Assunto: Furto de Bagagem - Pedido de ReembolsoExmos/as. Senhores/as,Após ter já, há quase 2 meses, efetuado uma reclamação diretamente à empresa RNE e, até ao momento, existir uma total ausência de resposta ou preocupação face à resolução da minha situação, recorro a esta plataforma com o intuito de me fazer ouvir e finalmente, obter uma resolução para o meu problema.Serve assim, a presente reclamação para efetuar queixa do furto de bagagem no passado dia 26 de novembro de 2023, na estação de Oriente pelas 20h30, à responsabilidade da Rede Nacional de Expressos, aquando da chegada do autocarro Nº 53 com trajeto Arcos de Valdevez – Lisboa Oriente. Assim, aquando da chegada do autocarro à estação de Oriente, entre os minutos necessários da minha saída do autocarro (sendo que estava lotado de passageiros, e eu me encontrava no lugar nº 45 o que dificultou a minha saída), e a minha chegada ao porta-bagagens, a minha bagagem havia desaparecido. Avisei de imediato o Motorista que, além de não demonstrar preocupação relativamente ao ocorrido, referiu que o cuidado com as bagagens colocadas no porta-bagagens dos autocarros eram da responsabilidade dos passageiros, exonerando-se do dever de zelar pelos bens transportados aquando da chegada do autocarro à estação uma vez que, abriu os porta-bagagens de forma leviana antes de todos os passageiros terem conseguido sair do autocarro! De frisar que, a bagagem foi, claramente, roubada e não trocada (suspeita inicial por parte do Motorista), visto que não se encontrava nenhuma bagagem restante no interior do porta-bagagens, o que seria de esperar caso alguém tivesse, por engano, trocado as bagagens. Efetuei queixa por furto no Departamento Policial presente em Gare do Oriente e demonstrei o meu total descontentamento pelo ocorrido. A bagagem furtada era uma mala de viagem preta com rodas, com peso a rondar os 20 kg, e que continha bens pessoais que, não sendo extremamente valiosos, não são passíveis de substituição. Dada a gravidade da situação, tendo em conta que infelizmente tem sido recorrente (mediante as informações prestadas pelos Agentes Policiais e pelas imensas queixas já existentes) e que, o roubo se deveu não a um acaso ou acidente, mas sim a irresponsabilidade e falha humana de quem deveria zelar pelos bens transportados, peço o reembolso/compensação financeira pela bagagem furtada. De referir ainda, a minha insatisfação e consequente, reclamação mediante a lamentável situação da cobrança de valor monetário (1€) pelo uso do wc presente nos autocarros. Aquando da compra de bilhetes de viagem na RNE, os passageiros possuem o direito da utilização do wc sendo que, o ato de cobrança monetária pela sua utilização demonstra uma conduta totalmente contestável e, quiçá, punível por Lei.Face às reclamações descritas e, reiterando a sua gravidade, peço a sua resolução o mais rapidamente possível.Grata pela atenção prestada ao meu caso.Esperando uma célere resolução, apresento os meus cumprimentos,Cristina Xavier