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Gascan - Faturação abusiva

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Gascan-Gases Combustíveis, S.A.

20/03/2019

Exmos Senhores,Venho por este meio expor a situação relativa a picos de faturação por parte da Gascan, entre outubro e fevereiro, situação que se verifica há cerca de 4 anos. Anexo a última fatura recebida, de 2 meses (12/12/2018) a 11/02/2019), no valor de 246,40€. A fatura anterior havia sido de 224,05€. Nos últimos anos a situação verificou-se idêntica nestes meses. Em fevereiro reclamamos e pedimos inspeção ao local que não regista de situações anómalas no contador. No mês seguinte a fatura cai sempre para metade. Estranho os tão elevados montantes faturados numa habituação onde só residem 3 pessoas - 2 adultos e um bebé - e onde apenas o esquentador e bicos do fogão são a gás. Forno e aquecimentos são elétricos. Sendo que para cozinhar é utilizado um robot de cozinha, também ele elétrico, sendo pouco recorrente o uso ao fogão. Durante o dia não existe ninguém na habitação, sendo este consumo referente apenas a 3 banhos diários realizados ao fim do dia. Mais, como se podem justificar os picos tão elevados no consumo, se os residentes na habituação são os mesmos, sem quaisquer alterações no padrão de consumo?3 banhos diários, de 5, máximo de 10 minutos, representam um consumo de 120€ por mês? Porque razão a fatura baixa tão abruptamente no momento que solicitamos inspeção, conforme poderão notar no valor contabilizado durante o mês de fevereiro?Fiz comparação com mais de 20 habituações, com agregados familiares muito superiores, com aquecedores a gás e com membros da família permanentes na habitação ao longo do dia e em nenhum caso existem valores desta magnitude, pelo contrário, as faturas são no máximo metade do que aquelas que pago com a Gascan. Não havendo nenhuma alternativa de abastecimento na minha morada, parece óbvio onde estará o elo mais fraco. O cliente que não tem outro remédio senão pagar uma fatura, mesmo com a certeza de que os valores faturados são absolutamente impossíveis de ser reais, com as caracteristicas da habitação em causa. Contactei já por vezes a Gascan que não me consegue dar nenhuma justificação para estes valores. A contagem é feita no local de 2 em 2 meses, pelo que argumentam que é faturado o valor real do contador. Solicitei que me fosse enviado um relatório com consumos diários, situação que me informaram ser impossível de garantir. Gostaria de solicitar a vossa ajuda, de forma a perceber que possibilidades existem para averiguar o consumo e faturação praticados. Antecipadamente grata pela atenção disponibilizada. Patrícia Silva


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