Venho por este meio apresentar reclamação contra o Santander Consumer Finance, no âmbito de um contrato de crédito automóvel que tenho com a instituição.
Estou atualmente em incumprimento de algumas prestações e, em cumprimento da lei, fui integrado no processo PERSI. Enviei todos os documentos solicitados, demonstrei total colaboração e manifestei por várias vezes a minha intenção de regularizar a dívida através de um plano de reestruturação ajustado à minha atual situação financeira.
Apesar de todos os elementos fornecidos e da evidente boa-fé demonstrada, o Santander recusou apresentar qualquer proposta viável. A única “alternativa” dada foi a entrega voluntária da viatura para leilão — uma medida extrema, que me deixaria sem o bem e ainda responsável pelo pagamento do valor remanescente, sem considerar as minhas condições reais.
Adicionalmente, informei que estou prestes a encerrar outro crédito (Banco Oney), o que aumentará a minha disponibilidade mensal. Ainda assim, a instituição manteve a recusa, de forma inflexível e sem apresentar opções intermédias.
Reclamei também junto do Banco de Portugal, mas recebi como resposta que não têm competência para resolver litígios ou impor medidas corretivas.
Peço por isso o apoio da DECO para pressionar a instituição a apresentar uma proposta justa, proporcional e de boa-fé, de acordo com o espírito do PERSI, evitando assim um desfecho injusto que afeta a minha estabilidade financeira e familiar.
Agradeço desde já a atenção.