Reclamação
M. B.
Para: Endesa Energia, S.A.
Venho por este meio comunicar a situação que tem estado a ocorrer com a minha avó:Desde Agosto de 2020 (mais precisamente desde o dia 6 de Agosto, dia em que a minha avó estabeleceu o contrato com a EDP e que apenas foi efectivado no dia 25 Novembro de 2020 dadas as entraves colocadas pela ENDESA) que a minha avó tem vindo a tentar acabar o seu contrato com a ENDESA. Variadas vezes entrou em contacto com a empresa pedindo para que o seu contrato fosse interrompido definitivamente dado os montantes que recebia mensalmente na sua fatura. A minha avó vive sozinha e não tem gastos que justifiquem os mais de 100 euros mensais que a ENDESA insiste em cobrar todos os meses. Nomeadamente, em Outubro passou o mês quase todo fora, e a conta foi outra vez de 85,18€. O que não faz sentido, sendo que esteve tudo desligado durante o tempo que esteve fora, para além de que o contador foi substituído há pouco tempo dadas as enormes contas que recebia por parte da ENDESA.Foram 3 os pedidos feitos por telefone à ENDESA para que o contrato acabasse, sendo que nunca houve nenhuma oposição por parte da empresa apenas o pormenor de que das 3 vezes pedidas nunca foi registado e o processo em 4 meses nunca andou para a frente. O assistente pedia sempre para que o contrato fosse interrompido a minha avó pagasse mais uma fatura de cento e tal euros para que as contas ficassem certas. Mas no mês a seguir chegava mais uma conta da ENDESA, porque mesmo pedindo para que o contrato acabasse a ENDESA simplesmente ignorava. É revoltante a ENDESA aproveitar-se da situação de pessoas mais velhas que não têm os mesmos meios que pessoas mais novas para reclamar destas situações. Pessoas como a minha avó não têm outra opção senão pagar a conta e calar. É revoltante ver a publicidade enganosa que a ENDESA faz em televisão e outros meios. Espero que esta situação não volte a acontecer com outras pessoas na mesma situação que a minha avó. Anexo duas faturas recebidas (não sei bem porquê) a serem pagas até 14 e 18.DEZ.20. Cumprimentos,Catarina Barros
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Endesa Energia, S.A.
Para: M. B.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07232288Refª DECO: CPTPT01131522-17Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Catarina BarrosExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Catarina Barros, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nºCA-07232288.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria João Da Cunha que,referente ao contrato associado ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000037181106WE, cessado a 24-11-2020, as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do operador de rede de distribuição, no entanto, estas podem ser regularmente comunicadas pelo próprio consumidor contactando telefonicamente o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, através do n.º 800 101 033. O operador da rede de distribuição deve, no entanto, assegurar, que tais leituras sejam efetuadas com uma periodicidade de 2 meses no Gás e de 3 meses na Eletricidade.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pelo operador de rede de distribuição ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Para o referido contrato nao foram comunicadas Leituras de 14-09-2020 a 24-11-2020, pelo a faturaçao emitida no referido periodo foi com consumo estimado.No seguimento da baixa de contrato no dia 24-11-2020 e após comunicaçao da Leitura final pela Distribuidora, foi emitido o Documento de pagamento nº20110310134300999, no valor de 32.18€. Mais informamos que á presente data se encontra por regularizar o Documento de pagamento nº20110310125472799, no valor 85,18€, com data límite de pagamento a 31-12-2020.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito á Exma. Senhora Maria João Da Cunha, a 21 de dezembro de 2020Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h
M. B.
Para: Endesa Energia, S.A.
Caros Senhores, Agradeço a vossa resposta, no entanto não vai de encontro ao motivo pelo qual foi efectuada a reclamação. A razão invocada é que desde Agosto de 2020 (altura em que foi estabelecido o novo contrato com a EDP) que a Srª Maria João da Cunha tentou por 3 vezes rescindir contrato convosco. Foi lhe sempre comunicado pelos vossos assistentes que teria de pagar a fatura em falta para poder acabar o contrato. Ora a fatura era paga e o contrato continuava a vigorar por incompetência da vossa parte, por razão “desconhecida” nunca foi inserido no sistema que o cliente queria acabar o contrato. A Srª Maria João da Cunha pensando que o contrato estava rescindido, uma vez que pagou a fatura tal como foi pedido por vós, não procedeu ao envio da contagem porque, pensava ela o contrato já não vigorava com a ENDESA, mas sim com a EDP. Agradeço que sejam revistas as faturas por pagar, de forma a que o término deste contrato seja feito nos melhores termos possíveis. Com os melhores cumprimentos,Catarina Barros
Endesa Energia, S.A.
Para: M. B.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07326235Refª DECO: CPTPT01131522-17Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Maria João Da CunhaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Maria Catarina Barros a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07326235.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Maria João Da Cunha que,o contrato com o Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000037181106WE vigorou de 13-03-2019 a 24-11-2020, tendo cessado por mudança de comercializador.Mais informamos que anterior a data de 25-09-2020 não recebemos nenhum pedido de baixa do contrato, apenas temos registo de pedido de cessão contratual nesta data, sendo que no próprio dia, V.Exa terá solicitado a anulação do pedido de cessão, permanecendo com o contrato activo na Endesa Energia.Uma vez que no período de 14-09-2020 a 24-11-2020 não foram comunicadas quaisquer leituras, foi feito acerto no documento de pagamento nº 20110310134300999, no valor de 32.18€, valor este regularizado.Encontra-se por regularizar o documento de pagamento nº 20110310125472799, no valor 85,18€ com data limite 31-12-2020.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Maria João Da Cunha, a 30 de dezembro de 2020.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h
M. B.
Para: Endesa Energia, S.A.
Boa tarde, A questão que se coloca é: porque apenas à 3ª vez é acedido o pedido de um cliente, ou de maneira mais correcta, que fica registado o pedido? Tendo em conta que o pedido de adesão à EDP é feito em Agosto e pouco depois pedido a cessação de contrato com a ENDESA, porque é que apenas em 25/09/20 é aceite o seu pedido? A cliente fez exatamente o que o atendedor lhe pediu: pagar a ultima fatura em falta e dar a contagem e a ENDESA decide prolongar o contrato o tempo que quer e impõe o custo ao cliente que pensa já não ser cliente da ENDESA mas sim da EDP. Não seria mais certo da vossa parte, entrar em contacto com o cliente e comunicar-lhe qual seria o valor a pagar para poder acertar com a ultima contagem dada? Do que esperar 2 meses para enviar uma carta a comunicar que estão 85,18€ em falta? Valor este que não seria tão alto se vocês entrassem em contacto com o cliente. Ou o cliente também tem de fazer o trabalho da empresa?É um erro de comunicação interna da vossa parte, que se os sistemas fossem competentes e organizados o cliente não seria penalizado por um erro da vossa parte que não cessaram o contrato como vos foi pedido. O cliente tem que cumprir com o que é pedido pela empresa mas a empresa não é competente no seu trabalho. E o cliente é que sai prejudicado?Espero que a ENDESA assuma os seus erros e dê por terminado este assunto. Cumprimentos,Catarina Barros
Endesa Energia, S.A.
Para: M. B.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07393769Refª DECO: CPTPT01131522-17Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Maria João Da CunhaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Maria João Da Cunha a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07393769.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Maria João Da Cunha que, reiteramos a informação prestada anteriormente de que, o contrato com o Código Ponto de Entrega (CPE) PT0002000037181106WE vigorou de 13-03-2019 a 24-11-2020, tendo cessado por mudança de comercializador.Mais informamos que anterior a data de 25-09-2020 não recebemos nenhum pedido de baixa do contrato, apenas temos registo de pedido de cessão contratual nesta data, sendo que no próprio dia, a consumidora terá solicitado a anulação do pedido de cessão, permanecendo com o contrato activo na Endesa Energia.Uma vez que no período de 14-09-2020 a 24-11-2020 não foram comunicadas quaisquer leituras, foi feito acerto no documento de pagamento nº 20110310134300999, no valor de 32.18€, valor este regularizado.Encontra-se por regularizar o documento de pagamento nº 20110310125472799, no valor 85,18€com data limite 31-12-2020.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Maria João Da Cunha, a 8 de janeiro de 2021.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h
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