Bom dia,
Fiz um pedido de entrega de encomenda dentro de Portugal continental, no dia 28.04.2025 na plataforma da TNT FEDEX, onde possuo conta cliente. Ao submeter os dados da encomenda, não estaria a exceder, pois a encomenda na plataforma estava dentro dos valores que me eram mostrados.
A minha encomenda tinha como dimensões 120x8x165cm e as dimensões limites que me aparecem na plataforma é 120x120x180 como na imagem em anexo. Por consequência, a valor que me foi apresentado foi o seguinte: 24,16 €c/iva.
Até eu aceitar a encomenda nada previa que eu estaria a exceder quaisquer dimensões limites. A encomenda foi entregue sem qualquer problema e sem qualquer apontamento, nem email, nem telefonema que algo estaria mal. Nunca fui contactada. Apenas após semanas recebi a fatura para pagar pensando eu, os 24,16€, quando não é a minha surpresa que estava em fatura 275,13€ para pagar.
Como consumidor e cliente tenho o direito de saber o que vou pagar antes de prosseguir seja com o que for, e nunca em qualquer circunstância o poderão decidir por mim. Se algo não estava bem, apesar na plataforma estar, era terem me contactado por alguma via e facultarem-me tal valor e fazerem-me decidir se prosseguia com a encomenda ou não.
Não é válido pedirem o que desejam seja agora 200€ ou 500€ ou 1000€ alegando que algo não estava bem quando nunca me foi fornecido qualquer informação.
Agradeço que haja alguma averiguação ao sucedido, porque não está correto fazerem o cliente pagar o que desejam sem comunicarem o valor que o cliente vai pagar.
A lei obriga o vendedor a comunicar o valor final ao cliente, incluindo todos os custos e impostos, antes da conclusão da venda. O Decreto-Lei n.º 138/90, alterado pelo Decreto-Lei n.º 162/99, estabelece que os preços devem ser indicados de forma clara e visível, incluindo o preço total com todas as taxas e impostos.
Deixo em anexo imagens do que comuniquei anteriormente.