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Faturação errada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

B. A.

Para: homeit

12/05/2025

Exmos. Senhores, Sou cliente com o contrato de fornecimento de producto (não serviço), o qual sendo a fechadura eletrônica de porta. Alerto-vos para o erro existente na(s) fatura(s) enviadas – Quando comprei o equipamento de abertura de porta automática à distância, foi-me prometido que o mesmo estaria disponível para sempre sem custos adicionais - seria apenas o custo do equipamento. Desde há mais de 2 anos que andam na tentativa de forçar a implementação de pagamento mensal de serviços que deveriam estar incluídos segundo prometido originalmente. Agora seguem à cobrança com ameaça de abrir contencioso, indevidamente. Eu exijo que me seja providenciado um DSAR (Data Subject Action Request), ao que os mesmos se recusam a responder a respeito, um direito meu e obrigação da empresa, a providenciar em 30 dias. Além disso, aguardo resolução da cobrança indevida e encerrar o tema, sempre mantendo os serviços de forma gratuita, que me foram prometidos aquando da compra do equipamento. Há diversas trocas de e-mail, muitas das quais sem resposta da parte da empresa em questão. Solicito a correção imediata da(s) fatura(s) e reservo o direito de recorrer a todos os meios ao meu alcance para obter uma compensação pelos prejuízos sofridos. Cumprimentos.

Mensagens (3)

homeit

Para: B. A.

21/05/2025

Caro Cliente, No seguimento dos contactos havidos com V.Exa. e após a nossa comunicação de alteração das condições de acesso e utilização da app da homeit, que funciona em associação aos kits de fechaduras inteligentes adquiridos, em finais de Fevereiro de 2023, bem como as recordatórias seguintes, durante o mês de Março de 2023, enviadas para o seu correio eletrónico e que, atenta a sua resposta terão sido regularmente recebidos, vimos informar o seguinte: Aquando da aquisição do nosso kit de fechaduras inteligentes por V.Exas., foi esclarecido por correio eletrónico que o kit em causa incluía o acesso e utilização gratuitos da app homeit para configuração e gestão de chaves digitais. Importa esclarecer que o contrato celebrado com V.Exa. foi um contrato de compra e venda de equipamento que consiste num kit de equipamento, instalação e manutenção do mesmo equipamento em determinadas zonas físicas, tal consubstanciando um contrato compra e venda. Associado ao contrato de compra e venda era fornecido ao cliente o benefício da fruição dos serviços de acesso e utilização da app homeit, em determinados termos e condições, sem que todavia tivesse sido formalizado qualquer contrato software como serviço (“SAS”), de acesso e uso (“PAS”) ou outro similar. As condições à época permitiam que o modelo de negócio assentasse primordialmente na comercialização dos equipamentos e não numa exploração comercial da app associada. Neste contexto, V.Exa. recebeu o benefício de utilização gratuito da app homeit sem um contrato de subscrição associado até à altura em que homeit alterou o seu modelo de negócio na medida em que passou a disponibilizar o acesso e uso da app homeit apenas mediante subscrição. Não estamos, portanto, diante de um incremento de preços, estamos perante uma alteração de modelo de negócio que, em qualquer um dos casos, tem repercussão nos clientes. Por essa razão, a homeit cumpriu todos os deveres de informação aos seus clientes e tudo tem feito para evitar disrupção nos negócios dos mesmos. Acresce que, os valores de subscrição propostos são valores alinhados com o mercado e até relativamente abaixo dos valores de mercado praticados por outros concorrentes e, portanto, a homeit procurou que os clientes pudessem continuar a usufruir dos benefícios da sua app sem que lhes fosse infligido um sacrifício económico desproporcional. Fazemos notar que a manutenção da gratuitidade deixou de ser sustentável por duas ordens de razoes: (i) necessidades de desenvolvimento adicional da plataforma com inerente incremento de custos, por um lado; (ii) necessidade de refletir no universo de utilizadores da app, a justa compensação pelo beneficio de uma app mais robusta, com mais funcionalidades, com uma infraestrutura mais solida e segura, app esta, que é consideravelmente mais sofisticada e avançada que a anterior que se disponibilizava de forma gratuita. Não obstante o que antecede e ainda que assim não fosse, a homeit viu-se igualmente impactada, no passado recente, por fatores externos aos quais é alheia, designadamente os custos de infraestrutura e os custos de mão-de-obra (desenvolvimento, manutenção, administração e gestão de sistemas), incrementos estes que não pode absorver sem que isso implique um risco da inatividade ou do encerramento da mesma. Dito isto, com fundamento nas aludidas circunstâncias, alterámos o nosso modelo de negócio e atualizámos as nossas condições de acesso e uso da app em conformidade, passando a existir 2 Planos de Subscrição, com custos associados, cujo teor já vos foi comunicado. Pese embora tal alteração consubstancie uma modificação unilateral na forma como V.Exa. acede e usa a nossa app, não consideramos que tal consubstancie uma alteração contratual, na medida em que o acesso e uso da app que sempre corresponderia um contrato de prestação de serviços não foi celebrado, tendo tal acesso e uso da app sido concedido a V.Exa. a título de gratuitidade ou mero beneficio. Por outro lado, sempre se dirá que esta alteração não seria diferente da que poderia suceder no caso da homeit deixar de comercializar o modelo de kit adquirido por V.Exa. ou de deixar de o manter por razões de evolução tecnológica. De resto, a homeit, como qualquer outro operador económico, não pode estar obrigada a prestar serviços de forma gratuita, de forma vitalícia, a menos que tal decorra de um acordo contratual expresso nesse sentido que, no caso, não existe. Portanto, a assunção de V. Exa. não resulta, de forma alguma, de um contrato de prestação de serviços formalizado e nem da vontade expressa pela homeit constante das comunicações trocadas aquando da aquisição do equipamento, uma vez que, no que respeitava ao prazo da eventual obrigatoriedade de gratuitidade, nada foi acordado e sempre teria a limitação própria do ciclo de vida de equipamento adquirido. Em conformidade com o exposto, e tal como tem vindo a ser reiterado nas nossas atempadas e frequentes comunicações, caso V.Exa. não subscreva um dos nossos novos planos disponíveis para acesso e uso da app da homeit, esta não poderá ser acedida. Por conseguinte, recomendamos que V.Exa. pondere a razoabilidade das nossas novas condições, em particular, atendendo ao benefício que poderá retirar do acesso e uso da app homeit. Adicionalmente, informamos que, na eventualidade da não subscrição do acesso e uso da app da homeit, V.Exa. poderãá continuar a ter o equipamento devidamente instalado nas zonas físicas que determinaram, todavia a faculdade de geração e gestão de chaves de forma digital, com recurso à app, não ficará disponível. Nada obsta, todavia, a que V.Exa. possa recorrer, pelos próprios meios, a uma aplicação compatível com as fechaduras utilizadas e que cumpra as mesmas funcionalidades, respeitando as regras de mercado no que diz respeito a utilização de propriedade intelectual. Na expectativa de que V.Exa. se mantenha como cliente da homeit, permanecemos ao V. dispor. Com os nossos melhores cumprimentos, subscrevemo-nos, De V. Exas., Atentamente, A sua equipa homeit Ativado Mon, 12 Mai às 9:46 PM , Reclamacao escreveu: ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 21465:881285

B. A.

Para: homeit

21/05/2025

Foi realmente uma compra e venda, assim sendo não subscrição de serviços. Não entramos em acordo de subscrição e o que estava em vigor aquando da compra deve-se manter igual. Contudo as vossas sistematicas mensagens a requerer pagamento e mais recentemente ameaças de por em contigencia por valores não acordados, sem contrato. Agradeço que dessa forma cancelem qualquer valor que achem que tenho obrigação de pagar.

homeit

Para: B. A.

21/05/2025

Estimado cliente As notificações que recebeu são mensagens automáticas do sistema de faturação que informam que existem faturas em dívida. Solicitamos que consulte o seu email e confirme que recebeu a nota de crédito referente ao documento em dívida. De V. Exas., Atentamente, A sua equipa homeit Ativado Wed, 21 Mai às 5:31 PM , Reclamacao escreveu: ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 21577:881285


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