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Ilegalidade diante da lei das garantias

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Zara

16/01/2018

Venho utilizar esse espaço para denunciar a empresa Zara. Comprei um casaco na loja do Forum Coimbra há 2 meses atras, e o casaco apresentou uma falha na costura, inclusive não somente no meu, mas no de um amigo também. Logo fomos atrás de pedir a substituição da peça, pois era claramente um defeito do produto.La, fomos informados que não poderia ser feito a substituição antes de mandar para costureira no mínimo 2x. Isso somente já vai de encontro ao artigo 4 da lei das garantias, impondo uma hierarquia ao cliente, que simplesmente não existe, o que é claríssimo no artigo da lei, ou em qualquer referencia ao determinado artigo. O próprio DECO cita esta informação. Negamos essa solução, pois precisaríamos do casaco, e não podíamos esperar 1 semana. Voltamos na loja pela segunda vez, mas com os papeis necessários, comprovando a lei. Repentinamente a atitude nos atendentes mudaram... e agora era possível se fazer a substituição. Porém só a de meu amigo, pois acabei por perder o talão fiscal.Acontece que a lei portuguesa-europeia não impõe a exclusividade do talão fiscal como único meio possível de comprovação de contrato. Pelo contrário. Pelo próprio talão multibanco isso é possível. Mas ao apresentar essa solução a loja, a loja simplesmente disse que isto não cabia a eles, e que a loja era soberana. Acabei tendo que resolver isso por um call center, e mesmo assim, negaram o direito. Tentei mandar um email, fui a outra loja, e nada.Ora, eles me oferecem um vale de compras de 47,90 Euros, o mesmo valor do meu casaco, e exigem que eu devolva o casaco, e mesmo assim dizem que não há provas que comprei este item? Que tamanho absurdo é este? Ofendendo a inteligência do cliente? O talão não é necessário para a manutenção, substituição, ou para receber um vale de compras.Mas imprescindível para reembolso total? Isto é logicamente sem sentido, e ilegal.Porém repito, venho usar este espaço como forma de denúncia do abuso e da ma fé da politica de garantia da Zara, pois a mesma de fato acredita que esta respaldada nas leis do consumidor português.Segue o email que recebi:Dear Vitor,Thank you for contacting Zara.Regarding your email and after taking into consideration all the details provided, we would like to inform you that our returns and exchanges policy complies with the legislation regarding consumer goods and associated guarantees. Bearing this in mind, please note that we are only able to issue a refund with the original receipt, which is the only valid proof of purchase as a bank statement does not identify the particular items that were bought.Therefore, we inform you that, if it is confirmed by our staff that your item has a manufacture defect, we can offer an exchange or a Voucher Receipt with the value of the coat after its first price cut. We hope you find this information clarifying. For any other queries, please visit the Contact section of our website.Regards,


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