Exmos. Senhores,
Na qualidade de mãe do menor, Davi Lucca Silva Rodrigues (9 anos), estou apelando por esta reclamação pois hoje seria o prazo para o recebimento de uma 2ª via do passe do meu filho, mas devido a exigência de um comprovativo de morada no nome dele, até o momento não pude receber o passe.
No dia 04 de novembro, enviei um formulário para o departamento de Perdidos e Achados do Metro de Lisboa e para a Rodoviária do Oeste pois dei conta de ter perdido o passe no dia 31 de outubro (última dia que vi o cartão). No mesmo dia 04/nov, fui a tarde à Rodoviária de Lourinhã pedir uma 2ª via do passe, e entreguei os mesmos documentos que eu apresentei em setembro aquando da renovação do passe do meu filho. No dia seguinte, recebi a indicação de que eu precisava enviar a certidão de domicílio fiscal do Davi, porém eu sem saber como alterar informei que como o Davi não tem A.R . eu não poderia fazer a alteração diretamente no portal das finanças, então enviei um documento que era uma marcação de consulta em nome do Davi com a nossa morada atual. Na quinta-feira, nada responderam se o documento era aceite ou não, e na sexta-feira pediram novamente a certidão de domicílio fiscal em nome dele, foi então quando eu pedi ajuda às Finanças pelo e-balcão e me enviaram a alteração da morada assinada, a qual eu remeti imediatamente para a Rodoviária do Oeste. Estou até o momento sem saber se o documento foi aceite, se o passe está pronto, se não está, não me informaram o motivo pelo qual exigiram um documento em nome dele, sendo que a 1ª vez que fiz o passe em dez/2023 eu apresentei o meu comprovativo de morada, e em set/24 apresentei exatamente os mesmos documentos com as datas atualizadas. Não há uma pessoa que atenda o telefone, eu tenho que ligar insistentemente para a Rodoviária de Lourinhã para pedir informação, e aproveito para agradecer e parabenizar a funcionária Cláudia que muito pacientemente me atende. Eu não tenho mais financeiro para pagar a condução do meu filho para Lisboa todos os dias a partir de amanhã, pelo que ele começará a faltar pois não tenho informação de quando o passe ficará pronto, pois a Rodoviária do Oeste não responde, e não esclarece o motivo das exigências de um documento que deveria ter sido solicitado na renovação e não numa 2ª via por motivos de perda, e que deveriam tratar como uma emergência por ser passe de estudante, não atendem o telefone, não dão feedbacks as pessoas que dependem desta companhia. O Metro de Lisboa me respondeu na mesma semana que não encontraram o cartão, e a Rodoviária do Oeste não enviou um "A" se quer.
Eu sugiro que melhorem a comunicação com o público, e apliquem em seus procedimentos prévia comunicação de novos documentos que serão exigidos para emissão dos passes. E peço por favor que me informe sobre o cartão do meu filho.
Cumprimentos.