No passado dia 28 de dezembro de 2025, efetuei uma encomenda junto da Temu no valor de 71.66€.
Em 13.01.26, recebi um e-mail com o seguinte teor: "Informamos que não foi possível entregar a sua encomenda número CNPRT44104441234004142259 após várias tentativas. Caso não seja possível realizar a entrega, o pacote será devolvido ao remetente. Sugerimos que entre em contacto com o vendedor para obter mais informações.".
Sucede que é manifestamente FALSO que tenha existido qualquer tentativa de entrega, uma vez que:
Não recebi nenhum sms, chamada ou e-mail a este propósito.
Não se deslocou nenhum entregador à minha morada.
Nunca se estabeleceu qualquer contacto relativo a esta entrega.
Ainda assim, fiquei sem os artigos pagos, extraviados pela transportadora EcoScooting, encarregue pela Temu de efetuar a entrega.
A transportadora garante que não efetuará qualquer tentativa de entrega e que alegadamente devolveu a encomenda ao remetente.
Tratando-se de uma apropriação intencional e ilegal da encomenda que me pertence (e não à pessoa que a desviou) perpetrada consciente e intencionalmente pelo funcionário da EcoScooting estamos perante um furto, tal como previsto no Código Penal português, motivo pelo qual exijo a entrega expedita da encomenda ou o pagamento do valor monetário da mesma, correspondente ao valor dos artigos furtados.
O remetente (Temu) não assume a responsabilidade, nem pelo atraso nem pela não entrega, uma vez que é patente o incumprimento da EcoScooting e o furto dos artigos remetidos pela mesma.
Aguardo feedback expedito, sob pena de avançar com a questão nos meios judiciais competentes.