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Fraude digital – Débito não autorizado superior a 1000 € (Novo Banco)

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Conta Bancária

Reclamação

R. M.

Para: Novo Banco

15/11/2025

Venho por este meio solicitar a intervenção da DECO PROTESTE devido a uma fraude digital ocorrida em 14/11/2025, que resultou num débito não autorizado superior a 1000 € na minha conta do Novo Banco. Fui induzido por um link falso da transportadora “DPD”, onde paguei apenas 1,27 €, mas logo a seguir foi efetuado um débito muito superior, totalmente não autorizado e sem qualquer confirmação do valor na aplicação do banco. De imediato: • Dirigi-me presencialmente ao Novo Banco (Coimbra – Fernão de Magalhães); • Registei queixa-crime na Polícia Judiciária de Coimbra; • Preenchi o Livro de Reclamações Eletrónico; • Efetuei reclamação no Portal do Banco de Portugal; • Contactei telefonicamente o Novo Banco. Apesar disso, o banco afirmou que “não se enquadra em phishing” e que só posso contestar após a liquidação do valor, que ainda se encontra cativo/em processamento. Isto é inaceitável, visto que se trata claramente de uma operação não autorizada, abrangida pelo Regime dos Serviços de Pagamento, que obriga o banco a ressarcir o cliente em casos de fraude. Peço a intervenção da DECO para: 1. Obrigar o banco a reconhecer a operação como fraude; 2. Garantir a abertura imediata do processo de contestação/chargeback; 3. Assegurar o reembolso integral do valor debitado indevidamente; 4. Registar formalmente a má atuação e a falta de apoio inicial por parte do banco. Toda a documentação (prints, comprovativos, queixa-crime, registos) encontra-se disponível para envio. Agradeço urgência na análise, dada a gravidade da situação e o alto risco financeiro. Com os melhores cumprimentos, Jefferson De Souza França Marques


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