Exmos senhores,
No dia 29/11/2025, durante a campanha da Black Friday, foi efetuada uma compra na loja Worten de Marco de Canaveses, relativa a um esquentador da marca Becken.
Na altura da compra, foi solicitado expressamente ao vendedor um esquentador com ignição a pilhas. O vendedor ficou de verificar em armazém a existência do modelo pretendido, tendo sido entregue ao cliente um modelo devidamente embalado, assumindo-se como correto.
Importa salientar que, ao abrir a embalagem, constatou-se que o equipamento apresentava ferrugem, apesar de ser novo e estar selado na caixa, o que demonstra falta de controlo de qualidade e verificação prévia do produto.
No dia 06/12/2025, aquando da instalação por técnico, verificou-se que o esquentador era de tomada elétrica e não de pilha. Após contacto telefónico, foi indicado ao cliente que se deslocasse à loja para proceder à troca, tratando-se de um lapso na entrega. Já em loja, e com outro vendedor (uma vez que o vendedor da inicial se recusou a prestar auxílio, talvez por já ter conhecimento do sucedido), verificou-se que a Worten não comercializa esquentadores Becken com ignição a pilhas, facto que deveria ter sido esclarecido no momento da compra.
Esta situação criou uma expectativa errada ao cliente, que se viu obrigado a adquirir, na mesma data (06/12/2025), outro equipamento de outra marca, bem mais caro e já sem promoção, para suprir a necessidade inicial.
Face ao exposto, entende-se que o cliente deverá ser indemnizado/restituído pelo valor correspondente ao desconto da campanha Black Friday a aplicar ao novo esquentador, uma vez que a situação resultou de uma venda negligente, de informação incorreta prestada pelo vendedor e da entrega de um produto em más condições (com ferrugem). Importa ainda referir que o gerente da loja se recusou a conceder tal compensação ou apresentar qualquer solução, afirmando “não poder fazer nada”.
Solicita-se, assim, o devido ressarcimento pelos prejuízos sofridos.
Com os melhores cumprimentos,