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Discordo de Nota débito recebida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. B.

Para: E-Redes

03/08/2023

Venho pelo presente reclamar sobre a nota de débito que recebi em julho.A 24/11/2021 adquiri uma casa e dirigi-me com os antigos proprietários a uma loja EDP para alterar o titular do contrato. A 23/12/2022, após meu pedido de baixa de potência, um técnico de E-redes foi a minha casa fazer o serviço. Tinha dado contagem à EDP nesse mesmo dia de 57835 e fui em julho de 2023 confrontada com um acerto no valor de 208,48€, por contagem diferente da fornecida pelo técnico da E-Redes, aquando da baixa de potência e troca de contador. A E-Redes informou a EDP que a contagem a 22/12/2022 seria de 58724. Reclamei junto da EDP, que informa que a E-Redes mantém a informação prestada e acrescenta que, nesse serviço, foi detetada utilização irregular (tinha um shunt na entrada e na saída). Ora, eu nunca mexi no contador, não sei o que é um shunt e desde que adquiri a casa, já fui visitada por mais do que uma vez, por técnicos da E-Redes que nunca detetaram, alertaram ou corrigiram a alegada utilização irregular. A existirem irregularidades, são prévias à minha responsabilidade pelo pagamento dos consumos efetuados. Cabe também responsabilidade aos técnicos que nunca alertaram para o que agora dizem ser um facto. Apresentei hoje - 03/08/2023 -reclamação na E-Redes e à ERSE. Entretanto, a EDP vai colocar a fatura a pagamento e terei que a pagar, enquanto a minha reclamação é analisada. Não é justo que seja responsabilizada por consumos que não fiz e alegadas utilizações irregulares que não foram levadas a cabo por mim, nem detetadas anteriormente pelos técnicos da E-Redes. Há sempre uma primeira vistoria a pedido da EDP, feita por técnicos da E-Redes, após novo contrato, o que aconteceu no meu caso também. Se tivessem detetado, alertado e corrigido em novembro de 2021, eu não estaria agora a ser confrontada com esta situação. Pelos factos apresentados, apresento a minha reclamação e solicito reposição do valor que agora vou ter que pagar, pois não tenho qualquer responsabilidade sobre esta situação.

Mensagens (2)

M. B.

Para: E-Redes

22/08/2023

DATA NOT AVAILABLE

M. B.

Para: E-Redes

22/08/2023

Tendo sido alegadamente detetada uma situação irregular no contador nr. 32925431 instalado à data de 23/12/2022, reitero a falta de profissionalismo do técnico, que me deveria ter alertado e explicado (a ser verdade), não tendo respeitado minimamente o Direito de Informação ao Consumidor. Por outro lado, e estando o contador selado, a existir "situação irregular", a mesma só pode ter sido criada pelos V/ serviços. Ainda, sendo o contador propriedade da EDP, cabe a esta a inspeção e verificação da conformidade dos seus equipamentos assiduamente. É, no mínimo, um abuso, detetarem alegadamente uma "situação irregular" e atuarem à falsa fé, não informando devidamente o consumidor/cliente e enviarem meses depois uma fatura emitida com base em consumos estimados, que nunca serão reais, seja por excesso ou por defeito. Acrescento ainda que mesmo a fotografia que enviam como "evidência" ter as coordenadas geográficas impressas, nada me garante que seja efetivamente do contador que estava adstrito à minha habituação. É tão fiável essa informação, como o facto de o contador em causa estar alegadamente em situação irregular e selado ao mesmo tempo. Já a fotografia que disponibilizei com a contagem a 23/12/2022, identifica perfeitamente e sem margem para dúvidas o contador em causa. Declino qualquer responsabilidade na criação da alegada situação irregular, assim como de qualquer usufruto indevido, pois não sendo propriedade minha, a única utilização que faço do contador é de retirar as contagens para fornecer mensalmente à EDP. A ter existido consumo indevido foi à minha revelia e da total e inteira responsabilidade do proprietário do contador e de quem ao contador tem acesso ao serviço da mesma, selando o contador como forma de segurança. Como entidade séria e idónea, espera-se que se apurem responsabilidades verdadeiramente, e mais do que isso, que assumam responsabilidade sobre a conformidade dos vossos equipamentos e sobre os trabalhos efetuados pelas pessoas ao vosso serviço. Anexo V/ Ordem de Trabalho, recebida a 23/12/2022, onde não é efetuada qualquer referência à deteção de "situação irregular", como se não bastasse o técnico que fez o serviço não o ter feito.


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