Exmo. Srs, boa noite.
Solicitamos a instalação de internet e tv na nossa residência sita na Rua Francisco Costa nº35,2º andar – Rio de Mouro/ Sintra que ocorreu no dia 17/02/2025 entre as 08:20 e 10:38 conforme relatório de intervenção técnica em anexo.
Apesar do trabalho ter ocorrido, o mesmo foi efetuado de maneira não profissional e lamentável. Os técnicos ao entrarem no prédio, estiveram em alguns andares para analisarem as caixas de telecomunicações de cada andar. Por alguma razão, ao estarem a mexer para instalarem o serviço na minha fração, acabaram por danificar a parte geral do edifício, uma vez que as frações dos andares inferiores e superiores ao meu, ficaram sem rede alguma. Esta situação já está a causar transtornos entre os condóminos que de momento se encontram sem acesso aos serviços por eles contratados, bem como é de extremo desgaste.
Ao entrarem na minha fração, os técnicos inicialmente começaram por dizer que o único modo de se instalar os serviços, seria cruzar cabos por toda a parede da sala, para minha surpresa, uma vez que a casa foi remodelada e está com paredes novas e pintadas. Questionei os técnicos o porquê de tal procedimento, já que tinha conhecimento de vizinhos do prédio que a instalação de fibra ótica nas frações, por ser um edifício de 2009 e com caixa de distribuição dentro dos imóveis, dificilmente contava com fios à mostra, além de que a casa tinha tido instalação de internet pelos proprietários anteriores e não havia quaisquer fios à mostra, muito menos a atravessar toda a parede da sala.
Depois de discutir com o técnico e recusar o trabalho por estarem a passar cabos por toda a casa, foi tentado passar cola quente por cima dos rodapés ou até mesmo sugerido pelos profissionais a instalação de calhas técnicas para esconderem os fios. Algo que mais uma vez, recusei. Quando estavam prestes a desistir, a única solução que me foi dada, seria passar cabos de fibra por cima da porta. Ao fazerem o serviço, danificaram a minha parede e o rodapé, do qual mostro com fotografias aquilo que chamam de instalação.
Dada a instalação, um dos técnicos procedeu com a alteração da tomada que foi adaptada por ele, de modo a tentar “ajudar a solucionar o problema” como se fosse a única alternativa viável.
Mediante a situação relatada de que os vizinhos noutras frações ficaram sem acesso à Internet e TV nas suas casas, tive também oportunidade de verificar que nas frações destes vizinhos, tal ligação feita pelos técnicos não existe e nunca foi feita antes em nenhuma fração do meu prédio. Noto que a Vodafone é a prestadora de serviços também destes moradores e, como tal, a instalação dos serviços foi feita por vocês anteriormente.
Solicito de imediato a retificação e reparação dos danos feitos na minha casa (furos na parede, marcas de cola quente, dano no rodapé e na pintura da parede), que demonstro através de fotografias. Estou a pagar por um serviço que sequer ainda estou a usufruir pois a instalação ocorreu de modo inadmissível, e que causou transtornos a vários condóminos do prédio, e sem solução imediata apresentada.