Exmos. Senhores,
A 11/08/2025 adquiri na Worten um exaustor da Hisense, o qual foi adquirido com garantia extra e serviço de montagem.
A 20/08/2025 o exaustor foi instalado e foi detetado na colocação da última peça (vidro frontal) que a peça (no verso que fixa estava colada torta – com diferença de 1 cm) ou seja, claro e evidente defeito de fabrico.
O Técnico comunicou de imediato à Empresa que presta serviço à Worten e posteriormente a situação foi comunicada à Worten.
Atendendo ao facto de ser necessária somente a substituição do vidro, o Colaborador da Worten decidiu pedir a Assistência da Marca.
Recebi nessa altura um email a solicitar fotos e alguns dados, tendo enviado tão breve quanto possível.
A resposta da Hisense, não obstante das fotos remetidas, foi:
“Boa tarde estimados,
Após a revisão do seu caso, lamentamos informar que este tipo de dano não está coberto pela garantia, uma vez que não é um defeito de origem nem imputável à Hisense, pelo que não pode ser aceite na garantia do fabricante.
Os defeitos de instalação não estão cobertos pela garantia do fabricante, o cliente terá de contactar diretamente o instalador.
Atentamente,”
Incrédula, contactei o Apoio ao Cliente e o Senhor disse que essa tinha sido a decisão do Supervisor.
Voltei a enviar email a efetuar nova reclamação e a resposta foi idêntica:
“Boa tarde estimados,
Como indicado no email anterior:
Esses danos não são de origem, não são imputáveis à Hisense. Não é possível admiti-los na garantia do fabricante.
Terão de tratar da incidência com devoluções de logística, desde que a reclamação seja apresentada dentro do prazo e da forma adequados.
Atentamente”
Recordo que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 84/2021, que regula as garantias dos bens de consumo em Portugal, qualquer defeito de fabrico ou de conformidade que se manifeste nos primeiros 2 anos é da inteira responsabilidade do vendedor e do fabricante, sendo estes obrigados à reparação ou substituição gratuita. A tentativa de transferir a responsabilidade para o cliente constitui uma prática abusiva, passível de participação imediata à ASAE e ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Exijo, por isso, sem mais demoras, a substituição imediata do vidro defeituoso ou, em alternativa, a troca integral do exaustor por novo equipamento, com instalação incluída;
O exaustor não é um LEGO que chegue a peças. O vidro é peça integrante do exaustor que, tem uma peça colada de fixação, que foi colocada de origem (e não pelo Técnico que a instalou) que está torta - quase 1 cm que, ao ser fixado fica torto.
É muito fácil perceber e na realidade não consigo perceber como é que o Supervisor não tem essa capacidade de interpretação. Leva-me a concluir que não tem a mínima capacidade e conhecimentos para o cargo que desempenha. Infelizmente também tenho um frigorifico da mesma marca sendo que, garantidamente, NUNCA MAIS irei adquirir um eletrodoméstico desta marca. É inacreditável, diria surreal esta postura.
Aguardo com a MÁXIMA URGÊNCIA resolução!
Cumprimentos