back

Fitness UP - Pedido de devolução de valores indevidamente cobrados

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. R.

Para: Fitness UP

11/01/2026

Quando soube que o Fitness Up abriu em Marco de Canaveses, forneci o meu número de telemóvel para que me ligassem com vista a obter mais informações sobre as condições de adesão. Fui abordado dias depois, no dia 5 de dezembro, onde fui informado dos termos do contrato e efetuei o pagamento da taxa de inscrição, sem ter, contudo, assinado contrato posteriormente. Um dos aspetos que mais me interessou foi a avaliação física e nutricional presencial, no entanto, considero que esta cláusula não me foi bem comunicada, e vou explicar porquê: no dia 9 de dezembro, fui notificado via Whatsapp, pela Nutricionista Madalena Gorjão-Henriques, de que tinha uma avaliação nutricional agendada para o dia seguinte, às 14:30, em Picoas, Lisboa. Eu tinha ficado com a ideia de que o Fitness Up do Marco garantia este serviço de acompanhamento e de que, ao efetuar a minha inscrição, o meu ginásio seria o do Marco, e não o de Picoas. A pessoa com quem falei ao telemóvel relativamente aos termos do contrato não me deu a entender o contrário. Tendo em conta a minha residência e situação profissional, não tenho meios nem disponibilidade de frequentar um ginásio em Picoas. Pedi a restituição do valor que paguei pela taxa de inscrição (€32,50), visto não ter interesse em contratar nessas condições, mas a única resposta que obtive foi se teria interesse em transferir de clube, resposta que considero ser insatisfatória tendo em conta o conteúdo da minha reclamação. Já no passado dia 9 de janeiro, venho a descobrir que €17,60 foram debitados da minha conta, pela entidade "Seculos Esbeltos, Lda", apesar de eu não ter assinado nenhum contrato. Não consenti a que este valor fosse retirado da minha conta. Uma chamada telefónica, durante a qual efetuei o pagamento da taxa de inscrição, não é o mesmo do que assinar um contrato, razão pela qual entendo que este débito é inaceitável. Considero que, no meu caso, foram violados os deveres de informação e comunicação associados aos contratos de adesão e que há aqui uma clara violação do dever de boa fé contratual por parte da Fitness Up.

Mensagens (2)

Fitness UP

Para: C. R.

19/01/2026

Boa tarde Carlos Acusamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa atenta análise. Informamos que a mesma será prontamente reportada junto da equipa da unidade Fitness UP Picoas, com o objetivo de que todas as questões por si abordadas sejam devidamente verificadas e analisadas com a atenção e rigor que a situação requer. Cumpre-nos sublinhar que, caso seja verificada alguma irregularidade ou anomalia relativamente à sua adesão, utilização de serviços ou cobrança de valores, e se se apure que existe algum montante a ser reembolsado, o mesmo será integralmente processado e devolvido de acordo com os procedimentos internos da empresa e em conformidade com a legislação aplicável. Reiteramos o nosso compromisso em assegurar a transparência, a correção e a legalidade de todos os procedimentos praticados, bem como em garantir que todas as situações reportadas pelos nossos sócios sejam tratadas de forma célere e adequada. Permanecemos, assim, à sua disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que considere necessários durante o processo de análise da sua comunicação. UP Cumprimentos, JOANA GOMES DEP. APOIO AO CLIENTEDOS MELHORES CLUBES DO MUNDO T. 252 023 493* *Custo de uma chamada para a rede fixa nacional Ajude a proteger o ambiente, não imprima sem que seja realmente necessário. AVISO DECONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem de correio eletrónicoe qualquer dos seus ficheiros anexos, caso existam, são confidenciais e destinados apenas à(s) pessoa(s) ou entidade(s) acima referida(s), podendo conter informação confidencial, privilegiada, a qual não deverá ser divulgada, copiada, gravada ou distribuída nos termos da lei vigente. Se não é o destinatário da mensagem, ou se ela lhe foi enviada por engano, agradecemos que não faça uso ou divulgação da mesma. A distribuição ou utilização da informação nela contida é VEDADA. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor avise-nos de imediato, por correio eletrónico, para o endereço acima e apague este e-mail do seu sistema. Obrigado. escreveu (domingo, 11/01/2026 à(s) 20:00):

Fitness UP

Para: C. R.

26/01/2026

Bom dia Carlos, Acusamos a recepção da sua comunicação à qual demos a melhor atenção. Pedimos desculpas por tanto transtorno e mal entendido, mas tendo em conta que após se inscrever em um dos nossos clubes (há exceção dos clube com Piscina: Ovar, Valongo e Constituição, que apenas permitem o acesso aos mesmos mediante o plano (UP PISCINA LIVRE) poderá frequentar qualquer um dos restantes do grupo sem que seja necessário transferir a sua ficha. Mas, entretanto, precisamos da indicação do Carlos sobre se pretende que façamos a transferência da sua ficha para o Fitness UP Marco de Canaveses, com o devido crédito dos valores pagos por não ter frequentado o clube da sua escolha, ou se pretende cancelar. Aproveitamos a oportunidade para manifestar total disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional que entenda necessário. UP Cumprimentos, Tereza Pizarro DEP. APOIO AO CLIENTEDOS MELHORES CLUBES DO MUNDO T. 252 023 493* *Custo de uma chamada para a rede fixa nacional Ajude a proteger o ambiente, não imprima sem que seja realmente necessário. AVISO DECONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem de correio eletrónicoe qualquer dos seus ficheiros anexos, caso existam, são confidenciais e destinados apenas à(s) pessoa(s) ou entidade(s) acima referida(s), podendo conter informação confidencial, privilegiada, a qual não deverá ser divulgada, copiada, gravada ou distribuída nos termos da lei vigente. Se não é o destinatário da mensagem, ou se ela lhe foi enviada por engano, agradecemos que não faça uso ou divulgação da mesma. A distribuição ou utilização da informação nela contida é VEDADA. Se recebeu esta mensagem por engano, por favor avise-nos de imediato, por correio eletrónico, para o endereço acima e apague este e-mail do seu sistema. Obrigado.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.