Muito Boa Tarde,
Espero que esteja tudo bem.
A situação que irei expor tem como centro 2 pontos principais.
Foi me oferecido no dia 08/04/25 2 piriquitos machos (com base no conhecimento que consegui obter, cor da cera é como se distingue).
A 30/06/2025 quis adquirir mais 1 (preferencialmente fêmea).
Ao chegar á loja Kiwoko localizada no Centro Comercial UBBO, existía apenas 1 disponível e esse mesmo (pela minha análise) era macho também.
Acabei por ficar com ele pois não o conseguia deixar ali "sozinho". Fiquei também com uma outra ave* que estava na gaiola ao lado.
Pela positiva, fiquei bastante contente e "descansado" por existir todo um processo de contrato ao qual o cliente tem de assinar em que basicamente identifica tanto o vendedor, o comprador, a ave em questão e a respectiva transferência de responsabilidade.
Fiquei um bocado reticente e pensativo posteriormente devido ao facto de no ato da aquisição ninguém me ter questionado o básico e/ou demonstrado aquela preocupação relativamente ao animal no sentido de assegurarem que o mesmo será bem entregue.
Saberem se é a primeira vez que vou adquirir o animal X, se sei as noções básicas para lhe proporcionar o bem estar, sobre o habitat em si (neste caso gaiola, se já tenho, quais as dimensões mínimas ideais, sobre o que incluir na gaiola e respectiva distribuição e outros cuidados), sobre a alimentação, etc etc (ou seja simplesmente o básico que eu esperava ser o normal).
E mesmo sabendo que já tinha aves, não significa que tenha conhecimentos aprofundados de um avicultor, e na minha opinião a todos os clientes deveria ser dada a informação crucial de que ao adquirir uma ave para juntar na mesma gaiola com outras já presentes, "TEM DE SER FEITA UMA QUARENTENA INICIAL" (forma de chamar atenção a possíveis consumidores que lerem este texto.).
A dita quarentena serve basicamente para avaliar o estado saúde do animal para que caso tenha algum problema que possa transmitir/contagiar as outras aves (redução de risco independente da ave ter sido previamente desparasitada). Mas o motivo CRÍTICO é realmente no que toca ao processo de adaptação em primeiro lugar da própria ave e posteriormente as outras. Ir introduzindo gradualmente a ave as outras para se habituarem á presença. Caso se juntem logo, uma ave já estando stressada pela mudança loja/casa + presença de aves não conhecidas + as próprias aves perante uma ave estranha no "território", o resultado até pode positivo, mas as probabilidades de ocorrer um desfecho potencialmente fatal é elevado.
Nesse dia quem me atendeu disse que eles (loja) não conseguiam garantir qual o sexo dos animais pois quem os criou não lhes facultou essa informação. Disse me que se fosse sobre um peixe ai sim já tinha conhecimentos.
Informou me relativamente á 2 ave que naquela gaiola estavam de facto 2 espécies diferentes pois eram todos muito semelhantes e embora não parecesse, as outras aves eram canários (penas castanhas). A 2 ave* que levei pensei ser um diamante mandarim (pela info que estava exposta), a minha avó questionou sobre o preço ao qual foi dito que era o mesmo que o do piriquito.
Ao chegar a casa reparei uma diferença de preço sensivelmente de 2/3 euros, (parte culpa minha por não ter verificado 100% no ato da compra), mas deixei passar por ser irrisório o valor.
Dia 19/07/2025, desloquei me novamente á loja pois queria levar outro igual para serem pelos 2 da mesma espécie.
Nesse dia existia somente 2 aves dentro da gaiola e eu disse qual queria tendo feito o comentário de que eram espécies diferentes e que um deles era um canário embora fossem muito parecidos pois tinha me sido explicado na ida anterior.
Voltou a "não acontecer" o dito básico que referi anteriormente.
Ao tentarem tirar a *ave da gaiola foi feito o comentário (na brincadeira) sobre se fosse antes um peixe era mais fácil apanhar, que não levei a mal, mas que fiquei novamente com a ideia de que ninguém percebe de aves na loja.
Não referi nada sobre a situação anterior pois tenho essa dificuldade em "reclamar" quando as pessoas são muito simpáticas e educadas que foi o caso dos 2 colaboradores.
O meu pai tinha vindo comigo pois tinha de comprar comida para o cão e eu acabei por também levar outras coisas tendo sido ele a pagar.
A colaboradora teve dificuldade em encontrar em sistema a ave* com o número da anilha. Não dei muita importância até porque estava entusiasmado em levar outro pássaro e queria era chegar a casa.
Não obstante reparei que o meu pai tinha pedido uma caneta á senhora e apercebi-me depois que foi para abrir os furos na caixa para o animal respirar. Acredito que tenha sido por lapso, no entanto certos lapsos podem ter consequências graves.
Não vale a pena referir que voltei a cometer o mesmo erro e confiar que estava tudo 100% certo.
Desta vez ao remover o pássaro da caixa, olhei bem para um e para o outro várias vezes e fiquei incrédulo...eram pássaros completamente diferentes.... Tive culpa em parte pois deveria ter tirado uma foto da ave para comprar com as que lá estavam.
Ao verificar os documentos tive a surpresa em saber que desta vez a diferença de preço foi só quase o dobro (valor piriquito era 13.99€) isto porque para todos efeitos o que levei foi um canário....e isto que eu tinha até referido aquela história sobre que as aves eram parecidas e que basicamente não era um canário que queria...
Neste caso não me dei logo conta pois como comprei mais coisas e a comida de cão cujo valor não sabia. Também voltei a não ler todas as páginas do contrato.
A minha maior frustração não foi o preço mas sim o facto de que em vez de 1, fiquei com 2 aves de diferentes espécies "sozinhas" + os 3 piriquitos e estar a adquirir mais 2 aves (corretas) iria fazer o habitat mais pequeno, diminuindo o conforto de todas aves.
Eu que troquei a gaiola inicial onde estavam os 2 piriquitos (típica gaiola genérica pequena de 1 canário) por uma de 80x50x90cm (não ideal devido aos piriquitos voarem na horizontal em vez de vertical).
Por muito "grande" que possa ser, existe um limite.
Cheguei a ligar para vós DECO por ser subscritor para um melhor aconselhamento sobre quem e como contactar com o objetivo principal de proteção dos animais que possam ir para outras pessoas. Foi me indicado que teria de ser com a ASAE ao qual liguei de seguida e após ter ficado em espera +5min a chamada desligou se. Não cheguei a fazer o vosso questionário de final de chamada como indicado pelo IVR inicialmente, visto que a chamada não foi terminada/transferida pela colaboradora e como já estava alguns segundos de silêncio constrangedor acabei por ter de desligar.
As tantas acabei por desistir por pensar que iria ser tudo em vão e que infelizmente não posso mudar o mundo.
O que me motivou a escrever está exposição tanto tempo depois foi o simples facto de finalmente ter conseguido saber qual a espécie da 2 ave visto que no contrato está designado como espécie e raça: "PAJARO DIAMANTE MANDARIN CHLOEBIA GOLUDI"
E na verdade a ave é castanha tendo eu ficado na ignorância feito estúpid* á espera que as cores apareçam...
A ave que tenho afinal é em princípio "Lonchura striata domestica" graças a identificação por IA (Gemini)...
Qualquer tipo de animal, tem o mesmo valor, a mesma dignidade, os mesmos direitos, independentemente do seu valor comercial/espécie/tamanho, cão, gato, coelho, hamster, peixe, ave, etc...
Pelo qual o motivo desta minha exposição seja apenas para que as devidas diligências sejam tomadas para que não aconteçam mais situações assim e que exista um maior controle e bem estar dos animais. Devia ser obrigatório o conceito de:
Lojas recusarem clientes que demonstrem não proporcionar o bem estar do animal.
"A Kiwoko é a maior cadeia de lojas de animais na Península Ibérica.
Na Kiwoko somos especialistas em todo o tipo de animais. Temos as melhores ofertas e contamos com uma equipa de mais de 1.000 pessoas dedicadas a si e ao seu animal de estimação, seja de que espécie for."