Estamos tendo problemas com a CONFORAMA que se nega a prestar a garantia de um produto conforme descrição a seguir:1) Adquirimos na CONFORAMA de Olhão um sofá cama modelo EDISON LAB192N5S (fatura SAV 289091267 em nome de minha esposa Sidinéia Siqueira)2) em 16/08/2019 o sofá cama foi entregue e montado3) Só utilizamos o sofá cama (como cama) uma única vez! No restante do tempo, utilizamos normalmente como sofá4) Em 26/03/2020, minha esposa (Sidinéia Siqueira) percebeu que um dos pés (dianteiro esquerdo), estava inclinando percebia-se que algo errado acontecia com o sofá cama. De lá pra cá, o problema só piorou, e hoje temos que por calços sob o sofá para podermos utilizá-lo. Em virtude do Covid 19, todas as lojas físicas estavam fechadas, então procurando no site da Empresa, este aconselhava que entrasse em contato com o número 707 015 038. Tentou-se inúmeras vezes sem sucesso, pois ninguém atende, é um desrespeito total, ficamos mais de 15 minutos até a ligação ir abaixo e ninguém atendia5) No dia 22/05/2020 algumas lojas da CONFORAMA abriram, entre elas a de Guia (Albufeira), fui até lá para tentar resolver. Lá chegando, num primeiro momento, informaram-me que não seria possível fazer tal reclamação do produto na loja e que eu teria que ligar para o telefone 707 015 038. Expliquei à funcionária que me atendeu que era impossível fazer tal solicitação/reclamação, pois o telefone não atendia. Ela insistiu que não poderia fazer nada! Insisti para que ela falasse com seu chefe ou gerente, e que eu NÃO SAIRIA DA LOJA SEM SOLUÇÃO. Inclusive, pedi a funcionária que ela mesmo tentasse ali na minha frente contato com o telefone 707 015 038 para ela perceber que era impossível. Neste momento a funcionária pegou o telefone, ligou para alguém e depois de uma conversa de aproximadamente 5 minutos, autorizou receber minha reclamação. Expliquei-lhe o ocorrido ela tirou cópia da fatura e do modelo do sofá (inclusive marcando o pé defeituoso), e disse que em breve alguém do setor responsável entraria em contato comigo. Eu questionei em breve quer dizer quanto tempo? Ela disse no máximo 48 horas. Todavia, somente no dia 04/06/2020, ou seja 13 dias após, foi que a Empresa lSMS, informando que viria um técnico para avaliar e tirar fotos do sofá para dar um laudo do problema6) no dia 04/06/2020, um senhor de nome Marco, que presta serviço à CONFORAMA, veio em nossa residência, tirou fotos, e constatou que o sofá realmente não tem reparo. Nas palavras dele partiu e que o relatório que ele entregaria para CONFORAMA, seria para substituição do sofá minha esposa questionou se poderia trocar por outro modelo, visto que este apresentou-se muito frágil, então o prestador disse que provavelmente a CONFORAMA, poderia trocar por outro modelo (ainda que o outro fosse de valor mais elevado, o que certamente arcaríamos com a diferença)7) Eis que ai é que começam de fato os grandes problemas.Para melhor entendimento, segue ipsis litteris as trocas de mensagens. No dia 07/06/2020, recebemos um outro email com o seguinte teor: - Conforama Olhao [olhao@conforama.pt], 7 de jun. 10:31 (há 1 dia)Bom dia,Vimos por este meio informar que após análise das fotos recebidas pela equipa que esteve em sua casa,verificámos que o dano apresentado não é abrangido pela garantia.Danos físicos causados após a entrega do artigo, não são abrangidos.O sofá está partido entre a base e o braço dirt não tinha itequeta.8) Nossa resposta ao email: Bom dia.Se não cobrem danos físicos, que tipo de danos a garantia cobre? Não percebo esta garantia. Aguardo mais explicações.9) Segue resposta da Empresa: - A garantia apenas pode ser acionada em casos que se verifique que se trata de um defeito de fabrico.O artigo foi entregue por nós a 16-08-2019, e não foi relatado qualquer defeito ou dano aquando da entrega, o que indica que o sofá foi entregue em condições adequadas10) nossa contra resposta: -Evidente, com defeito aparente eu não receberia! O defeito foi interno, a madeira partiu. E pra que serve uma garantia, se não pra cobrir os defeitos durante o período que esta cobre??? 11) Moramos em Albufeira, e, vendo que de pouco adiantaria a troca de email1s, resolvemos dirigir 100km (50km de ida e 50km de volta) até a loja de Olhão para tentarmos uma solução pessoalmente12) Chegando por lá, fomos atendido por uma funcionária, que após fazer umas ligações, pediu-nos que fossemos ao armazém ali próximo, pois era lá que a situação deveria ser resolvida13) No armazém, fomos atendidos por um Sr. de Nome Bruno (receção do Armazén), que já sabia do caso. Argumentamos sem sucesso, pois o Sr. Bruno, esquivava-se de nos apresentar motivos plausíveis da negativa da cobertura do bem.14) Ora, o sofá cama foi adquirido em 14/08/2019, tendo o produto 2 anos de garantia, foi usado como cama somente em única oportunidade, em março de 2020 começou a apresentar defeitos. Vejamos, o produto tem 2 anos de garantia. 7 (sete) meses após a compra apresenta defeito (vício oculto), e a Empresa se nega a reparar ou trocar o produto?15) Não é RAZOÁVEL que um produto com 2 anos garantia, no seu 7.º mês apresente vício oculto de fabrico, e que o consumidor hiposuficiente da relação tenha seu direito cerceado pela Empresa16) O sofá cama é utilizado tão somente para sentar, e qual é a finalidade de um sofá senão sentarmos nele?17) O consumidor adquire um bem, 2 anos de garantia, e a Empresa se exime da responsabilidade?18) Furta-se a CONFORAMA de puxar para sí a responsabilidade de reparar ou substituir o bem19) As alegações são fúteis e superficiais! Relembremos as respostas recebidas da CONFORAMA:* A garantia não cobre danos físicos? então o que cobrirá?* O sofá foi entregue em condições! Óbvio que o produto foi entregue em condições, quem em sã consciência receberia um produto sem codições? A garantia é justamente para assegurar ao consumidor que o produto seja reparado ou trocado?