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Finalização de contrato e coação

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

08/10/2025

O meu nome é Ricardo Moreira Figueiredo Filho, NIF 231820771, Italiano. BI: CA73107LT. Fui cliente da Endesa nos últimos anos (CUI - Código Universal Instalação. PT 1606 0000 0406 9117 SC). Contudo, como sou Professor e pedi mobilidade interna, o Ministério da Educação demorou a liberar as listas, eu estava em um evento fora do país, relacionado à minha área de trabalho e, toda maneira, acabei por ser colocado na cidade de Alcains (Castelo Branco). Onde aluguel, temporariamente, apenas um quarto para averiguar onde será melhor alugar um imóvel. A minha antiga morada era a Rua Henrique Freire, n.º 1B, apta. 1.ºEsq CP: 2910-067. Neste contexto, sempre cumpridor de meus deveres e a ter muito pouco tempo para mudar-me, encontrar um sítio para morar, apresentar-me na nova Escola, etc. Depois de já ter vivido em mais de 7 países, a grande maioria na UE, nunca imaginei que depois de rescindir um contrato, entregar as chaves do imóvel e mudar-me, jamais uma empresa cobrou-me estar presente fisicamente para realizar o término do contrato e eu ser o responsável em abrir a portaria do imóvel para que um profissional fizesse uma última leitura do gás. Desde então, tenho vivido um pesado com a mencionada empresa de energia. Hoje, 08 de outubro de 2025, por exemplo, um atendente da Enem, por volta das 09:35 atendeu-me, eu disse a ele que a maneira que estava a cobrar-me estar presente era uma maneira de coação, estão a pressionar-me a ter uma chave que não tenho, que tenha uma relação com os vizinhos que não tenho, marcaram uma consulta sem a minha autorização (quem deu o direito de marcar uma visita automática sem a minha autorização e dar-me uma hora específica para poder desmarcar a visita com a ameaça de ter que pagar €20 caso alguém não abra a portaria?). O Senhor não deixa-me falar e foi extremamente grosseiro. A ligação foi feita pelo número de telemóvel 937846173. Enfim, tentei solucionar a situação, pedi à uma amiga para ir ao prédio onde morava e a Senhora Fernanda (não sei o seu nome de família) disse-me que estaria disponível no horário que foi marcado, ou seja, entre às 16hs e 18hs. Concomitantemente, hoje meu pai sofreu uma cirurgia, mas liguei para a prestadora de gás (que eu não sabia da existência, pois o serviço foi contrato com a Endesa e disseram-me que o Senhor remeteu que ninguém do prédio abriu a portaria para que pudesse fazer a leitura. Quem garante-me que esse Senhor tocou em todos os apartamentos e já é a segunda vez que acontece). Ao meu ver, o meu DEVER é pagar as contas em dia como sempre o fiz. Sobre a estrutura do serviço, se um contador (como o da energia é digital), se o contador do gás está dentro ou fora do edifício não é de minha responsabilidade. Além do mais, quando liguei para cancelar o serviço, no dia 24 de setembro, ainda estava a viver no endereço. E o que disseram-me que o cancelamento seria feito mais tarde, pois entreguei o imóvel no dia 30 e vim para Alcains. Caso seja cobrada alguma multa, já contatei um advogado, entrarei na justiça contra a Empresa e a processarei por coesão e por danos morais. O tempo que já perdi com telefonas que não me dão uma solução a não ser eu comparecer com uma chave que não tenho mais é absurdo. Gostaria de continuar a ter uma boa relação com a Endesa, mas não a permito fazer marcações em meu nome sem a minha permissão, ainda mais por acreditar que não é meu dever ter que estar presente. Eu não sou obrigado a estar sempre a olhar a minha caixa de SMS, este ano tenho turmas que leciono História, Sociologia e, em outras, TIC. Sou uma pessoa atribulada, ainda faço consultorias e escrevo livros infantojuvenis. Sou funcionário público, como professor, escolhi QZP (s) com falta de professores apesar de já fazer parte dos quadros, a empresa não deixou a situação clara desde a primeira ligação, depois disseram-me que fariam a leitura no dia 02 de setembro de 2025 e eu disse que não confirmava a visita, pois estava sem saber como proceder e que continuo a descordar da maneira, ao meu ver, antiética, desrespeitosa e falha da empresa agir. Estou disponível para ajudar, mas repito que não permito marcações automáticas, que a Endesa deveria preparar melhor os seus funcionários, pois pedi o nome do Senhor e ele disse que não podia repetir (espero que façam a averiguação da ligação que foi gravada), que essa passe a adotar normas europeias e que deixe de pressionar e explorar os seus (ex)clientes com um discurso de cobrança de € 20 em um país pobre, que já tantas pessoas estão a passar dificuldades e que nem um professor recebe isso por hora de trabalho. Muito atenciosamente, Ricardo Moreira Figueiredo Filho (+351) 937846173 ou/or (+351) 915793407 OBS: que fique claro qual são os deveres desta Empresa ao invés de remeter aos seus cliente o que deve ser as suas funções.


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