para ser utilizadas para os dois lados.
Não gostei desta postura, ainda tentei o contacto com um familiar que trabalhar na GALP mas nada. Nem sequer me forneceram o email do provedor do cliente da GALP.
Passados alguns dias decidi que não era com a GALP que queria fazer o contrato de Gas e solicitei o cancelamento do contrato com a GALP, uma vez que por lei tenho 14 dias para o poder fazer, e assim fiz no passado dia 06 de Agosto de 2025, data em que igualmente contratei com a ENDESA o serviço de Gas.
Qual o meu espanto que no passado dia 11 recebi um telefonema e posteriormente um email de relatório de visita, por parte da Floene (LisboaGas) com pedido de instalação de contador de Gas por parte da Petrogal (GALP).
Isto é inademissível sem contrato em vigor esta empresa optou por vir fazer uma instalação sem o meu consentimento e bloqueou a entrada de outro operador.
Depois de contactar a ENDESA e a LISBOA GAS, nenhuma das empresas tem legitimidade para dar seguimento ao processo, sem que a GALP comunique que não existe contrato de gas em vigor em meu nome e para o CUI em questão.
Contactei a GALP no passado dia 11 de Agosto de 2025 ao final do dia e no passado dia 12 de Agosto pelas 16h onde abri novas reclamações e até ao momento a Lisboa Gas informou que a GALP nada fez para resolver o tema.
Deste o dia 01 de Agosto de 2025 por causa da GALP estou sem ter Gas em casa para cozinhar e para banhos. VERGONHA DO MONOPÓLIO DAS EMPRESAS GRANDES.
Se era uma empresa por quem eu tinha uma referencia e estima, com esta postura simplesmente é para queimar ao máximo. É lixo.