back

EMBRAQUE RECUSADO

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. L.

Para: TAP-Air Portugal

22/07/2023

NIF: 307372197N.º de cliente: TP 455543550RESERVA: R9VYHAExmos. Senhores, No dia 20/07/2023 passado, por volta das 6:30 da manhã, comparecemos, eu, meu marido e nosso cãozinho, ao guiche de embarque de itens especiais da TAP, para iniciarms os procedimentos de embarque no voo TP59 com destino a Brasília, Brasil. Por conta do horário do vôo, tínhamos chegado de trem no dia anterior (moramos na Maia-Porto) com o intuito de não atrasar. Ficamos hospedados no Hotel Star Inn que fica a pouco metros do aeroporto de Lisboa, o que nos garantiria um embarque tranquilo.No dia do embarque, chegamos ao aeroporto por volta das 6:30, como já mencionado, e imediatamento nos dirigimos ao balcao de embarque de itens epeciais (12). O nosso caozinho iria embarcar conosco. Ele é um animalzinho da raça Jack Russel, que irá completar 12 anos no proximo mes de outubro. Além disso, no último dia 28 de março, devido a um cancro no joelho esquerdo, ele passou por uma dolorosa e complexa cirurgia de amputação da perna e um posterior tratamento de quimio terapia. É desnecessário falar de sequelas físicas e emocionais que tudo isto deixou nele e em nós. Além disso, meu marido é um senhor hipertenso e eu uma senhora com problemas circulatórios. Escareço isto para que melhor percebam a gravidade dos fatos que, resumidamente, passo a relatar. Como chegamos cedo, não havia ninguem na nossa frente na fila no entanto, uma senhora que se identificou como Teresa Narciso - supervisora da TAP, nos encaminhou a outro guiche. Lá, nosso check-inn foi realizado e nossa mala despachada. Só entao, ela nos comunicou que nosso caozinho não iria embarcar. Alegou que a caixa transportadora (uma Clicknew 2, em perfeito estado), não servia. Perguntamos a razao, ela se recusou a responder, insistimos e ela nos dizia para consultar o site da companha e nós replicávamos que ja o tinhamos feito antes do embarque e que não percebíamos o que se passaa. Como resolver ? Explicamos que não tinhamos com quem deixar o cão, nem como comprar uma caixa nova pois não teríamos tempo hábil (dado o horário) para isto. Imploramos por ajuda. Pedmos que nos colocasse no mesmo voo no dia seguinte ou noutro dia próximoa. Explicamos que nõa tinhamos dinheiro para pagar umanova passagem e que iríamos perder o bilhete. Ela nos respondeu que isto não era com ela e que o cão não ia embarcar e ponto final. Solicitamos que ela nos formecesse, por escrito, um documento esclarecendo e motivando o por quê da recusa, ao invés disso, ela disse ao me marido que não falaria mais com ele e que irira chamar a policia. Não chamou. Lamentamos, afinal a polícia poderia ter nos ajudado. Desesperado, meu marido percoreu todos os guiches da TAP em busca de alguma empatia para o nosso caso, ao invés disso, só recebeu indeferença. Aliás, indiferença é um eufemismo para descrever o tratamento xenófobo, etarista e preconceituoso que ele recebeu. Ficamos lá, largados chorando (houve até uma funcionária do guiche que rio de mim). Ninguém, ningúem mesmo, veio falar conosco. Afinal, não passamos de brasileiros, velhos e pobres. A caixa recusada atende a todos os critérios exigidos pela TAP, é rígida (feita de resina plástida -PEBD ), com travas e pinos na porta, parafusos e porcas que unem a parte superior com a inferior, ventilada (com aberturas em todos os 3 lados e na porta). Além disso, foi nesta mesma caixa que ele embarcou no voo TP58, desta TAP em 04/09/2021 com destino à mesma Lisboa. A caixa foi comprada, especificamente, para este voo da TAP, como imaginar que seria recusada pela própria TAP. Antes do embarque, no dia 04/07/2023, por solicitação da prórpia TAP, fizemos um contato (telefônico) para informar as medidas da caixa e peso total a ser embarcado, nenhuma informação ou recomendação foi passada e a reserva foi confirmada. Voltei ao guiche de embarque de itens especiais com a caixa em busca de alguma informação sobre o que havia de errado com a ela, a esta altura o voo ja estava perdido. Lá o funcionário (Michel) me informou que a caixa poderia ter embrcado sem problemas mas, se eu desejasse comprar uma mais confortavel, poderia tambem. Ele me mostrou, no telemovel dele, um sitio que vendia as caixas. Agradeci e sai.Para o momento, entendo que a TAP me deve idenizar pelos valores da passagem perdida, além dos valores referentes às despesas com o hotel, deslocamento Porto-Lisboa-Porto e alimentação. Em relaçao aos danos morais sofridos, não sei que caminho seguir e talvez a TAP possa ter uma proposta a fazer. Convém ressaltar que todo este caso está documentado pelas imagens das câmeras do aeroporto de Lisboa e demais resursos os quais não deixam dúvidas sobre o ocorrido.Com os melhores cumprimentos,Maia, 22.07.2023Adriana Léo


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.