Venho por este meio comunicar que no passado dia 29/06/2019, quando ia apanhar o avião de regresso de Ponta Delgada para Lisboa através da Ryanair, fui vítima de um esquema enganoso por parte dessa mesma companhia. Para fazer o check-in online, foi-me informado, através do site oficial e da aplicação da Ryanair, que o mesmo teria de ser feito até 2 horas antes do voo, caso contrário, teria de ser feito no balcão do aeroporto com uma taxa adicional de 55 euros. Mas, quando nos passos seguintes do check-in online, a companhia sugere a reserva do assento mediante também um custo adicional, existe a possibilidade de marcar a opção de atribuir o lugar aleatóriamente para quem não quiser pagar essa taxa. o Problema é que se for seleccionada essa opção, só permitem fazer o check-in a partir de 2 horas antes do voo. Como é que se tem de fazer um check-in até 2 horas antes do voo, mas afinal, se não pagarmos para ter um lugar reservado, só podemos fazê-lo a partir de 2 horas antes do voo? Contraditório e enganoso, uma forma de tentar enganar os clientes e fazer de tudo para que estes sejam obrigados a pagar valores adicionais de uma forma ou de outra. No entanto, no voo de ida correu tudo normalmente. o Problema começou na altura do voo de regresso, pois neste caso eu era mesmo obrigado a apanhar o avião para regressar a casa, sendo que se tivesse acontecido algum problema no primeiro voo, eu teria imediatamente feito o cancelamento e pedido a indeminização. Quando tento seguir os mesmos passos que segui no check-in online do primeiro voo, ou seja, fazê-lo apenas a partir de 2 horas antes do voo caso não quisesse pagar mais para reservar um lugar, a aplicação informa-me que o check-in online está encerrado e que me deverei dirigir ao balcão do aeroporto para fazer o mesmo. Chegando ao aeroporto, dirijo-me ao balcão para fazer o check-in, e não é que para meu espanto me dizem que têm de me cobrar uma taxa de 55 euros para efectuar o mesmo. Após ter, obviamente reclamado, direccionaram-me para o balcão de informação da Rynair, pelo que expliquei novamente sucedido, mas mais uma vez sem efeito. As funcionárias, apesar de nunca mal educadas, diziam-me que não podiam fazer nada por mim, e que só mesmo mediante o pagamento dos 55 euros podiam concluir o check-in. Mesmo quando eu insistia para me chamarem algum superior que me pudesse resolver a situação, diziam que não havia ninguém que pudessem chamar. Obviamente que fui obrigado a pagar a tal taxa adicional, pois o meu voo iria partir dali a 30 minutos, mas deixei uma queixa no livro de reclamações. No entanto, achei mais efectivo queixar-me também através da DECO, pois acho que estes esquemas enganosos têm mesmo de ser observados para evitar que mais clientes caiam no mesmo. Excusado será dizer que nunca mais irei viajar através da Ryanair, companhia que para mim atingiu um nível de degredo inexplicável, chegando ao fundo de tal maneira, que tem que recorrer a estas fraudes para tentar roubar o máximo de dinheiro aos clientes. Espero sinceramente que este problema seja supervisionado e resolvido de uma vez por todas. Ryanair nunca mais!