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Garantia / Encomenda - ausencia de resposta e prazo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

E. V.

Para: SEAT PORTUGAL

03/06/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente a uma situação ocorrida com o meu veículo SEAT Arona 1.0 TSI FR DSG, adquirido novo (0 km) no dia 10/05/2025 na concessionária SEAT – Carby Avintes (Tv. Emigrantes 133, Avintes). No dia 29/05/2025, com apenas cerca de 1.300 km percorridos, o meu marido conduzia o veículo na autoestrada A1 quando surgiu no painel de bordo um alerta de baixa pressão no pneu dianteiro direito. Após cerca de 1 km, decidiu parar na berma para verificar a situação, constatando que o pneu se encontrava completamente vazio. Procedeu então à substituição pelo pneu suplente. No dia seguinte, 30/05, dirigimo-nos a uma borracharia próxima da nossa residência apenas com o intuito de confirmar se existia um furo e se o mesmo seria passível de reparação, uma vez que não residimos perto da concessionária onde foi adquirido o veículo. Para nossa surpresa, ao desmontar o pneu, o profissional constatou que este se encontrava completamente desfeito por dentro, num estado que não corresponde ao uso normal de um veículo com tão poucos quilómetros. Em anexo as imagens que comprovam a gravidade da situação. Dado o estado do pneu, decidimos imediatamente deslocar-nos até à concessionária, percorrendo mais de 20 km com o pneu suplente, a fim de resolver a situação o mais rapidamente possível e de forma oficial. No local, foi-nos informado que o pneu seria enviado para análise do fabricante e que, enquanto isso, teríamos de adquirir um novo pneu, o que consideramos completamente inaceitável, tratando-se de um veículo com menos de um mês de uso. Apesar da nossa insatisfação, acabámos por proceder à compra do pneu com a promessa de que o mesmo estaria disponível até ao dia 03/06. Contudo, hoje, ao contactarmos a concessionária, informaram-nos que não sabem quando o pneu irá chegar, tampouco nos deram qualquer resposta da análise do fabricante. É inadmissível que um veículo novo, com menos de 30 dias e menos de 2.000 km, apresente este tipo de problema e que os consumidores fiquem desprotegidos, sem uma resposta clara ou resolução. Este contratempo tem causado transtornos consideráveis, especialmente porque dependemos do veículo para deslocações diárias de trabalho. Assim, venho solicitar: - Quando de fato o pneu vai chegar? lembrando que já estou sem utilizar o veículo desde o dia 30/05 pois estamos evitando conduzir com o pneu suplente. - Qual a resposta do fabricante? Fico no aguardo, o mais breve possível. Eduarda Veronez


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