Em julho de 2025 comprei uma cama de rede através do site da Beliani e efetuei o pagamento via MBWay.
Ao receber o produto, constatei que as medidas não correspondiam ao anunciado, tendo solicitado o reembolso: encomenda n.º 12558302.
Foi então acordado que iria devolver o produto e receber o reembolso total do valor pago. A devolução foi feita em agosto, contudo, em setembro, ao verificar que ainda não tinha recebido o valor, contactei o apoio ao cliente.
Nesse contacto, fui informada de que o reembolso havia sido feito a 22 de agosto. No entanto, ao consultar o meu extrato bancário e o próprio banco, constatei que nesse dia me foi debitado o valor de 39,99 €, e não creditado.
Enviei imediatamente o comprovativo do movimento, tendo-me sido dito que iriam analisar o caso. Passadas mais de duas semanas sem resposta, voltei a contactar a linha de apoio.
Durante essa chamada, fui informada de que devia resolver o problema com o meu banco, mesmo após explicar que o erro era da própria Beliani.
Mais tarde, disseram-me para aguardar três dias porque iriam confirmar e retornar o contacto, o que nunca aconteceu.
No final de outubro, voltei a contactar a linha de apoio e fui informada de que o reembolso havia sido efetuado naquele mesmo dia e que o valor estaria disponível entre 3 e 7 dias úteis.
Hoje, 7 de novembro, o valor ainda não foi creditado.
Contactei hoje, dia 7 de novembro, novamente o apoio ao cliente, que não resolveu o problema, sugerindo inclusive que fizesse queixa na DECO e no Portal da Queixa.
Quando pedi para falar com um supervisor, disseram que não havia nenhum disponível porque estavam todos de férias.
A linha de apoio demonstrou completa falta de profissionalismo, desrespeito pelo cliente e ausência de qualquer vontade em resolver o problema, chegando mesmo a adotar um tom de gozo.
Reclamo e exijo:
- O reembolso imediato do valor de 39,99 €, conforme acordado e comprovado.
- Uma análise interna urgente ao vosso serviço de apoio ao cliente, dada a incompetência e falta de respeito demonstradas.
Se o problema não for resolvido no prazo de 10 dias úteis, avançarei com queixa formal nas seguintes entidades:
- Centro Europeu do Consumidor Portugal (CEC Portugal) – https://cec.consumidor.gov.pt
- Direção-Geral do Consumidor (DGC) – https://www.consumidor.gov.pt
- ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) – pela prática comercial enganosa
- Plataforma Europeia de Resolução de Litígios em Linha (ODR) – https://ec.europa.eu/consumers/odr