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Faturação fora de tempo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. G.

Para: Endesa Energia, S.A.

18/12/2023

Exmos Senhores,na sequência do telefonema no qual apresentei a situação com a empresa Endesa, venho esclarecer que esta entidade, após quatro meses sem enviar qualquer fatura, isto é, faturou o consumo referente a julho e voltou a faturar em novembro. Depois de algumas reclamações via telefone, a empresa enviou um email, no qual permitem a solicitação de um acordo de pagam,ente por parte do cliente. Neste sentido, contactei (por telefone) os serviços de faturação, questionando a possibilidade de o pagamento ser faseado. No entanto, hoje recebi um email daquela entidade a exigir o pagamento das faturas em atraso em apenas duas prestações. Fomos informados pela DECO de que existe uma fórmula para pagamentos em atraso. Se isto é legalmente correto, porque motivo tenho que pagar, num mês, o valor referente a quatro meses, motivado por incumprimento do contrato (no qual, explicitamente, está declarado que a faturação é mensal)?Acresce o facto de, no contrato realizado entre as partes, a potência contratada é de 5.75 KVA. Contudo, as faturas apresentam a potência contratada de 6.90 KVA desde o inicio do contrato. Neste caso, os valores que são faturados são mais elevados do que deveriam ser. Ou seja, aquela entidade está duplamente em incumprimento com o definido nas situações contratuais.Já realizamos diversos contactos a pedir que os valores sejam debitados, conforme o que a Lei preconiza, mas insistem apenas no pagamento em atraso em duas prestações.Deste modo, solicito que agilizem os procedimentos que considerarem mais ajustados para resolver esta situação.

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: R. G.

21/12/2023

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-18009275Refª DECO: CPTPT01939355-34Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Regina Maria Marques GarciaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Regina Maria Marques Garcia a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-18009275.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exmo. Senhor Jorge Manuel Pinheiro Emidio, tal como já informado anteriormente, devido a um incidente nos sistemas a emissão das facturas registou um atraso na emissão e envio das mesmas.Desta forma a faturação foi emitida com data limite pagamento no mês de Dezembro.Verificamos que já procedeu a regularização de algumas faturas, ficando em falta o valor total de 129.91EUR, relativo aos documentos de pagamento:- Nº23110310174734699 datado 29-11-2023 no valor de 46.22EUR, data limite 20-12-2023- Nº23110310177116899 datado 30-11-2023 no valor de 52.53EUR, data limite 05-01-2024- Nº23120310138186299 datado 17-12-2023 no valor de 30.46EUR,data limite 08-01-2024Caso pretenda poderá solicitar um acordo de pagamento para o valor total em divida, devera indicar em quantas mensalidades pretende que seja efetuado o acordo.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor Jorge Manuel Pinheiro Emidio, a 21 de dezembro de 2023.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h


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