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Indebt (medicare) – cobrança indevida

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

N. A.

Para: Indebt

22/05/2024

Exmos. Senhores, Venho por este meio solicitar o cancelamento do meu contrato com a Medicare nº. 50100138897. No dia 15 de janeiro de 2022 fui contactado via telefone para aderir a um plano de saúde da Medicare. Após mais de 17 minutos de chamada, em que referi variadas vezes que não tinha tempo para ouvir a proposta, e que pedi que me fosse enviado por email para analisar. Tratando-se de um serviço que engloba outras pessoas do agregado familiar, e já tendo nós um serviço semelhante, expliquei à funcionária que teria de falar com os restantes, para balançar as opções, pelo que não poderia dar uma resposta à oferta que me apresentavam. Dei alguns dados pessoais, somente para “criar” uma ficha e poder receber as informações todas por e-mail e analisar mais tarde (visto não estar num ambiente que me o permitisse com clareza), mas garanti que não daria o suficiente até ter uma decisão tomada (fiz até questão de não dar o IBAN, embora solicitado, para que não fosse possível tentarem criar um vínculo bancário). Após analisar a oferta, decidi que ainda não seria o momento, e decidi não avançar. No entanto, comecei a receber mensagens da empresa, em que pediam o pagamento da taxa de adesão num limite de 3 dias – como não estava interessada, não paguei e, portanto, não aderi ao serviço. Passados dias, começo a receber mensagens a pedir o pagamento da mensalidade. Mais uma vez, como não paguei a taxa de adesão e não aderi ao serviço, não paguei. Isto prolonga-se até maio, quando sou contactada por ter vários meses de pagamento em atraso – e foi quando me apercebi que isto era uma situação. Tomei todas as diligências e fiz-me expressar em como não queria este serviço, e como tudo não passava de um aproveitamento da funcionária à minha boa educação (referi várias vezes que não podia estar a ter aquela chamada no momento e que não estaria 100% atenta ao que me estava a dizer, inclusive que estava com pressa). No entanto, é importante realçar que nunca houve consentimento escrito, quer por via de e-mail ou carta, logo não se aplica um vínculo efetivo ativo. Uma chamada, principalmente nas condições em que a minha foi feita, não pode ser utilizada. Inclusive, nunca fiz qualquer pagamento (nem a taxa de adesão), não utilizei o serviço e fiz vários contactos onde enalteci o meu não-interesse neste serviço, não tendo existido abertura para resolução do lado da Medicare até à data. Enviei cartas e e-mails para a Medicare, que não me voltou a responder. Após 2 anos, recebo um e-mail da Indept a pedir-me o pagamento em falta. Por não ter havido qualquer confirmação da minha parte por escrito da adesão, invoco o Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 Fevereiro, Artigo 5º, nº 7 (que transpõe a Diretiva nº 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo aos direitos dos consumidores), especialmente o art.5º/nº7 no qual é referido que “Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços “. Por não ter assinado nenhum termo onde conste uma fidelização da minha parte com a Medicare, agradeço que procedam ao cancelamento com efeitos imediatos, e a dívida sem efeito. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Indebt

Para: N. A.

27/05/2024

Boa tarde Exmos Srs.Acusamos receção do v/ E-mail, e esperamos que se encontrem bem.V/ Ref: @@REF_ID@bb1888336ec841e5e2@REF_ID@No seguimento do mesmo, comunicamos que já foram prestados pelos nossos serviços os devidos esclarecimentos ao titular do plano Medicare. Pelo que, estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através do contacto 211579350, disponível nos dias úteis entre as 9h00 e as 18h00, ou do endereço de e-mail contencioso@indebt-group.ptAo dispor.Antecipadamente gratos.Os melhores cumprimentos.Backoffice OperaçõesIndebt - Improve Debt ManagementTel.:+351.211.579.350 Fax:+351.218.017.056 Av. Marechal Craveiro Lopes, nº8B - 2º Dto - 1700-284 LisboaPor favor, tenha em consideração o ambiente antes de imprimir este e-mail.AVISOA presente mensagem e eventuais anexos são suscetíveis de conter informação considerada confidencial e sujeita a sigilo profissional. Se recebeu esta mensagem indevidamente ou não consta na lista de pessoas indicadas no cabeçalho, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail. Em tal situação, agradecemos que elimine a presente mensagem e que informe o emissor de tal facto.DISCLAIMERPrivileged or confidential information may be contained in this message or attachments. If you receive it by mistake or you are not one of the intended recipients of the message, you must not use, distribute or copy this e-mail. In such case, you should destroy this message and kindly notify the sender by reply email.De: Data: 22 de maio de 2024 às 17:45:37 WESTPara: Info IndebtGroup info@indebt-group.ptAssunto: Indebt (medicare) – cobrança indevida ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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