Exmos. Senhores,
No dia 21 de Agosto mudei de casa (concelho de Lisboa).
No dia 19 de Agosto fiz um contrato de electricidade e gás com a Endesa. Fiz vários contactos telefónicos para a Endesa e E-redes por saber que havia alguns temas que não estavam a ser bem tratados. Este primeiro contrato com a Endesa, por razões que não sei explicar, não ficou activo e tive de fazer um novo no dia 23 de Agosto. Enviei todos os documentos que me foram pedidos sempre e no próprio dia que me foram pedidos.
Após vários telefonemas durante a semana de 19 a 23 de agosto fui informada pela E-redes que havia realmente uma incompatibilidade de morada (entre o que estava escrito na escritura e associado ao meu CPE). Apenas no dia 23, depois de muito insistir com os telefonistas reforçando que estava há dias a viver sem luz e sem gás me disseram que seria melhor ir ao formulário do site e assim o fiz 3 vezes com 3 opções distintas enviando a escritura, um documento da Câmara Municipal de Lisboa e um documento de uma inspeção feita pela E-redes. Desta forma, julguei eu, o tema da confusão da morada ficaria resolvido. No dia 26 não estava resolvido, nem no dia 27 nem 28 .
No dia 28 recebi uma mensagem da E-redes a dizer que iria um técnico lá a casa instalar eletricidade entre as 10h e as 13h. Esteve uma senhora em minha casa desde as 10h e não houve qualquer contacto toda a manhã. Recebi então as 12.45 uma mensagem a dizer que um técnico teria ido lá a casa e tudo estaria instalado e a funcionar. Mas tal não aconteceu. Quando descemos para ver o contador, não estava lá nenhum. O técnico julgou que o contador existente, o do piso -1 (o meu andar é o 2°) era o meu e que tudo estava a funcionar. O do -1 é o das zonas comuns do prédio. Entre as 13h e as 20h30 consegui falar com a Endesa e E-redes mais de 10 vezes e ainda assim nada foi resolvido. Num dos telefonemas foi-me dito que um técnico iria entrar em contacto comigo para ir lá a casa com urgência. Ligou-me um senhor de Guimarães dizendo que seria melhor voltar a ligar para a E-redes porque ele estando em Guimarães não poderia ir a Lisboa tratar de um contador, como é normal.
Novamente, depois de alguma insistência, falei com um senhor às 19h que me disse que ia pedir que fosse um técnico urgentemente a minha casa para instalar um contador e garantir que teria electricidade ainda nesse dia. Foi, mas achou que ia tratar de uma avaria e não de instalação de um contador, pelo que fiquei mais um dia sem eletricidade.
Para piorar amanhã, dia 30 de agosto, tenho uma marcação de inspeção de gás e sem a eletricidade não vai poder acontecer, tal como a instalação da internet e televisão.
Peço à E-redes a maior urgência no tratamento do meu processo e, se for caso disso, que assuma todos os custos de deslocações (e outros custos) dos técnicos que poderão ir lá em vão por não terem eletricidade.
Se as chamadas são realmente gravadas, peço que as ouçam todas com atenção e confirmem tudo o que escrevi porque contado ninguém acredita.
Cumprimentos,
Vera G.