Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma situação grave de infiltrações na minha habitação (fração 4.º Esquerdo), cuja resolução é da responsabilidade do condomínio e que, apesar de garantida, permanece por executar há mais de cinco meses, com consequências sérias para a habitabilidade da casa e para a integridade do edifício.
A infiltração existente numa das paredes exteriores/interiores da fração — relacionada com o algeroz do prédio — é um problema pré-existente à aquisição do imóvel, já identificado antes da compra.
No momento da aquisição, fomos informados de que o condomínio assumiria a reparação da origem do problema. Em maio deste ano, essa responsabilidade foi formalmente confirmada pela administração do condomínio, facto determinante para avançarmos com a compra.
Apesar deste compromisso, até à presente data nenhuma obra foi iniciada.
Durante estes cinco meses, procurámos ativamente que a situação fosse resolvida, tendo efetuado vários contactos telefónicos com a administração, o envio de diversos emails, e uma deslocação presencial ao escritório da empresa (Ibervial).
No entanto, não obtivemos qualquer solução concreta, prazo de intervenção ou resposta eficaz que conduzisse à reparação da infiltração.
As fortes precipitações das últimas semanas agravaram significativamente os danos já existentes, verificando-se:
- Aumento da área infiltrada;
- Risco de propagação da infiltração às frações inferiores;
- Deterioração progressiva das paredes e pavimentos;
- Impossibilidade de utilizarmos a casa em pleno, com impacto evidente no nosso dia-a-dia.