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Indeminização

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. R.

Para: AGEAS PORTUGAL - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A

02/10/2024

Sandra Bela Garção Russo Rua Professor Manuel Pires Neves 3, R/C Dto 2780-342 OEIRAS Email: garcaorusso@gmail.com Telem: +351 919 800 037 Para: Ocidental – Grupo Ageas Portugal - Companhia de Seguros, S.A. Praça Príncipe Perfeito 2, 1990-278 Lisboa. 2 de Outubro de 2024 ASSUNTO: Pedra Total - Reclamação sobre a Avaliação de Perda Total do Veículo • Nº SINISTRO 24AU302645/001 • Nº APÓLICE AU81941896; • V/MATRÍCULA 71-VS-44 • DATA ACIDENTE 09-07-2024 • M/MATRICULA 07-FD-65 Exmos. Senhores, A minha viatura é um Citroen C1 com a matrícula 07-FD-65 com o n.º da apólice 3401387084. Pelas 19h do dia 9 de julho de 2024, na EN249-3, cerca do Km 5+500, sentido Paço de Arcos/Cacem tive um acidente com uma viatura com a matrícula 71-VS-44 que é vossa segurada. A força policial presente foi a Esquadra de Trânsito de Oeiras e o Número de Registo de Acidentes é: 740/BSR/2024 Não foi feita a Declaração Amigável do Acidente porque fui transportada de ambulância para o Hospital S. Francisco de Xavier. Sobre a descrição do acidente: a viatura com a matrícula 07-FD-65, conduzida por mim que circulava tranquilamente na via direita da EN249-3, sentido Paço de Arcos/Cacem, fui subitamente abalroada pela viatura com a matrícula 71-VS-44 sem qualquer possibilidade de reação indo a minha viatura imobilizar-se na berma. Fui retirada da viatura pelos técnicos do INEM donde fui transportada de imediato para o Hospital S. Francisco de Xavier. A minha viatura acidentada para peritagem foi transportada para uma oficina Revicar - Reparações Automóveis, localizada na Rua Plácido de Abreu 2, 2775-617 Carcavelos. Depois de um atribulado processo de assunção de responsabilidades de quem assumia a realização da peritagem, a vossa companhia, Ocidental Seguros, promoveu a realização dessa peritagem ao abrigo do Protocolo CIDS (Complementar à Indemnização Direta ao Segurado) uma vez que havia indicação da existência de feridos. Realizada a peritagem por um perito por vós indicado foi-me oferecida uma compensação total de 4000€, dos quais 3.123,00 € correspondem ao valor do veículo e 877,00 € à venda do salvado. Após uma pesquisa e avaliação mais detalhada do mercado, considerei que esse valor está abaixo do valor justo de mercado para o meu veículo, que se encontrava em boas condições de manutenção e com quilometragem razoável. Em resposta em vossa carta de 3 de agosto de 2024, também por carta de 7 de agosto, manifestei a minha discordância relativamente à avaliação feita pelo vosso perito no que concerne ao sinistro ocorrido em 9 de julho p.p., envolvendo o meu veículo Citroen C1 de 2008 com 1000 cc, matrícula 07-FD-65, e com cerca de 165.163 Kms. Apresentei alguns pontos que justificam a minha discordância: • Valor de Mercado: Anexei a essa carta vários anúncios de veículos semelhantes ao meu, os quais indicam que o valor de mercado atual é significativamente superior ao valor proposto. Os preços para um Citroen C1 de 2008, com características similares é de 6000 €. • Condição do Veículo: O meu veículo estava em excelente estado de conservação, com todas as revisões em dia, o que não foi devidamente considerado na avaliação feita. Destaquei o facto de apesar de não ter culpa no acidente o meu seguro iria considerar o agravamento do risco. A isto acresce que estou ainda a enfrentar vários danos e inconvenientes como ter de alugar uma viatura. Por esses argumentos justifiquei a necessidade de rever o valor da indenização referente ao veículo pois pelo valor proposto não me é de todo era possível adquirir um veículo semelhante, veículo este que é essencial para minha locomoção diária até ao trabalho. Com base nesta minha exposição solicitei uma revisão da proposta de indemnização, de modo a refletir o verdadeiro valor de mercado do meu veículo. Na semana de 19 de agosto fui contactada telefonicamente por um funcionário da Ageas, Sr. José Luís Miranda, numa postura pouco profissional, eticamente reprovável e num tom jocoso – nada digna de um funcionário da vossa empresa, que me apresentou uma nova proposta: de 4.000,00€ a que acrescia o valor de venda do salvado avaliado em 877,00 €. Independentemente de a proposta estar longe do valor justo da viatura recusei-me a continuar a conversa naqueles termos. Por carta de 26 de agosto voltei junto da Ocidental a reiterar a minha discordância relativamente à avaliação feita pelo perito. Referi que o meu veículo um Citroen C1 de 2008 com 1000 cc, matrícula 07-FD-65, e com cerca de 165.163 Km’s e de uma pesquisa e avaliação mais detalhada do mercado, considero que o valor está abaixo do valor de mercado justo para o meu veículo, que se encontrava em bom estado de conservação, com todas as revisões em dia, o que não foi devidamente considerado na avaliação feita. Anexei na carta vários anúncios de veículos semelhantes ao meu, os quais indicam que o valor de mercado atual é significativamente superior ao valor proposto – anexo novamente vários anúncios de veículos da marca Citroen C1 de 2008, com características similares e quilometragem idêntica e o valor de venda é de 6.500,00 €. Várias iterações por email revelaram-se infrutíferas na tentativa de chegar a acordo. Justifiquei a necessidade de um aumento no valor da indeminização referente ao meu veículo, pois com a proposta apresentada não é possível adquirir uma viatura semelhante. Face ao tempo já decorrido e numa tentativa de fechar este assunto propus 5.500,00 € (onde está incluído o valor, que de 877,00 € respeitante à venda do salvado. Recusaram e para meu espanto e numa postura nada séria, afirmaram que não assumiriam os custos do aluguer da viatura nem do parqueamento da minha viatura acidentada na oficina. O veículo é essencial para minha locomoção diária até o trabalho e este acidente, apesar de não ter culpa no mesmo, além dos danos físicos causou-me bastante inconvenientes. Pelos factos acima exposto solicito a vossa ajuda. Agradeço desde já a vossa atenção. Com os melhores cumprimentos, Sandra Bela Garção Russo Anexo: carta da Ocidental, carta resposta nossa e fatura/recibo do alugue da viatura

Assistência solicitada 22 outubro 2024

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