Venho, por este meio, comunicar a V.Exas. que No dia 8 de Maio de 2023 fui consultado na CUF Alvalade pelo Dr. Henriques Madeira para consulta de oftalmologia, consulta essa que foi paga na altura tendo a fatura CAF2023/115078 e o recibo CCA2023/45621.Posteriormente recebi a fatura F CAF2023/0000115359 com a descrição de SERVIÇOS ESPECIAIS OFTALMOLOGIABIOMICROSCOPIA DO FUNDO OCULAR OUVISAO CAMERULAR COM LENTE DEGOLDMANN. Não considero esta fatura válida uma vez que este exame foi realizado sem o meu consentimento nem informação prévia de que teria um custo adicional. Gostaria ainda de salientar que durante a consulta não me queixei de nenhum desconforto ocular. O que me levou à consulta, foi apenas e só rotina para fazer uma atualização da graduação ocular a fim de ter uma prescrição médica para um novo par de óculos. Durante a consulta o Dr. Henriques Madeira pediu-me que pousasse o meu queixo num apoio que estava na mesma cadeira em que eu estava sentado aquando da avaliação da nova graduação ocular. Em nenhum momento me disse que esse exame teria um custo adicional à consulta.No dia 10 de Maio, requeri esclarecimento através do sitio da internet www.cuf.pt/contactos onde foi preenchida a reclamação a dúvidas de faturas recebidas sobre o facto de na consulta eu nunca me ter queixado de qualquer desconforto ocular e pelo que gostaria de receber um esclarecimento sobre a fatura. Nesse mesmo dia fui contactado via e-mail pelo Sr. Nuno José Coelho, do departamento de Direção de Cliente informando-me de que a análise da fatura teria sido encaminhada para o serviço de Oftalmologia e que eu deveria aguardar uma resposta.No dia 22 de Maio contactei o Sr. Nuno José Coelho, do departamento de Direção de Cliente, via e-mail dando-lhe conhecimento de que ainda não tinha recebido qualquer resposta da CUF em relação à fatura em questão. Nunca recebi nenhuma resposta nem do Sr. Nuno José Coelho, nem do serviço de oftalmologia.No dia 9 de Junho, fui novamente contactado pela CUF através de arquivo.cobrancas@jmellosaude.pt solicitando a liquidação da fatura em questão. No mesmo dia voltei a fazer um novo pedido de esclarecimento sobre o motivo de o exame ter sido realizado sem o meu consentimento e sem a informação de que teria um custo adicional, onde foi também pedido, por escrito, o motivo que levou o Dr. Henriques Madeira à realização do já referido exame. Ainda durante o dia 9 de Junho dia recebo mais um e-mail, desta vez enviado pela Sr.ª Inês Matias dizendo o seguinte: Na sequência do pedido de apoio, vimos por este meio informar que os exames são despesas adicionais e que podem ser realizados em âmbito das consultas de oftalmologia , e que os exames foram realizados e terão de ser cobrados.No dia 12 de Junho, voltei a requer um esclarecimento por escrito através do sitio da internet www.cuf.pt/contactos onde foi novamente preenchida a reclamação a dúvidas de faturas recebidas onde salientei que continuo a aguardar o esclarecimento escrito a emitir pelo serviço de oftalmologia do porquê da realização do já referido exame sem o meu consentimento nem informação prévia de que teria um custo adicional. Mais uma vez não me foi dada qualquer resposta à reclamação, nem por parte do departamento de Direção de Cliente nem do serviço de oftalmologia.No dia 29 de Junho, recebi nova mensagem de e-mail de arquivo.cobrancas@jmellosaude.pt com um novo pedido de liquidação de fatura e com a ameaça de ação judicial e sito “No entanto, e apenas no intuito de evitar a cobrança judicial, tomamos a liberdade de propor a V.Exa. o pagamento voluntário daquela quantia no prazo de 15 dias, a contar da data da presente carta. Findo o prazo, o seu processo será remetido aos nossos Advogados, que irão, de imediato, intentar a respectiva acção judicial.Se necessitar de algum esclarecimento, por favor contacte-nos pelo telefone 210019500.”Após o recebimento do e-mail e no mesmo dia pelas 12:35 realizei chamada telefónica para o número 210019500 a pedir esclarecimento sobre o recebimento de tal e-mail e sobre o porquê de eu ainda não ter recebido o esclarecimento escrito do serviço de oftalmologia ou pelo departamento de Direção de Cliente a explicar o porquê da realização do exame e da fatura. Foi-me dito pela assistente da CUF que teria de aguardar reposta pela reclamação pedida no dia 12 de Junho, embora eu tivesse enfatizado de que teria recebido o já referido e-mail com a ameaça de ação judicial.No dia 19 de Julho recebi mais uma ameaça por carta, desta vez pelo departamento de contencioso a pedir o pagamento no espaço de 15 dias, mas nunca recebi nenhum esclarecimento do serviço de oftalmologia a justificar a realização do já referido exame e o porquê de não me ter sido dado conhecimento de que este exame teria um custo extra à consulta.Assim, venho mais pedir a vossa ajuda na resolução desta situação de faturação abusiva, pois acho que esta situação não é minimamente justa.Pessoalmente vejo esta situação de ir ao oftalmologista, pagar a consulta e pagar para o Dr. analisar os olhos, como ir ao dentista e pagar para abrir a boca para o Dr. poder verificar se existem cáries.Agradeço antecipadamente a vossa ajudaMelhores cumprimentosLuís Manageiro