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Fraude por parte da booking e o alojamento sobeny | ny medical and business 30 day rentals

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. F.

Para: Booking

30/05/2022

No passado dia 31-08-2021, realizei uma reserva de um apartamento para os dias 6 a 11 de Dezembro de 2021, no site Booking.com. Concluí a reserva com o pagamento do montante total da mesma, mas com a condição explícita de cancelamento gratuito até dia 4 de Dezembro de 2021, inclusive.À data da reserva, a cotação do apartamento em causa era soberba, cerca de 9/10. E ao ler, cuidadosamente, a lista dos comentários, os mesmos referiam elogios ou críticas triviais, como pouco papel higiénico.No dia 4 de Dezembro de 2021, por curiosidade, consultei novamente a reserva e reparei que os comentários dos meses entre a data minha reserva e data desta consulta, cotavam o apartamento na pior cotação possível, cerca de 1/10, apontando críticas graves como, localização diferente da alagada, higiene muito pobre, responsável do apartamento despreocupado e pouco responsivo. Posto isto, imediatamente cancelei a minha reserva, uma vez que, ainda me encontrava dentro do período onde visava o cancelamento gratuito da minha reserva.Usufruindo desta condição, que era um direito meu, o alojamento teria 30 dias para efetuar o reembolso da quantia paga correspondente à reserva supracitada.Prontamente, e uma vez que a minha viagem ao destino da primeira reserva se mantinha, reservei e peguei uma outra opção para ficar alojado, confiando na plataforma Booking e nas suas políticas de reembolso, quando explícitas.No dia 27/12/2021, recebi um email do alojamento reservado a 31/08/2021 a dizer que o reembolso tinha sido efetuado. Não estranhei a quantia em causa ainda não se encontrar na minha conta, pois tratava-se duma entidade de um outro país, de um outro continente.Esperados os dias necessários, e mais alguns, para ver na minha conta a quantia que tinha visto ser confirmada como reembolsada, é com muito desagrado que reparo que a mesma não está lá e que, falando com o meu banco, confirmo nem sequer ter sido intencionada a transferência referida.Recorro então à plataforma Booking.com, no final do passado mês de janeiro, para expor a situação e esperando que, sendo uma entidade de referência na área, prontamente defende-se os direitos dos seus consumidores. Logo neste primeiro contato com o apoio ao cliente da Booking, foi me pedido um comprovativo do pagamento, sem explicitar as suas nuances. Enviei portanto o meu extrato bancário da data da reserva inicial, assim como os dados da reserva. Como no extrato não vinha descrito o nome do alojamento em questão, o Booking informou-me que não seria válido para proceder com o processo. Então, recorri ao meu banco e pedi um comprovativo de pagamento, pelo que, me enviaram o modelo CT54 (documento detalhado com a transferência do valor em dólares e euros que fiz para o alojamento).Sendo este o tipo de documento sempre solicitado para situação similares, incluindo as que envolvem as autoridades, como a polícia judiciária, esperei que desta feita era só esperar pelo o reembolso. O que a Booking.com confirmou e referiu reembolsar-me em 15 dias úteis. Não se confirmou e durante vários meses, ligava para o atendimento ao cliente ao fim de cada período de 15 dias úteis e abordavam sempre a minha situação com uma ligeireza e despreocupação e pediam me para aguardar mais 15 dias úteis.Ao fim de algumas destas chamadas e quando o meu tom passou de confiante a preocupado e revoltado, um assistente do apoio ao cliente atentamente ouviu e pediu-me que desta vez aguarda-se 30 dias úteis para que a responsabilidade do reembolso passasse agora para o Booking.com (pelos vistos até agora, era ainda do alojamento em questão). Pacientemente, aguardei os 30 dias úteis, perfazendo já os 5 meses desde do início da primeira solicitação de apoio ao cliente e para mais espanto, ao fim deste desagradável tempo de espera, de inúmeras chamadas a confirmar a validação da minha reclamação e reembolso associado à mesma, dizem-me que o meu documento, com origem no banco e para fins como o aqui em questão, não é válido para o Booking.com!!!É assim evidente, que esta plataforma com uma dimensão que se devia acompanhar de seriedade, está arrastar um reembolso duma quantidade considerável e a colocar em causa todos os valores que deveriam primar nas suas ações.


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