Assunto: Ajuste de FaturasNIF: 292334117Exmos. Senhores,Recebi em Janeiro de 2021 uma fatura com um valor fora do usual, 3 vezes mais caro que o valor mais alto que já tinha recebido desde que comecei o contrato com a Endesa (há mais de um ano, quase dois). O motivo para tal nunca me foi esclarecido. Cada atendente do Apoio ao Consumidor da Endesa me oferecia um motivo diferente para tal fatura tão cara. Nada fazia sentido.Aceitei a desculpa de ajuste de valores, pois diziam que minhas faturas até ali tinham sido sempre valores estimados, já que o contador de energia do meu apartamento é antigo (não é antigo, é dos novos). Ainda assim, cansei de fazer chamadas, ou de mandarem a chamada abaixo. Eu pedi para que esse valor fosse parcelado para que eu pudesse pagar, já que estava de lay-off do meu emprego na altura, e o que eu recebia não era suficiente para pagar todas as minhas contas. O acordo de parcelamento foi aceite. Entretanto, no mês seguinte, uma outra fatura desproporcional ao que eu costumava pagar chegou. 3 vezes mais cara novamente. Qual seria o motivo dessa vez? Ajuste de valores novamente? Sim, foi o que me voltaram a dizer. E no mês seguinte mais uma vez.Isso virou uma bola de neve. Eu não podia pagar faturas tão altas e parcelas de faturas anteriores. Eu tentei entender o método de cobrança deles, mas os atendentes só sabem repetir o mesmo, que é um ajuste de valores, mas que isso só era para acontecer uma vez e não três meses seguidos. Ou seja, nem eles sabem me explicar o que está acontecendo.Eu não tenho novos aparelhos elétricos, não tem mais pessoas a viver no apartamento. Eu voltei a trabalhar, saí do lay-off, e depois de muita confusão com a Endesa, decidi que queria fazer um acordo geral da minha dívida com eles, pois já não via o que mais poderia fazer. Eu tenho a intenção de quitar a dívida e trocar de empresa.Mas não é possível. Pois eles me disponibilizam um acordo com apenas 2 parcelas para uma dívida de aproximadamente 600,00 euros no total. Eu não tenho como pagar isso junto à fatura do mês (que voltou a ser o valor normal que sempre paguei: algo em torno de 70€-80€).Meu serviço de luz está prestes a ser cortado e a Endesa não me oferece nenhuma solução a não ser pagar em 2 parcelas. Isso é legal? Outras empresas oferecem parcelas maiores.Aguardo uma resposta sobre o procedimento de parcelamento da dívida que quero pagar, mas não em condições impossíveis para uma pessoa que recebe um ordenado mínimo. Com os melhores cumprimentos,Márcia Barros.