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Impossibilidade de Acesso ao Portal

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. P.

Para: SNS 24

30/01/2020

Venho por este meio mostrar a minha indignação pelo facto de, a partir de 20 de maio de 2019, o Portal da Saúde apenas permitir o seu acesso através da Chave Móvel Digital. Apesar de concordar que a Autenticação.Gov através de cartão de cidadão ou Chave móvel digital é uma forma de autenticação substancialmente mais forte do que a autenticação através de password, devo relembrar que nem todos os cidadãos têm a possibilidade de ter cartão do cidadão (uma vez que têm Bilhete de Identidade Vitalício) nem chave móvel digital (uma vez que se tem de ter mais uma vez ou cartão do cidadão ou telemóvel).Vários portais governamentais aderiram, e bem, à autenticação com a chave móvel digital, dos quais são exemplo o Portal das Finanças ou da Segurança Social, no entanto, nenhum deles eliminou a hipótese da autenticação através de password, já para evitar que as pessoas fossem excluídas.

Mensagens (2)

J. P.

Para: SNS 24

21/02/2020

Caro Portal SNS, Embora concorde que as alterações efectuadas ao portal visem a segurança e protecção dos dados de saúde dos utentes, quando restringem o seu acesso apenas a pessoas que tenham cartão do cidadão ou chave móvel (que para sua obtenção é necessário ter cartão do cidadão ou telemóvel) estão a excluir parte dos utentes que, por terem bilhete de identidade vitalício, não justifica terem gastos na obtenção de um cartão do cidadão com validade e que, pela avançada idade, também não possuem telemóvel, remetendo essas mesmas pessoas para filas de espera em centros de saúde. Como já referi, tanto o Portal da Finanças como o Portal da Segurança Social, conseguiram ultrapassar essas questões através de envio de palavra pass via correio para os seus utentes, não compreendo portanto, porque é que o Portal da saúde não faz o mesmo, escolhendo assim deixar de parte a população que mais precisa de ter acesso ao seu portal.

SNS 24

Para: J. P.

21/02/2020

Exma SraIVONE ALVES PAULINOInformamos que todas as sugestões e comentários são importantes e consequentemente valorizados.Agradecemos o seu contacto e a exposição da sua situação. Foi superiormente dado conhecimento desta.Informamos que a Autenticação.Gov visa permitir aos cidadãos validar de forma mais segura a sua identidade, permitindo o acesso a informação existente em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas.A autenticação digital do cidadão para acesso ao Registo de Saúde Eletrónico Área do Cidadão, é assim realizada exclusivamente através da Chave Móvel Digital ou do Cartão de Cidadão.Esperamos continuar a servi-lo. Consulte o nosso site ou contacte-nos através do 808 24 24 24.Mais informamos que os cidadãos que não disponham destes meios de autenticação podem continuar a contactar o SNS 24 para efeitos de marcação de consultas no seu médico de família e para pedidos de isenção de taxas moderadoras por insuficiencia económica.Com os nossos melhores cumprimentosSejal RamgiSNS 24 - 808 24 24 24s:www.sns24.gov.pt/-----Mensagem original----- Condições gerais


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