Ex.mos srs. da E-Redes
Verifiquei que no dia 20/02/2025, no meu email constava uma comunicação da empresa E-Redes, por apropriação irregular de energia elétrica decorrente de atuação indevida do contador.
Venho pela presente carta comunicar a minha indignação pelo referido email recebido da E-Redes para efectuar um pagamento de 513,69 EUR de um consumo indevido de energia de 18-03-2023 a 31-07-2024, cujo pagamento tem como data-limite o prazo de dez dias a contar do email enviado.
Depreendo que:
1º Foi efetuada uma visita técnica no dia 01-08-2024, no qual foi feita a substituição do contador, sem qualquer aviso prévio e deixaram uma nota de visita na caixa de correio, sem referências a anomalias e com as seguintes leituras. Vazio:385 /Ponta:288/Cheia:522. Contudo existe uma incongruência no vosso site de que fizeram uma estimativa das datas entre 30-07 a 31-07 com valores infundados de Vazio:637 /Ponta:334/Cheia:687.
Já houve uma tentativa por parte da minha fornecedora de acerto destes valores, os quais eu enviei a documentação da nota de visita e até esclarecimento está em standby.
2º a habitação só começou a ser habitada efetivamente apartir do mês de agosto, que foi quando todo o seu interior ficou pronto e a mudança foi feita.
3º Após a substituição do contador e com Leituras “Reais” os consumos de Agosto e Setembro foram em média de 300kw. Mediante tais factos acho completamente desproporcional o que me tentam imputar.
4ºO contador encontra-se no exterior da habitação e de acesso fácil a toda gente, não tenho qualquer controlo sobre o que possa ocorrer fora da habitação. Também baseado no vosso relatório não existe qualquer indício de violação do mesmo.
Desconheço como o sistema funciona, sendo que essa responsabilidade é totalmente da E-Redes que deveria verificar regularmente os contadores.
Ao fim de 7meses notifica-me e alegam que foi detetada uma anomalia, o qual não foi de minha autoria;
Todas as faturas de consumo da luz encontram-se devidamente regularizadas, sendo todas por leitura real, pelo que considero estranho essa anomalia, do qual nunca tive conhecimento nem houve nenhuma comunicação;
O auto de vistoria apresenta imprecisões que o invalidam, não me foi mostrado o alegado problema; não faz referencia aos equipamentos usados para fazer medições e a calibragem dos mesmos; meus consumos não foram beneficiados, (fazendo a comparativa com os meses de Agosto e Setembro 2024, habitação em utilização); os prazos que me foram dados para resolver o problema são proibitivos; vistorias regulares permitiriam evitar situações como esta.
Perante o exposto não houve da minha parte qualquer apropriação indevida de Energia. Irei dar seguimento à presente reclamação à empresa e outras entidades, por ser uma acusação caluniosa da vossa parte.
Aguardo a resolução imediata e integral deste processo, ficando desde já ao dispor para qualquer esclarecimento que julguem necessário, e ficando a aguardar o vosso rápido feedback.