Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente a uma devolução em metodo de pagamento original (reembolso) que ficou recusada pela loja física em reembolsarem o valor do produto através do método de pagamento original.
Adquiri quatro peças de cortinados no valor de de 71, 8 euros na vossa loja de Sintra. Após alguns dias, concluiu-se a venda da minha casa, portanto os produtos revelaram-se jamais necessários para o espaço destinado, até porque estou de saída do país nos próximos meses.
Dirigi-me à loja com os artigos, tendo-me sido informado que a devolução só poderia ser efectuada através de vale ou cartão-oferta, recusando o reembolso pelo método de pagamento utilizado na compra no prazo de 30 dias. Considerando que o valor em causa é relevante e que nenhuma das alternativas apresentadas na loja se adequa a minha situação que vou mudar de país de residencia em breve, solicitei o reembolso nos termos habituais — isto é, pelo mesmo meio de pagamento.
Acontece que o único meio de devolução que me apresentaram é via nota de crédito/voucher e não devolução em dinheiro ou no mesmo mês de pagamento.No ponto 1.6 da política de devoluções da empresa, podemos ler “ 1.6 Assim que a encomenda seja recepcionada, o consumidor será informado via email da receção da mesma e será reembolsado pelo montante pago até 14 dias. ”.Não sei que interpretação fazem deste ponto nem o que o quadro legal específica sobre as condições de devolução de bens e produtos, mas no meu entendimento, uma NC/Voucher não é uma devolução, apenas uma troca.
Sinto-me bastante frustrada com esta situação, que me obriga a fazer compras de produtos que nunca mais vou necessitar porque vou sair de Portugal, implicando não só custos com transporte e tempo, como também consequências para a minha situação de saúde, por motivos que apenas a mim dizem respeito.
Importa ainda referir que a data limite para devolução é já no próximo dia 23/04/2025, e que esta falta de comunicação e transparência entre os vossos serviços está a colocar-me em risco de perder o dinheiro sem ter comprado nada afinal!
Agradeço, com urgência, a resolução desta situação, através da devolução do montante pago pelo método de pagamento original, conforme previsto na legislação em vigor e nos direitos do consumidor.
Cumprimentos.