Exmos. Senhores,
No âmbito da compra do Combinado Bosch KGN497LDF (artigo 1317652) através da vossa loja on-line, com serviço de entrega e recolha do equipamento antigo, eu, Teresa Isabel Dias Marcão, nº de contribuinte 199003408, residente na Rua da Milharada, Nº 13, 7º Frt, 2745-822 Massamá, venho pela presente, expor e requerer o seguinte:
No dia 11/08/205 encontrava-se agendada, entre as 8h00 e as 14h00, a entrega, por V.Exas., do artigo referenciado no parágrafo anterior, bem como a recolha do equipamento antigo, serviço incluído no preço de aquisição e devidamente confirmado.
Tal como previamente instruído pela V. loja, o equipamento antigo (frigorifico Zanussi Nofrost) foi desligado na véspera para se encontrar sem gelo e sem água, de forma a possibilitar a sua recolha.
Pelas 13h05 do dia 11/08/2025 recebi sms a informar que a encomenda iria ser entregue em 30/45m.
Pelas 13h45 no local da minha residência, um dos elementos da empresa transportadora contratada por V.Exas. informou-me pessoalmente que o novo equipamento não cabia no elevador (em altura), pelo que não poderia ser entregue. Não podendo fazer a entrega, também não poderia fazer a recolha do equipamento antigo. Acrescentou que comunicaria tal facto à loja e que seria necessária nova equipa capaz de transportar o equipamento pelas escadas até ao 7º andar, e que portanto a loja me iria contactar nesse mesmo dia para agendar nova entrega.
Nesse mesmo dia, às 15h40 fui efetivamente contactada pela loja, tendo confirmado que o motivo da não entrega tinha sido a alegada impossibilidade de transporte do equipamento até ao 7º andar, através do elevador. Foi então agendada nova entrega para o dia 13/08/2025 (hoje), entre as 8h00 e as 14h00, com a expressa informação de que seria enviada uma equipa de 3 elementos para efetuar o transporte do equipamento pelas escadas.
Considerado que tenho um bebé e uma criança pequena, cujos alimentos (leite, iogurtes, sopa) e também um medicamento meu, necessitam de refrigeração, desliguei o equipamento antigo apenas pelas 07h00 da manhã de hoje, porque não poderia estar novamente 24h com o equipamento antigo desligado, acondicionando esses alimentos e medicamento em geleira com cuvetes de gelo para que não se estragassem até poder ligar o novo equipamento.
Todavia a equipa que se apresentou hoje para fazer a entrega do novo equipamento era novamente composta por apenas 2 elementos e sem qualquer instrução para transportar o equipamento pelas escadas, não obstante ter sido essa a informação que me tinha sido transmitida pela loja no dia 11/08/2025.
Após constatarem que a caixa não cabia no elevador (em altura) - facto já verificado pela anterior equipa, informado à loja e confirmado por mim - optaram por desembalar o equipamento no rés-do-chão e forçar a sua entrada no elevador, sem qualquer proteção.
O material de embalagem foi deixado no rés-do-chão, tendo sido comunicado que o deveria guardar para eventual devolução do equipamento.
Já na minha residência, após observação visual do equipamento, não tendo sido detectados danos exteriores aparentes, assinei a guia de entrega.
Informaram-me que não iriam proceder à recolha do equipamento antigo, alegando que este não tinha sido desligado com 24h00 de antecedência. Tal exigência é manifestamente desproporcional e abusiva, atendendo ao facto de que a primeira tentativa de entrega foi frustrada por incumprimento de V.Exas., e que, face às temperaturas atuais superiores a 30ºC, tal procedimento colocaria em risco a conservação dos alimentos essenciais das crianças e do meu medicamento.
Em contacto telefónico com a vossa loja após o sucedido para apresentação da minha insatisfação com o serviço prestado, foi-me confirmado que não iriam proceder à recolha de “sucata”, uma vez que eu sabia que a entrega ia ser feita hoje e que o equipamento a ser recolhido tinha de estar desligado há pelo menos 24h00 por forma a não ter gelo nem água, sem qualquer consideração pelos factos ocorridos aquando da primeira tentativa de entrega.
Nesse contacto telefónico informei que não obstante ter assinado a guia de entrega dado que não constatei danos externos visíveis no equipamento novo, não sei se há danos internos, pois não sei o que é que aconteceu durante o transporte “forçado” do equipamento sem qualquer proteção no elevador, ao que a V. funcionária me informou que se o equipamento, após a ligação não estiver a funcionar devidamente, está ao abrigo da garantia, como se isso não constituisse mais um potencial transtorno para a minha família.
Por fim, informei ainda a V. funcionária que iria apresentar uma reclamação formal, tendo a mesma respondido para o fazer num tom “desafiante” para não utilizar outras palavras mais desagradáveis que não fazem parte da minha linguagem.
Nestes termos:
• Considero que houve incumprimento contratual por parte de V.Exas., tanto na primeira como na segunda tentativa de entrega, com evidente prejuízo para a minha vida familiar e logística doméstica.
• Exijo que V.Exas., procedam, de imediato, à recolha do equipamento antigo, sem quaisquer custos adicionais para mim, num prazo máximo de 5 dias úteis.
• Caso não o façam, serão reclamados judicialmente todos os custos que vier a suportar com a contratação de um serviço externo para a efetivação da recolha do equipamento antigo, acrescidos das respectivas despesas e encargos legais.
Mais informo que esta comunicação será devidamente registada e poderá ser apresentada junto da ASAE e do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, caso a situação não seja prontamente resolvida.
Sem outro assunto,
Atentamente,
Teresa Marcão
Massamá, 13 de agosto de 2025