Prezados,
Venho por meio desta apresentar uma reclamação contra a EDP, devido a uma renovação indevida do serviço EDP Smart, sem a devida comunicação e transparência na informação.
Eu era cliente da EDP, mas migrei para a MEO Energia. No entanto, continuei a receber mensalidades referentes ao EDP Smart. Fui ao balcão da EDP em Águeda, onde me informaram que este serviço era um seguro obrigatório por um ano e que, em janeiro, eu receberia uma mensagem perguntando se desejava renovar.
Porém, nunca recebi tal mensagem. No dia 24 de janeiro, voltei ao balcão da EDP e fui informado que a renovação só poderia ser cancelada por telefone e que eu teria até o final do mês para o fazer.
Hoje, 31 de janeiro, entrei em contato com a EDP por telefone e fui surpreendido com a informação de que o serviço já tinha sido renovado automaticamente no dia 22 de janeiro. Disseram-me ainda que, caso eu quisesse cancelar, teria que pagar a totalidade do contrato anual, ou seja, 12x 7,90€ todo de uma vez.
Considero esta prática uma falta de transparência e má-fé, pois:
Não fui devidamente informado no ano passado sobre a necessidade de cancelamento antes da renovação automática.
Não recebi a mensagem prometida para confirmar a renovação.
Fui informado erroneamente de que tinha até o final do mês para cancelar, quando, na verdade, a renovação já havia ocorrido antes da minha ida ao balcão.
Diante disso, exijo:
O cancelamento imediato do serviço sem custos, uma vez que a renovação foi feita sem meu consentimento expresso.
A correção da falha na comunicação, para evitar que outros consumidores passem pela mesma situação.
Aguardo um posicionamento e resolução deste problema o mais breve possível.