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Equipamento substituição com garantia limitada menos de 1 ano

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. V.

Para: SPB Ibérica - Sociedad de Previsión Bancaria Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros S.A.

19/02/2024

Bom dia, No passado dia 22.01.2024, procedi á declaração de sinistro á referida entidade SPB Seguros, online, em que por minha escolha fui entregar o equipamento supra referido a FNAC COLOMBO., no dia 29.01.2024.Inicialmente fui contactada por parte da entidade seguradora porque não compreendiam o descritivo da declaração de sinistro, no qual reitero o que foi escrito Telemóvel caiu no passeio danificando o aro, parte traseira partida e com componentes a vista, parte frontal com derrame - equipamento liga e desliga ou não liga - aquece - entrou em contacto com uma poça de água.Perante esta descrição, análise do equipamento, e pagamento de franquia, não sei qual é a razão que colocam no estado do processo equipamento em reparação, quando na realidade o equipamento foi substituído sem nunca dar feedback do estado do processo ou opção de escolha.No dia 07.02.2024, dirigi-me a FNAC COLOMBO para levantar o equipamento e questionei o colaborador o que tinha sido reparado ao que me informou que o equipamento era novo, enviado pela seguradora. Voltei a questionar o porque de não ter vir em caixa ou com fio de carregador e informou que era mesmo assim os envios feitos pela seguradora de equipamentos novos. Acrescentando, ainda, a informação que o meu plafond (da seguradora) estava reduzido a cerca de 600€ e que apenas tinha garantia do respetivo equipamento pela Apple (marca) de 1 ano, fazendo provado com o respetivo relatório de reparação.Em Outubro 2023 um PHONE 14 PRO MAX PURPLE NOVO, NO VALOR DE 1369.99€ e SEGURO DE 28.99€ (pago bimensal) porque aquando a compra dos equipamentos somos instigados a adquirir um seguro tudo em caso de sinistro, ou seja, cobre roubo, danos ou derrame e que nos devolvem em vale o valor total do equipamento no caso de acontecer alguma das situações supra descritas e com o valor do equipamento podemos adquirir outro, omitindo, que existe devolução de equipamentos recondicionados/substituição.No relatório que me foi entregue indica que não existia prazo estimado de reparação estavam confirmadas anomalias pela marca do equipamento segurado (original), presumindo-se a perda total do equipamento seguro. Logo, tenho direito a reembolso do valor mesmo ou devolução de equipamento igual nas mesmas condições (novo em caixa) e não recondicionado/ substituição, sendo que se admite a perda de valor comercial. Verifiquei também que perdi o direito á garantia de 2 anos da marca porque o equipamento entregue tem garantia limitada prescrevendo em Setembro 2024, enquanto o meu equipamento tinha garantia até Outubro 2025, confirmado no site https://checkcoverage.apple.com, através do número de série que consta no relatório supra referido.Não consigo resolver o problema pelos devidos meios de reclamação porque a SPB Seguros opera em território nacional, através da FNAC Portugal, mas não tem livro de reclamações online, moradas ou contactos disponíveis de fácil acesso ao consumidor. Fiz uma reclamação a FNAC a expor a situação e foi-me respondido com as condições particulares e um email de contacto...Estou a ser lesada diretamente no valor total de compra do equipamento original, na garantia do equipamento entregue, além da qualidade do equipamento entregue, acrescentando do valor do seguro 28.99€ que continua a será descontado como se tivesse uma apólice de equipamento novo.

Mensagens (2)

SPB Ibérica - Sociedad de Previsión Bancaria Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros S.A.

Para: A. V.

19/02/2024

Estimada Sra. Ana Vale, Acusamos a recepção da V/reclamação no Portal da DECO com a referencia CPTPT01972874-88, tendo a mesma merecido a nossa melhor atenção e à qual damos a nossa resposta como segue.Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para explicar-lhe a função da nossa empresa. A SPB Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros, S.A, como o seu nome indica, é uma Entidade Financeira, mais concretamente uma Corretora de Seguros, que atua no âmbito do contrato de seguro como mero Mediador, entre o cliente e a Companhia de Seguros OCCIDENT GCO, S.A.U. DE SEGUROS Y REASEGUROS (anteriormente Plus Ultra Seguros), sem qualquer possibilidade, e mesmo proibição legal, de assumir direta ou indiretamente a cobertura de qualquer risco ou de tomar a seu cargo os sinistros objeto do seguro.Daí que, em nenhum momento a SPB Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros, S.A tem autonomia, nem sequer competencia delegada para assumir qualquer tipo de indemnização ou compensação.O Contrato de Seguro n.° BGDP016094_V2/FPTLRO3/014TP491393, contratada em 30/09/2023, tem por objecto segurar as possíveis perdas pecuniárias que os segurados possam ter face a rotura acidental, derrame de líquidos, furto por arrombamento e roubo, dentro do período de vigencia do contrato e estejam ao abrigo das condições contratualmente estabelecidas na apólice subscrita.As coberturas do Seguro prestar-se-ão, em todo caso, de acordo com os termos e condições estipulados na apólice e por eventos derivados dos riscos especificados na mesma.No exercício das nossas funções como Mediadores da apólice, gostaríamos de esclarecer as coberturas da apólice contratada. Neste sentido, começamos por copiar o excerto da secção '2. COBERTURAS' das Condições Especiais: No apartado 1. DEFINIÇa•ES das Condições Especiais, as definições dos conceitos utilizados na apólice são detalhadas, para uma melhor compreensão da apólice por parte dos segurados.Assim, a apólice contratada estabelece que em caso de indemnização, a Companhia de Seguros pode reparar ou substituir o Objeto Segurado, por um Equipamento de Substituição.Copiamos excerto do referido apartado para melhor compreensão e verificação:Ao rever o seu histórico, verificámos que declarou a rotura acidental do Objeto Segurado, o que deu lugar à abertura do processo de sinistro 1264165.Após a tramitação do caso e ao pagamento da respetiva franquia, a Assistencia Técnica autorizada pela Companhia de Seguros diagnosticou a impossibilidade de reparação do Objeto Segurado.Face a esta situação, a Companhia de Seguros procedeu à indemnização do processo de sinistro, através da substituição do Objeto Segurado por um bem de substituição com as mesmas características técnicas, conforme definido no ponto '2. DEFINIÇa•ES' das Condições Gerais da sua apólice. Copiamos excerto do referido apartado para melhor compreensão e verificação:Face ao exposto, uma vez que o processo de sinistro n° 1264165 foi corretamente indemnizado de acordo com as Condições Especiais e Gerais da apólice subscrita, a Companhia de Seguros indefere o seu pedido.Contudo, caso discorde com a resolução emitida pela Companhia de Seguros OCCIDENT GCO, S.A.U., fornecemos-lhe os dados da mesma para que possa contactar com o serviço de atendimento ao cliente.OCCIDENT GCO, S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS, SOCIEDAD UNIPERSONAL - Serviciode Atención al ClienteAvda. Alcalde Barnils, 63 - 08174 - Sant Cugat del Vallés, Barcelonaservicio.reclamaciones@occident.comNa expectativa de termos logrado esclarecer V. Exa., subscrevemo-nos atenciosamente.Os nossos melhores cumprimentos, Departamento de QualidadeNTTF SPB IBERICA, S.A. www.spbseguros.comAviso de Confidencialidade: Este e-mail e quaisquer ficheiros informáticos com ele transmitidos são confidenciais, podem conter informação privilegiada e destinam-se ao conhecimento e uso exclusivo da pessoa ou entidade a quem são dirigidos, não podendo o conteúdo dos mesmos ser alterado. Caso tenha recebido este e-mail indevidamente, queira informar de imediato o remetente e proceder à destruição da mensagem e de eventuais cópias.Los datos personales que pueda contener el presente mensaje, están sujetos a las medidas de seguridad del Art. 32 del Reglamento (UE) 2016/679. Los fines del tratamiento es la ejecución del contrato encomendado y la base jurídica es el contrato, una obligación legal y el consentimiento, en su caso, siempre revocable. El criterio escido para la conservación de sus datos es el plazo de prescripción de acciones. Tiene a su disposición el ejercicio de los derechos de acceso incluido el derecho a obtener copia de los datos personales objeto de tratamiento, rectificación, oposición, supresión o borrado en su caso, portabilidad y limitación del tratamiento, a la dirección que contiene el presente correo electrónico. Tiene derecho a presentar una reclamación ante la autoridad de control. Si usted no es el destinatario de este correo electrónico, le ha llegado como consecuencia de un error, destrúyalo en base a la buena fe y no lo utilice para ninguna finalidad.

A. V.

Para: SPB Ibérica - Sociedad de Previsión Bancaria Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros S.A.

19/02/2024

Boa tarde, Espero que este email os encontre bem Face ao exposto, e no enquadramento da lei portuguesa, território nacional onde os V/ serviços estão a operar devo esclarecer que todos os equipamentos novos, substituição ou recondicionados tem a garantia de 2 anos. Nesta senda, o equipamento de substituição enviado tem garantia limitada até Setembro 2024, não enquadra nas qualidade ou características do equipamento antigo, ou seja, o equipamento segurado (original).Sucede que o equipamento de original foi adquirido em 30/09/2023, o que presume a garantia legal até 30/09/2025, logo estou a ser diretamente lesada num direito ao consumidor, nos termos do DL n.º 84/2021. Outro direito plasmado no Decreto-lei n.º 84/2021, de 18 Outubro, ao que fui privada foi ao direito de escolha sobre a substituição do equipamento ou resolução do contrato, que significa reembolso total do valor PVP do equipamento, além do direito de informação, uma vez que não tive qualquer comunicação da V/ parte sobre o estado do processo a não no momento de levantamento em loja.Com a violação dos direitos supra mencionados pretendo a resolução do contrato, ou seja, o reembolso ou a emissão do vale com valor total PVP do equipamento na data em que o mesmo foi adquirido, cópia da fatura que tem na V/ posse e exigida para a abertura de processo. O equipamento encontra-se ao V/ dispor para ser enviado ou depositado em qualquer morada por Vós pretendida.


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