Venho por este meio comunicar a V. Exas o seguinte:Solicitei o orçamento no IKEA de Alfragide para a compra de bancada inferior para uma cozinha, assim como para a respectiva montagem e remoção da existente.Enviei fotos da bancada existente na cozinha a um colaborador para melhor visualização.Paguei o serviço do técnico, para ir ao local verificar as medidas, no valor de 50,00€.Após a visita do técnico ao local, contactei-o e ele indicou-me que recusa fazer a montagem da cozinha e a remoção da existente, porque a bancada existente está assente num degrau e porque o tampo de bancada tem azulejos. E que só poderá montar a cozinha se eu demolir o degrau e retirar o tampo de bancada. Que é uma obra de avultado valor, com o qual eu não esperava.O IKE não indica nem informa em lado nenhum sobre as condições para montagem e remoção de cozinhas, que não pode haver degraus ou tem de ter uma profundidade livre de 62 cm, ou que o tampo não pode ter azulejos colados, mesmo depois de eu ter enviado várias fotos da cozinha. Se me tivessem informado da profundidade de 62 cm necessária para os móveis do KEA, eu próprio media a profundidade, pois segundo o técnico tem 60 cm, que são as medidas exactas dos móveis do IKEA, e assim, obviamente recusaria a ida do técnico ao local.Antes da deslocação do técnico do IKEA e aquando da planificação da cozinha eu enviei ao colaborador do IKEA fotos que mostram com clareza os moldes da cozinha existente (que tem um degrau onde estão assentes os móveis existentes e azulejos no tampo) e nunca fui alertado de nada. Obviamente se tivesse sido alertado não solicitava os serviços, pois iria perceber que não reunia as condições exigidas, além de ficar uma cozinha bem mais cara (devido às avultadas obras que o IKEA exige que eu faça) que a concorrente directa e que já lá foi medir e nunca impôs condições e aceitava montar a cozinha.Obviamente pelas fotografias que enviei o colaborador do IKEA não se pode saber a profundidade, mas bastava perguntar-me aquando da elaboração do orçamento da cozinha, pois o degrau é perfeitamente visível, mas que nunca aconteceu nem fui alertado para tal facto, que era a obrigação do IKEA.Sendo a profundidade do degrau de 60 cm e os móveis do IKEA também de 60 cm, era suposto encaixarem-se na perfeição (pensei eu), no site do IKEA nem em qualquer informação nem nas condições de montagem de cozinhas, indicam que tem de haver pelo menos uma profundidade de 62 cm, portanto o IKEA está a omitir informação. Também não fui alertado e que em nenhuma informação do IKEA nem nas condições de montagem de cozinhas, é indicado que não retiram tampos de bancada com azulejo. Que está perfeitamente clara nas fotos, pois basta ver que são os mesmo que estão aplicados na parede.Considerando que nunca fui alertado sobre as condições em que se deve encontrar a cozinha para procederam à instalação de uma nova, mesmo depois de terem conhecimento através das fotos, apresentei reclamação e exigi a devolução dos 50,00€ que paguei da ida do técnico, pois indicaram-me que iria ser descontado no valor da cozinha que se recusam a montar.Esta foi a resposta do IKEA: “Concluímos assim que o processo foi conduzido segundo as normas e procedimentos IKEA não havendo lugar a reembolso do serviço que foi prestado.”