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Hisense - Exaustor c/ defeito de fábrica

Em curso Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

E. A.

Para: Hisense

09/09/2025

Exmos. Senhores, A 11/08/2025 adquiri na Worten um exaustor da Hisense, o qual foi adquirido com garantia extra e serviço de montagem. A 20/08/2025 o exaustor foi instalado e foi detetado na colocação da última peça (vidro frontal) que a peça (no verso que fixa estava colada torta – com diferença de 1 cm) ou seja, claro e evidente defeito de fabrico. O Técnico comunicou de imediato à Empresa que presta serviço à Worten e posteriormente a situação foi comunicada à Worten. Atendendo ao facto de ser necessária somente a substituição do vidro, o Colaborador da Worten decidiu pedir a Assistência da Marca. Recebi nessa altura um email a solicitar fotos e alguns dados, tendo enviado tão breve quanto possível. A resposta da Hisense, não obstante das fotos remetidas, foi: “Boa tarde estimados, Após a revisão do seu caso, lamentamos informar que este tipo de dano não está coberto pela garantia, uma vez que não é um defeito de origem nem imputável à Hisense, pelo que não pode ser aceite na garantia do fabricante. Os defeitos de instalação não estão cobertos pela garantia do fabricante, o cliente terá de contactar diretamente o instalador. Atentamente,” Incrédula, contactei o Apoio ao Cliente e o Senhor disse que essa tinha sido a decisão do Supervisor. Voltei a enviar email a efetuar nova reclamação e a resposta foi idêntica: “Boa tarde estimados, Como indicado no email anterior: Esses danos não são de origem, não são imputáveis à Hisense. Não é possível admiti-los na garantia do fabricante. Terão de tratar da incidência com devoluções de logística, desde que a reclamação seja apresentada dentro do prazo e da forma adequados. Atentamente” Recordo que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 84/2021, que regula as garantias dos bens de consumo em Portugal, qualquer defeito de fabrico ou de conformidade que se manifeste nos primeiros 2 anos é da inteira responsabilidade do vendedor e do fabricante, sendo estes obrigados à reparação ou substituição gratuita. A tentativa de transferir a responsabilidade para o cliente constitui uma prática abusiva, passível de participação imediata à ASAE e ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Exijo, por isso, sem mais demoras, a substituição imediata do vidro defeituoso ou, em alternativa, a troca integral do exaustor por novo equipamento, com instalação incluída; O exaustor não é um LEGO que chegue a peças. O vidro é peça integrante do exaustor que, tem uma peça colada de fixação, que foi colocada de origem (e não pelo Técnico que a instalou) que está torta - quase 1 cm que, ao ser fixado fica torto. É muito fácil perceber e na realidade não consigo perceber como é que o Supervisor não tem essa capacidade de interpretação. Leva-me a concluir que não tem a mínima capacidade e conhecimentos para o cargo que desempenha. Infelizmente também tenho um frigorifico da mesma marca sendo que, garantidamente, NUNCA MAIS irei adquirir um eletrodoméstico desta marca. É inacreditável, diria surreal esta postura. Aguardo com a MÁXIMA URGÊNCIA resolução! Cumprimentos


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