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Fraude

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. M.

Para: IBERDROLA

17/12/2021

A minha avó de 85 anos foi abordada no dia 16/12/2021, por dois senhores que diziam ser da EDP. Telefonou-me para eu falar com o Sr, e perante a conversa decidi sair do trabalho e ir a casa dela falar pessoalmente com os técnicos em questão. Verifico que os senhores estão identificados com o cartão da Iberdrola, mas alegam que estavam ao serviço da EDP, porque a Iberdrola tem uma parceria com a EDP, e no âmbito de uma visita técnica não agendada solicitaram para ver uma fatura da EDP Comercial referente à habitação. Viram a fatura, da qual devem ter tirado fotografia sem permissão e disseram que não estava conforme, porque a emissão de CO2 não era 0. Disseram também que devido à 5ª vaga da Covid, estavam a visitar os clientes de forma a poderem tratar do desconto obrigatório de reformado, sem se deslocarem à EDP. Relativamente à fatura da EDP da minha avó, verifiquei que tinha serviços desnecessários e estes senhores alegaram que iam cancelar os serviços, porque mais uma vez, saliento, alegaram que estavam ao serviço da EDP. Questionei ao técnico se a fatura ia continua a ser da EDP e garantiu que sim. Confiando sempre da veracidade da informação, e que ia permanecer na EDP, autorizei a minha avó a assinar um panfleto que deram e o nome num tablet. Confirmou ainda as informações pretendidas por telefone com o senhor a dizer qual tinham de ser as respostas. Ao final da tarde verifiquei pela internet que era uma fraude, que este esquema é utilizado pela Iberdrola, na finalidade de roubar clientes à EDP e fazerem assinar contratos que não vêm e não pretendem. Liguei hoje para a Iberdrola a solicitar o cancelamento do contrato, tive de o fazer como se fosse a minha avó a falar, porque só aceitariam se fosse pelo próprio. Falamos de uma pessoa de 85 anos!! Solicitei que enviassem comprovativo do cancelamento do contrato para o email e disseram que não o fariam. Não temos garantias que o tenham mesmo cancelado. Esta situação não pode e não deve sair impune, causa imensos transtornos. A minha avó é uma pessoa com 85 anos, com dificuldade de locomoção e eu sou trabalhadora e não posso andar a resolver problemas causados por mentiras de terceiros, que se aproveitam de pessoas mais vulneráveis para seu próprio benefício. Saliento ainda que para efetuarem o contrato, tiraram fotografia à fatura da EDP sem o consentimento do titular, de forma a conseguirem os dados necessários, nomeadamente o NIF, nome completo e afins.Considero esta situação de uma gravidade extrema, trata-se de fraude e não pode nem deve sair impune

Mensagens (2)

IBERDROLA

Para: L. M.

17/12/2021

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt.Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 808 50 20 50comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: L. M.

20/12/2021

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Vimos por este meio informar que de acordo com a receção do pedido de Livre Resolução associado ao Número de Contribuinte (NIF) 118300024, confirmamos a anulação do(s) contrato(s) realizado(s) com a Iberdrola.Desde já agradecemos a sua compreensão face ao atraso na resposta ao seu email, informamos que estamos empenhados em melhorar esta situação com a maior brevidade possível.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt


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