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Erro de facturação e cobrança por parte da Endesa, e inflexibilidade no número de fraccionamentos

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

M. P.

Para: Endesa Energia, S.A.

03/02/2025

Exmos. Senhores, Na qualidade de titular com o NIF n.º 238683516, comuniquei-vos já em momento anterior (31-12-2024) o facto de não receber facturas desde 28-09-2024. Após esta minha comunicação, no dia 07-01-2025, comecei a receber as seguintes facturas: 1) Factura nº 25010310111479899 Valor 55,43 € Data de Emissão 06/jan/25 Período de Facturação 21 set 2024 a 20 out 2024 Data do débito directo 23/jan/25 Data de Recepção 07/01/2025 2) Factura nº 25010310113499899 Valor 98,53 € Data de Emissão 07/jan/25 Período de Facturação 21 nov 2024 a 20 dez 2024 Data do débito directo 24/jan/25 Data de Recepção 08/01/2025 3) Factura nº 25010310112331799 Valor 60,62 € Data de Emissão 07/jan/25 Período de Facturação 21 out 2024 a 20 nov 2024 Data do débito directo 24/jan/25 Data de Recepção 08/01/2025 4) Factura nº 25010310163770599 Valor 104,18 € Data de Emissão 27/01/2025 Período de Facturação 21 dez 2024 a 20 jan 2025 Data do débito directo 13/fev/25 Data de Recepção 28/01/2025 Resumindo, a Endesa enviou-me em dois dias, três facturas, que perfazem um total de 214,58€, para serem pagas todas na mesma altura. E passado uns dias, enviou uma outra factura no valor total de 104,18€, para ser paga passado cerca de 3 semanas. Quando entrei em contacto com a Endesa para solicitar um acordo de pagamento (de, no mínimo, 5 vezes), pois não tenho condições financeiras para pagar 318,76 € em menos de um mês, foi-me dito que não é possível, tendo um limite máximo de fraccionamentos em 3 vezes. Acho que é preciso ter muito descaramento para não me fraccionarem no número de vezes que pedi, visto que o erro foi deles! Eu aceitei o débito directo para não ter de me preocupar com possíveis atrasos nos pagamentos, e a Endesa não teve a competência de me facturar e debitar os valores correctos no devido tempo, e eu é que saio prejudicada. É inadmissível, e estou disposta a seguir por vias legais para resolver a situação. Uma coisa é certa, não vou baixar os braços nem render-me a esta situação, não vão levar a melhor, nem prejudicar-me por causa da vossa incompetência. Cumprimentos., Maria João Pessoa

Mensagens (4)

Endesa Energia, S.A.

Para: M. P.

04/02/2025

A/C: Serviço de informações Processo Endesa nº CA-23022447 Refª DECO:12010887 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria João Caria Ribeiro Pessoa Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria João Caria Ribeiro Pessoa, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-23022447. No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria João Caria Ribeiro Pessoa, que a mesma se encontra em tratamento pelos nossos serviços através do Processo nº CA-22844549, pelo que esperamos responder com a maior brevidade. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Maria João Caria Ribeiro Pessoa, a 04 de fevereiro de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h

M. P.

Para: Endesa Energia, S.A.

05/02/2025

Boa tarde, Não esclareceram absolutamente nada. Fico a aguardar esclarecimento e deferimento do meu pedido. Obrigada.

M. P.

Para: Endesa Energia, S.A.

10/02/2025

Hoje recebi novamente SMS a informar que tinha até ao dia de hoje para pagar a primeira mensalidade do acordo (87,78€). Não efectuei o pagamento porque não aceito o acordo de pagamento em 3 vezes, pois não tenho condições financeiras para pagar 87,78€ , mais o que vier na factura do mês corrente. Além de que até ao momento não recebi o dito esclarecimento de que falavam acima. Grata pela atenção dispensada.

Endesa Energia, S.A.

Para: M. P.

12/02/2025

A/C: Serviços Informação Processo Endesa nº CA-22844549 Refª DECO: 12010887 Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Joao Caria Ribeiro Pessoa Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Joao Caria Ribeiro Pessoa, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-22844549. No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Joao Caria Ribeiro Pessoa que a ausência de faturação entre 28/10/2024 e 06/01/2025 para o CPE: PT0002000044636824WZ se deveu a um incidente de Faturação na Tarifa Happy, facto que desde já lamentamos. Este incidente já se encontra identificado e regularizado pelo que foram emitidas as três faturas reclamadas para os períodos de faturação em atraso. Tendo em consideração o reportado, procedemos á elaboração de um acordo de pagamento em 3 mensalidades que se encontra a decorrer para o valor total de 263.33€. Mais informamos que tudo acima exposto foi comunicado por escrito à Exma. Senhora Maria Joao Caria Ribeiro Pessoa, a 12 de fevereiro de 2025. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 09h às 22h

Assistência solicitada 12 fevereiro 2025

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