Exm.ºs Srs.
em síntese, no passado dia de ontem, no acto de pagamento dos serviços que me foram prestados, a Exm.ª operadora de caixa perguntou-me se sabia o preço dos serviços porque tinha tido acesso a consulta referenciada, tipo 2 (segundo percebi), com o custo de € 215,00 (duzentos e quinze euros), sem comparticipação.
Surpresa, porquanto os mesmos serviços já me haviam sido prestados no passado, na v/ unidade, pelo mesmo profissional, e, então, funcionaram as coberturas da saúde de que disponho (ADSE e Multicare) - única razão, além da proximidade, que me leva a procurar os v/ serviços - questionei as razões de diferente tratamento.
Fui informada que tinha marcado uma consulta diferenciada e que não tinha comparticipação e, por conseguinte, era responsável pelo pagamento.
Ora, em momento algum, marquei uma consulta diferenciada, que nem sabia existir. Esta marcação - que foi tentada ao longo de mais de um ano, sem sucesso - foi efectuada por um v/ operador, depois de vários reencaminhamentos de chamadas - que me perguntou a razão da consulta (rotina, situação de doença, gravidez). Depois de a ter informado que se tratava de acompanhamento de uma doença crónica, disse - me, para esse efeito, ter disponibilidade de agenda e ficou a agendada a consulta no dia de ontem; 9 de Setembro de 2025. Em momento algum me foi, de algum modo, comunicado que estava a aceder a uma consulta diferenciada dentro da área de especialidade que indiquei, diferente daquelas que tinha tido no passado. Menos ainda me foi comunicado que se tratava de um serviço sem comparticipação, nem no acto de agendamento, nem no acto de admissão, no qual também não me foi cobrada qualquer quantia. A ter sido informada, ou a ter havido acto prévio de cobrança, teria declinado o serviço no acto, na medida em que pretendo usar das coberturas na saúde de que disponho e que vigoram a V/unidade para o mesmo serviço; pois que nenhum serviço diferenciado me foi prestado, ontem, já que, beneficiei dos mesmos cuidados que tive em consultas passadas.
Reclamo, por isso, da falta de informação essencial à decisão de usar os V/ serviços e da falta de transparência no tratamento da situação ao querer-se imputar-me a responsabilidade por uma decisão que, livre e conscienciosamente, não tomei, pois repito que, em momento algum, no acesso ao serviço me foi comunicado que estava a usar de uma sub-consulta dentro da especialidade que escolhi, sem qualquer comparticipação que, inclusive, foi estendida aos exames complementares, surpreendendo, por uma simples consulta de acompanhamento, a quantia revelado pelo operador, ao balcão, de € 215.00