Exmos. Senhores,
envio abaixo o email enviado recentemente aos CTT que explica toda a situação. Julgo que os CTT não vão resolver nada e a encomenda vai voltar para a Eslováquia, se chegar lá, algo que tenho dúvidas.
"boa tarde, venho por este meio acrescentar linhas ao infindável processo da encomenda
(CA017161903SK) da Eslováquia, país da comunidade europeia. Desde então o que se passou foi o seguinte:
1. encomenda presa na Alfandega coisa para a qual não recebemos carta a informar.
2. contactei os CTT ao fim dum mês por email que seguirá abaixo e disseram-me que tinha havido um erro e que a encomenda tinha ficado retida indevidamente na alfandega. Para desanfaldegar bastava preencher o comprovativo T2L,.Eu disse que esse comprovativo não era para a CE e mostrei o recibo de envio. Não obtive resposta.
3. contactei na loja, em Benfica , a perguntar como podia resolver a situação, disseram-me que nada podiam fazer, que tinha que telefonar.
4. telefonei e disseram-me agora uma novidade: que afinal tinha que pagar impostos porque apesar de ser da comunidade europeia o valor da encomenda era superior a 500 euros.
5. tentei fazer o processo online mas ja tinha passado o prazo.
6. contactei os CTT que disseram que a encomenda ia ser devolvida à origem.
7. passaram-se 15 dias e a encomenda continuava em Portugal.
8. contatei os CTT que levaram a que o processo na alfandega fosse reaberto.
9. preenchemos um formulário que não estava de forma alguma adaptado ao nosso caso pois era obrigatório colocar factura comercial. Pensámos que como estava tudo escrito isso não fosse problema.
10. vem agora o recibo de pagamento no valor de 130 euros, aproximadamente 1/3 do valor dos presentes, que são presentes tal como estava escrito. Não incluem álcool, nem tabaco. Sai mais barato trazê-los de avião da Eslováquia, já que vamos lá todos os anos. Posso enviar todos os comprovativos.
11. telefonei para a âlfandega e recebi um audio longo de instruções onde o nosso caso de desanfandegar encomendas da União europeia não estava previsto.
Posto isto pergunto a que se deve este valor extremamente elevado? Em tempos os CTT, ao telefone, algo que estará certamente gravado, disseram-me que era para encomendas acima dos 500 euros. Se é legal então tem de estar disponível em algum lado e solicito agora que os CTT me digam onde posso aceder a essa informação que obviamente têm conhecimento de algo que eu não consigo encontrar em lado nenhum. E pergunto também como isso é calculado, ou seja paga-se 30% do valor acima de 500 euros?
Volto a fazer notar que em momento nenhum cometemos nenhum erro e agora querem cobrar-nos 1/ 3 do valor de umas ofertas/ presentes dentro da União Europeia.
Poderá então os CTT disponibilizar estes esclarecimentos, pois não pretendo pagar se a cobrança não for dentro do que são os trâmites estabelecidos legalmente dentro da União Europeia, o que me perece evidente que poderá estar a acontecer."
Cumprimentos,
AMF