O meu nome é Afonso Figueiredo e venho por este meio registar o meu desagrado perante a situação da compra de uma viatura.Reservei no Stand Rocha Automóveis de Escapães uma viatura BMW, modelo 320D, com a matrícula 48-09-MB a 18 de janeiro 2022. A 20 de janeiro de 2022 o contrato foi assinado, digitalizado e enviado por e-mail, como foi dito que podia ser feito, visto que estávamos em isolamento profilático. Foram precisas duas semanas para me dizerem que os documentos tinham de ser enviados por correio. O envio foi feito a 4 de fevereiro de 2022 e os documentos foram rececionados a 7 de fevereiro de 2022 por uma comercial da empresa. Fomos informados que após a assinatura do contrato a viatura iria para revisão, como mencionado no documento da reserva da viatura. O comercial responsável pela venda passou ainda a informação de que, regra geral, após o financiamento ser aprovado, demora cerca de duas semanas para a viatura ser entregue. Durante o primeiro mês de espera e pouca informação que nos foi dada, apesar das várias tentativas da nossa parte para obter mais informações, o comercial responsável pela venda da viatura, num tom pouco profissional, foi sempre vago, sem qualquer informação útil, dizendo que eu tinha de esperar porque o stand estava a ter muita procura e que estavam a vender muitas viaturas. Compreendemos o trabalho da empresa, assim como os atrasos que existem atualmente neste mercado de trabalho, porém todas as situações têm um limite. Por várias vezes ficaram de nos ligar para dar mais respostas e nunca o fizeram, tendo sempre de sermos nós a contactar novamente. A 21 de fevereiro de 2022, contactámos um número facultado pelo vendedor de outro funcionário da empresa e aí foi-nos dito que o carro estava com um problema no turbo e que uma peça ainda não tinha chegado e que iria tentar perceber o motivo do atraso. Mais uma vez ficámos à espera de um contacto por parte do stand e nada.Durante este processo, paguei duas mensalidades do carro e sem me entregarem a viatura. Como forma de minimizar a situação temporariamente, foi dito que me emprestariam um carro, equivalente ao carro que comprei. A 3 de março de 2022, dirigi-me com o meu pai ao stand de Escapães para trazer esse carro. O carro entregue não estava legal para circulação na via pública devido à falta de luzes e, posteriormente revelou ter uma fuga de óleo e o veículo ficou parado num local público por não ser possível circular. Depois de informar o stand da situação, acabei por ter de ser eu a ter de resolver o assunto com a seguradora para o carro não ser rebocado pela polícia, uma vez que o stand não demonstrou qualquer interesse em resolver a situação visto que o carro era deles. A viatura emprestada foi devolvida ao stand a 17 de março. Neste mesmo dia, a minha mãe recebeu um telefonema do vendedor, que voltou a dizer que o carro não seria entregue nesse fim de semana. De referir que o vendedor afirmou que “esta situação é um caso anormal”. Consecutivamente, de semana para semana, a entrega foi adiada, porque o carro nunca estava a 100%, segundo o vendedor. O adiamento da entrega, múltiplas vezes, fez-nos questionar o estado do carro. Vendem os carros sem assegurar na totalidade o estado dos mesmos?Outra situação a discutir, é o facto de que o vendedor informou nesse mesmo dia, 17 de março, por telefone, que me iriam compensar, depositando na conta dele o valor de duas mensalidades porque não estava a usufruir do carro e estava a pagá-lo. Foi apenas depositado o valor de uma mensalidade. No dia 1 de abril, fui contactado por uma colaboradora da empresa, e a entrega ficou agendada para 9 de abril. Primeiramente, esta empresa diz muita coisa, mas não deixa nada por escrito. No ato de entrega foi nos dito que já não me iriam pagar a segunda mensalidade como tinham dito, com o argumento de que a dedução dessa mensalidade se deu depois de o agendamento estar feito e como tal não a iriam pagar. Antes de mais, não compreendo o argumento, visto que independentemente da entrega estar agendada, só iriam entregar a viatura depois da mensalidade ser paga, porém, tenho provas de que a mensalidade me foi deduzida a 25 de fevereiro e ligaram-me, posteriormente, a 1 de abril. Em segundo lugar, quero deixar por escrito, que a viatura me ia ser entregue na mesma com todas as coisas que no ato da reserva foram vistas no carro e que iam ser retificadas da vossa parte. Isto inclui luz de matrícula em falta, o friso do vidro da frente descolado, uma peça solta na frente e até mesmo o símbolo da BMW na frente faltava. Símbolo que teve de ser retirado de outro carro para ser colocado no meu. Deduzimos que faça isto em cadeia já. Além disso, no papel da reserva diz que está incluído um voucher de férias e sensores de estacionamento. Nem uma coisa nem outra. No ato de entrega, a minha irmã falou com o vendedor, questionando como era possível quase três meses para entregar o carro e ele vir com tudo por retificar. O vendedor contactou a oficina, pediu desculpas, disse “ser inadmissível” e que “estas questões a ser retificadas constavam na folha de reserva”. Ainda tivemos de nos deslocar à oficina para retificarem estas situações, com a exceção do friso que por estar a chover o carro estar molhado, teriam de fazer posteriormente. Diria que erros acontecem, mas nesta situação foi demais. Tenho o carro, mas não está tudo resolvido.