back

Encomenda presa no desalfandegamento devido a problema informático

Resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

T. C.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

27/12/2024

Exmos. Senhores, No passado dia 20 de Novembro de 2024, recebi notificação de que a minha encomenda, à qual foi atribuído o número de objeto LR999217813CH, estava necessitava de ser desalfandegada. Durante um primeiro contacto telefónico com a linha de apoio dos CTT, no dia 29 de Novembro, foi aberta uma reclamação (SR0021873231) para verificar o porquê de me estar a ser cobrado IVA, sendo que o IVA do produto tinha sido pago aquando da compra, e tal estava comprovado na fatura. A resposta a essa reclamação inial chegou tardia, apenas no dia 9 de Dezembro. Como tal, fui obrigada a requerer a extensão do prazo de desalfandegamento para que o expeditor pudesse resolver o problema apontado pelos CTT. No dia 13 de Dezembro, recebi devolução do valor de IVA por parte do expeditor. Ao tentar finalizar o processo de desalfandegamento com o pagamento dos devidos encargos aduaneiros deparo-me com um sistema defeituoso que me mostra inicialmente um valor de 11.97€ relativo ao IVA 23%, mas que muda completamente após a seleção de qualquer um dos três métodos de pagamento disponíveis. Ao selecionar um método de pagamento, o valor do IVA 23% cobrado passa automaticamente para 15.19€, e ainda é acrescentado um valor de 14€ para "serviço de desalfandegamento", totalizando então 29.19€. Reportei este problema via contacto telefónico no mesmo dia 13 de Dezembro e nova reclamação foi aberta (SR0022048828). A 16 de Dezembro recebo a primeira reposta, que me pede para enviar capturas de ecrã que foram enviadas aquando da abertura desta reclamação. No dia 17 de Dezembro recebo nova resposta, desta vez a me informar que não havia nada de errado com o sistema, e que os 15,19€ era o valor correcto de IVA que devia pagar. Nesta resposta foi completamente descurado o valor de 14€ de serviço de desalfandegamento que me está a ser cobrado. Quero, ainda, salientar que no próprio website dos CTT é informado, e passo a citar, que "Se fez uma compra de um bem com um valor até 150€ num site fora da UE e pagou o IVA conjuntamente com o valor do bem, a importação está isenta de custos com o serviço de desalfandegamento CTT." Além disso, também está expresso na mesma página dos CTT que o valor de serviço de desalfandegamento de 14€ que me está a ser cobrado é relativo a encomendas de "valor da compra acima de 150€ e até 1000€". A minha encomenda tem um valor inferior a 60€. Assim, respondi ao email do dia 17 a especificar exactamente isto e no dia 18 disseram-me que o caso tinha sido reencaminho para análise interna novamente. Até ao dia de hoje, 27 de Dezembro, ainda não obtive qualquer resposta dos CTT relativa à resolução deste problema. Entretanto já enviei mais dois emails, um no dia 23 e outro no dia 26, aos quais não obtive qualquer tipo de resposta. Já contactei a linha de apoio telefónico também no dia 24 e 26, e apenas me disseram que nada podiam fazer, uma vez que a reclamação ainda se encontrava aberta. O prazo de fim do processo de desalfandegamento acaba no próximo dia 30 de Dezembro, e uma nova extensão do mesmo não é possível. Como tal, temo que a minha encomenda seja automaticamente enviada para devolução. Este processo decorre há mais de 1 mês e o serviço de apoio ao cliente dos CTT tem sido tudo menos eficiente e prestativo. São já inúmeras chamadas telefónicas e emails, sem qualquer resolução do problema à vista. Cumprimentos.

Mensagens (6)

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: T. C.

27/12/2024

Caro Cliente, Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços. Agradecemos a sua preferência, CTT - Correios de Portugal Nota: Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido.O número de referência da sua solicitação é SR0022228788. [Please type your response above] [Customer Entry] From Sent on Fri, Dec 27, 2024 at 11:46 :AM GMT ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Image [End of conversation] 300001990003358

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: T. C.

27/12/2024

Caro Cliente Por forma a procedermos a averiguações complementares, necessitamos que nos enviem as seguintes informações: e-mail e contacto telefónico. Com os melhores cumprimentos Paulo G. Apoio e Voz do Cliente Nota: Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido: [Please type your response above] [Entrada do Cliente] From Sent on Fri, Dec 27, 2024 at 11:46 :AM GMT ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Imagem [End of conversation] 300001990971354

T. C.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

27/12/2024

Boa tarde, O meu email é taticarv96@hotmail.com e o meu contacto telefónico é o 918078195. Atenciosamente, Tatiana Carvalho

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: T. C.

28/12/2024

Caro Cliente, Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços. Agradecemos a sua preferência, CTT - Correios de Portugal Nota: Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido.O número de referência da sua solicitação é SR0022238091. [Please type your response above] [Customer Entry] From Sent on Fri, Dec 27, 2024 at 19:02 :PM GMT ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Image [End of conversation] 300001991039894

T. C.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

06/01/2025

Boa tarde, Após uma justificação da vossa parte relativamente a este problema, que coincidentemente chegou logo no seguimento a esta reclamação depois de semanas à espera, encontro-me agora num novo impasse. Procedi ao pagamento das devidas taxas alfandegárias e agora a encomenda encontra-se a aguardar conclusão de procedimentos declarativos há 1 semana. Mais quanto tempo tenho que esperar para que a minha encomenda me seja enviada e entregue? É de salientar que todo este processo foi iniciado no dia 18 de novembro. Estou há quase 2 meses à espera de receber a minha encomenda. Fico a aguardar resposta, Tatiana Carvalho

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: T. C.

06/01/2025

Caro Cliente, Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços. Agradecemos a sua preferência, CTT - Correios de Portugal Nota: Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referência do seu pedido.O número de referência da sua solicitação é SR0022307251. [Please type your response above] [Customer Entry] From Sent on Mon, Jan 06, 2025 at 12:32 :PM GMT ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ Image [End of conversation] 300001997546375


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.